Formação / Cursos em Destaque
Formação Avançada em Cibersegurança e Segurança da Informação

PROGRAMA
Nível I – 3 horas
Gestão de Segurança da Informação
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- Principais Ameaças às Organizações
- Visão integrada da Gestão de Segurança da Informação e Cibersegurança
- Modelo de Atividades de Gestão de Segurança da Informação e Cibersegurança
Nível II – 6 horas
Implementação de um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (Método)
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- Visão Geral dos Principais Controlos da ISO/IEC 27001
- Método de Implementação de um SGSI suportado na ISO/IEC 27001
- Principais Factores de Sucesso
Principais Processos, Políticas e Planos de um SGSI
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- Visão Geral dos Principais Processos, Políticas de Planos
- Análise e Discussão de um processo (Gestão de Segurança Informação)
- Análise e Discussão de uma política (Segurança Informação)
Nível III – 15 horas
Gestão do Risco de Segurança da Informação
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- Principais Conceitos de Gestão do Risco
- Visão Geral das Normas ISO / IEC 31000 e 27005
- Principais Factores de Sucesso
Processo de Gestão do Risco
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- Design, Implementação e Operação do Processo de Gestão do Risco
- Técnicas de Recolha de Informação
- Técnicas de Identificação, Análise e Avaliação de Riscos
Modelação de Métodos de Ataque (Técnicas Gerais)
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- Árvores de Ataque (exemplos)
- Taxonomia de Análise de Vulnerabilidades – STRIDE (exemplos)
- Cenarização – Análise Morfológica Geral (exemplo)
Case Study – Identificação, Avaliação e Tratamento de Riscos
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- Análise e Discussão de um Caso de Estudo (Empresa)
- Elaboração de uma Matriz de Riscos de SegInfo e Cibersegurança
Case Study – “NaturalSafetyQ, uma empresa Online”
O principal objetivo é treinar a identificação, análise, avaliação e tratamento do risco no âmbito da Segurança da Informação e Cibersegurança. Os participantes assumem o papel de CISO de uma empresa fictícia e através de um processo deliberativo em grupo, condicionado pelo tempo disponível, respondem a um conjunto de pedidos associados fundamentalmente à gestão do risco, tendo como objetivo final a elaboração de uma matriz de riscos. Os formandos deverão dedicar cerca de 2 horas na análise de documentação entregue fora do horário de formação.
DOCENTE: José Carlos Martins – Doutor e Mestre em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho. Possui ainda pós-graduações em: (i) Guerra de Informação / Competitive Intelligence (AM); (ii) Tratamento Estatístico de Dados (ISCTE). É licenciado em Ciências Militares pela AM e em Engenharia Informática pela FCT / UNL. Atualmente é consultor sénior de Segurança da Informação e Cibersegurança da Pahl_Data e docente universitário [e.g., Academia Militar (AM), IP Luso].
DURAÇÃO: 24 horas
DATAS:
NÍVEL I: 2 de fevereiro
NÍVEL II: 7 e 9 de fevereiro
NÍVEL III: 14, 16, 23 e 28 de fevereiro + 2 de março
HORÁRIO: 17h30 – 20h30
Sustentabilidade e Risco Climático no Sistema Financeiro / Formação Online por Videoconferência

Estas ameaças criam a necessidade de um modelo de negócio resiliente e sustentável, que tenha adequadamente em conta os aspetos da sustentabilidade e do risco climático.
ENQUADRAMENTO
O risco climático é um tema relativamente novo para a banca, apesar de estar a receber uma atenção crescente, nomeadamente desde o Acordo de Paris de 2015, sendo hoje reconhecido amplamente que o clima coloca um conjunto de riscos financeiros para os bancos e para as instituições financeiras. Muitos destes riscos têm características novas com uma escala, uma probabilidade e um interconectividade muito grandes.
O desafio para os bancos passa também por uma crescente exigência regulamentar, já que os reguladores produziram, e prevê-se que continuem a produzir, nova e exigente regulamentação na área da sustentabilidade e do risco climático. Exemplos dessa regulamentação são a taxonomia verde, o reporte no âmbito da Task-Force for Climate Financial-Risk Discloure (TFCD) e o rácio dos ativos verdes.
Mas, se é claro que a transição para uma economia de baixo carbono terá, inevitavelmente, um custo, também é certo que melhores práticas de gestão de risco climático abrem claras possibilidades para a geração de mais valor, tanto para os bancos e para os seus acionistas, como para os outros stakeholders e mesmo para a sociedade como um todo.
Este curso pretende dotar os profissionais da banca com conhecimentos na área da sustentabilidade e do risco climático que lhes permitam contribuir para que as respetivas instituições respondam de forma positiva aos desafios deste sector. Pretende-se que os formandos tenham um conhecimento geral sobre o tema da sustentabilidade, mas que também sejam capazes de aplicar esses conhecimentos às situações concretas, no exercício das suas funções.
OBJETIVOS
Com esta formação pretende-se dotar os formandos da capacidade de:
- Definir Sustentabilidade e Risco Climático e reconhecer a sua importância para a Banca.
- Conhecer os antecedentes da Sustentabilidade e do Risco Climático
- Identificar e descrever as principais iniciativas regulamentares atualmente em curso, ou em preparação, incluindo:
- Taxonomia Verde
- Regulamento de Informação sobre o Desenvolvimento Sustentável (SFDR)
- Plano de Investimento para a Europa Sustentável (Green Deal)
- Green Bonds
- Rácio Verde para a Supervisão Bancária.
- Identificar os principais riscos climáticos para a Banca e respetivas formas de medição
- Conhecer os cenários climáticos e respetivo impacto na Banca
- Enquadrar as atividades económicas na Taxonomia Verde definida pela UE.
- Perspetivar o impacto estratégico do ESG para a Banca.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores de instituições financeiras em geral, de bancos em particular, que pretendam conhecer melhor o impacto da sustentabilidade e do ESG na sua atividade.
PROGRAMA
- Fundamentos da Sustentabilidade, Alterações e Risco Climáticos e ESG
- Políticas Climáticas Globais
- Políticas Climáticas na União Europeia
- Sustentabilidade no Sector Financeiro
- Os Produtos Financeiros e a Sustentabilidade
- Standard de Reportes – Sustainable Finance Disclosure Regulation (SFDR), Taxonomia Verde, etc
- Risco Climático
- Stress Test Climático e análise de cenários
- Requisitos Prudenciais
- O S do ESG: Aspetos Sociais
- O G do ESG: Governance
- Conclusão
DURAÇÃO: 10 horas (4 Sessões de 2h30)
HORÁRIO: 09h30 – 12h00
FORMADOR:
João Senos Gonçalves – É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É ainda certificado em Sustentabilidade e Risco Climático pelo GARP (Global Association of Risk Professionals). Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco, desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro. Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca. Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-over para as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II. Participou como orador em várias conferências sobre Gestão de Risco.
Contabilidade Geral / Formação Online por Videoconferência

Que nomenclatura e terminologia é utilizada no SNC?
Quais as classes de contas e seus conteúdos?
O que é o património da empresa?
Quais são e como se configuram as principais demonstrações financeiras?
Através de uma abordagem prática da aplicação da contabilidade, são fornecidos instrumentos para uma correta preparação e interpretação dos principais mapas financeiros de uma empresa.
ENQUADRAMENTO
Este curso pretende proporcionar aos participantes o contacto com os princípios de contabilidade e a terminologia do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), bem como, compreender os principais agregados do balanço e a determinação dos resultados de uma empresa.
Assim, pretende-se que sejam desenvolvidas competências para dominar a linguagem contabilística e financeira e reforçar a capacidade de interpretação dos documentos contabilísticos e de reporting financeiro.
OBJETIVOS
- Compreender a importância da normalização contabilística
- Identificar os elementos que constituem o património da empresa
- Compreender o conteúdo das classes de contas do SNC
- Saber o que é um balanço e conhecer a sua estrutura
- Compreender o significado dos diferentes tipos de resultados
- Saber o que é a demonstração dos resultados e como se constrói
DESTINATÁRIOS:
- Analistas de crédito bancário, analistas de gabinetes de empresas, gestores de conta de empresas.
- Executivos, quadros dirigentes, gestores funcionais e técnicos, não especializados em finanças e contabilidade.
- Profissionais na área de Contabilidade e Finanças, que sintam necessidade de atualizar e reciclar os princípios básicos da contabilidade e do conteúdo do Sistema de Normalização Contabilística.
PROGRAMA
- O Sistema de Normalização Contabilística
- Património
- Classes de Contas
- Balanço
- Demonstração dos Resultados
- Outras Peças Contabilísticas
DURAÇÃO: 12 horas (4 sessões de 3 horas)
HORÁRIO:
07 a 10 fev | 09h30 – 12h30
16 a 19 out | 14h00 – 17h00
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo no Sector Imobiliário – Formação Inicial / Formação Online por Videoconferência

Os representantes legais, os empresários em nome individual, os dirigentes, o Responsável pelo Cumprimento Normativo e os colaboradores das entidades imobiliárias, cujas funções sejam relevantes para efeitos da prevenção e combate do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo têm que, anualmente, ter formação específica neste âmbito (ou, no caso de entidades com um a cinco colaboradores, uma ação de formação em cada dois anos civis).
Ciente desta realidade, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu um programa formativo que permite dotar os colaboradores deste sector, sujeitos aos deveres previstos na Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, dos conhecimentos necessários para adotarem procedimentos de prevenção e controlo internos adequados, contribuindo, desta forma, para a efetiva deteção de tentativas de utilização das entidades do sector do imobiliário no branqueamento do produto de atividades ilícitas e no financiamento ao terrorismo.
A prevenção e o combate do branqueamento e do financiamento ao terrorismo constituem, hoje, um instrumento cada vez mais eficaz na luta contra várias atividades criminosas, que representam uma especial preocupação no mundo atual. A Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, ao estabelecer medidas de natureza preventiva e repressiva de combate ao branqueamento de vantagens de proveniência ilícita e ao financiamento do terrorismo, fixa um conjunto de deveres que impendem sobre entidades que exerçam as seguintes atividades imobiliárias ou, nos casos aplicáveis, pratiquem atos materiais de:
- Mediação imobiliária;
- Compra, venda, compra para revenda ou permuta de imóveis;
- Promoção imobiliária, consistindo no impulsionamento, programação, direção e financiamento, direta ou indiretamente, com recursos próprios ou alheios, de obras de construção de edifícios, com vista à sua posterior transmissão ou cedência, seja a que título for
- Arrendamento de bens imóveis.
Para o sector do imobiliário está em vigor o Regulamento n.º 276/2019 do IMPIC, I.P. (Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção, I.P.) que veio regular os procedimentos que devem ser adotados para o rigoroso cumprimento das obrigações legalmente impostas.
Os colaboradores das entidades imobiliárias, cujas funções sejam relevantes para efeitos da prevenção e combate do branqueamento de captais e do financiamento do terrorismo têm que, anualmente, ter formação específica neste âmbito (ou, no caso de entidades com um a cinco colaboradores, uma ação de formação em cada dois anos civis).Ciente desta realidade, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu um programa formativo que permite dotar os colaboradores deste sector, dos conhecimentos necessários para adotarem procedimentos de prevenção e controlo internos adequados.
OBJETIVOS
O curso pretende corresponder às principais preocupações deste sector dotando o participante com conhecimentos sobre:
- Principais conceitos;
- Enquadramento jurídico vigente (internacional, comunitário e nacional);
- Operações utilizadas para o branqueamento de capitais e para o financiamento do terrorismo no sector do imobiliário de acordo com as informações emanadas pelas autoridades judiciárias e policiais bem como pelo IMPIC, I.P.;
- Deveres previstos na Lei n.º 83/2017 e no Regulamento n.º 276/2019 do IMPIC, I. P.;
- Responsabilidades profissionais específicas em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e, em especial, os procedimentos operacionais associados ao cumprimento dos deveres de acordo com orientações das entidades competentes;
- Métodos e mecanismos de implementação de procedimentos de análise de risco sectorial e individual para o sector do imobiliário;
- Relevância e impacto do risco reputacional e as diversas consequências decorrentes da inobservância dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
DESTINATÁRIOS
Dirigentes, representantes legais, empresários em nome individual, dirigentes responsáveis pelo Cumprimento Normativo e colaboradores de entidades do sector do imobiliário cujas funções sejam relevantes para efeitos da prevenção do branqueamento de vantagens de proveniência ilícita e do financiamento do terrorismo, sem formação específica nesta área ou com frequência de curso, neste âmbito, ocorrida antes de setembro de 2017.
PROGRAMA
1. Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Enquadramento
- Caracterização e Principais Conceitos
- Enquadramento Jurídico Internacional, Comunitário e Nacional
- Entidades Relevantes na Prevenção e na Repressão do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo
2. Tipologias, Tendências e Técnicas Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo no Âmbito do Sector do Imobiliário
- Fases do Branqueamento
- Tipologias Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo
- Casos Práticos no Sector do Imobiliário
3. Deveres Aplicáveis e Procedimentos Exigíveis às Entidades Sujeitas Integradas no Sector do Imobiliário
- Enquadramento
- Entidades Obrigadas
- Deveres Aplicáveis às Entidades Obrigadas– Especificidades dos Deveres a Cumprir pelas Entidades com Atividades Imobiliárias e Respetivos Procedimento Operacionais
- Obrigações a Cumprir Perante o IMPIC
- Regime Específico da Proteção e Tratamento de Dados Pessoais
- Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
DURAÇÃO: 10 horas
HORÁRIO:
08 e 09 fev – 09h30 – 13h00 | 10 fev – 09h30 – 12h30
18 e 19 out – 09h30 – 13h00 | 20 out – 09h30 – 12h30
Fiscalidade de Instrumentos Financeiros / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
O caráter dinâmico e abrangente que a Fiscalidade assume nos nossos dias, obriga a que todos os agentes económicos tenham de a conhecer, já que a gestão fiscal é uma das vertentes fundamentais tanto de gestão pessoal como empresarial.
O curso de Fiscalidade de Instrumentos Financeiros pretende proporcionar-lhe uma atualização de conhecimentos, focando a análise nas linhas mestras do nosso atual sistema fiscal. Para isso analisa, em pormenor, o impacto da tributação nos rendimentos dos instrumentos financeiros consoante estes sejam detidos ou transacionados por pessoas singulares ou coletivas, residentes ou não residentes em território português.
Esta Formação é válida no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II.
OBJETIVOS
- Esclarecer os conceitos e princípios fundamentais do Sistema Fiscal Português
- Identificar quem e o quê está sujeito a imposto em Portugal
- Enunciar os mecanismos de aplicabilidade das convenções de dupla tributação internacional que poderão ser utilizados pelos seus clientes
- Identificar a tributação aplicável aos instrumentos financeiros e aos seguros do ramo “vida”, de modo a proporcionar aos seus clientes um melhor aconselhamento fiscal e financeiro
DESTINATÁRIOS
- Quadros de gerência, gestores de clientes particulares e de empresas, técnicos de marketing e das áreas comerciais em geral com funções de aconselhamento financeiro a clientes.
- Colaboradores de intermediários financeiros enquadrados nos perfis de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.
PROGRAMA
1. Conceitos Fundamentais do Sistema Fiscal Português
- Noção de Imposto
- Sujeitos da Relação Fiscal
- Competência para Tributar
- Taxas Liberatórias
- Convenções para Evitar a Dupla Tributação Celebradas por Portugal
2. Tributação dos Rendimentos de Instrumentos Financeiros:
- Ações
- Títulos de Dívida
- Unidades de Participação em Fundos de Investimento
- Derivados
- Seguros do Ramo “Vida”
- Planos de Poupança-Reforma
TEMPO DE ESTUDO: 6 horas
DMIF II – formação de Atualização – Principais Instrumentos e Produtos do Mercado Financeiro / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
No âmbito da necessidade de atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II, o Instituto de Formação Bancária lança este curso, com o intuito de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros a realização de formação contínua, em conformidade com o disposto no Regulamento da CMVM n.º 3/2018.
ENQUADRAMENTO
Os produtos financeiros correspondem, cada um deles com as suas características próprias, a necessidades e objetivos dos agentes económicos intervenientes nos mercados. Estes produtos são enquadrados em diferentes segmentos, de acordo com as suas características e níveis de rendibilidade/risco. Em função desta organização, e de acordo com a estratégia de investimento adequada aos objetivos e necessidades de cada Cliente, é possível maximizar a rendibilidade da sua carteira de investimento e diminuir o risco a ela associado.
Um outro aspeto a ter em consideração é o comportamento distinto que os ativos financeiros têm nas várias fases dos ciclos económicos. Assim, o estudo destes ciclos é uma peça importante para os gestores de carteiras e para os assessores financeiros, porque serve para identificar quais os produtos financeiros mais adequados a cada ciclo económico.
Este curso foca os principais instrumentos e produtos dos mercados financeiros comercializados pelas Instituições Financeiras junto dos seus Clientes.
OBJETIVOS
Através deste Curso vai desenvolver competências que lhe permitem:
- Identificar e conhecer os principais produtos do mercado monetário, do mercado de capitais e do mercado de derivados;
- Conhecer os Organismos de Investimento Coletivo (OIC);
- Verificar a definição e as tipologias dos PRIIP;
- Identificar e compreender os principais riscos dos diversos produtos de investimento;
- Entender como a estruturação causa impacto nos níveis de complexidade dos produtos financeiros; e
- Compreender o impacto dos principais indicadores económicos nos mercados e produtos financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
PROGRAMA
- Produtos do Mercado Monetário
- Produtos do Mercado de Capitais
- Organismos de Investimento Coletivo (OIC)
- Produtos do Mercado de Derivados
- PRIIP
- Impacto dos Indicadores Económicos nos Mercados Financeiros
DMIF II – formação de atualização – Noções Básicas de Funções de Controlo / e-Learning

ENQUADRAMENTO
As instituições financeiras devem promover uma forte cultura de risco, ou seja, desenvolver uma atitude responsável e prudente face ao risco. Como tal, é responsabilidade das instituições disporem de um sistema de controlo interno que lhes permita gerir adequadamente os riscos que decorrem do exercício da sua atividade.
Este curso transmite noções essenciais sobre o sistema de controlo interno, abordando a sua relevância, bem como o modo de funcionamento e monitorização, dedicando especial atenção às funções de controlo: Função Compliance; Função de Gestão de Risco; Função de Auditoria
Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II (Perfil de Prestação de Informação e Perfil de Consultoria para Investimento)
OBJETIVOS
No final do curso deverá ser capaz de:
- Descrever em que consiste o sistema de controlo interno de uma instituição, qual sua relevância e base legal;
- Identificar como funciona e como é monitorizado o controlo interno;
- Reconhecer quais são as principais funções de controlo e descrever as atribuições de cada uma neste âmbito.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores em geral de instituições financeiras, nomeadamente os enquadrados nos perfis de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.
PROGRAMA
- Introdução – Sistema de Controlo Interno
- Regulamentação Nacional e Internacional
- Importância do Controlo Interno numa Organização
- Monitorizar o Controlo Interno numa Organização
- Funcionamento do Controlo Interno
- Funções de Controlo
- Função Compliance
- Função de Gestão de Riscos
- Função de Auditoria Interna
TEMPO ESTIMADO DE AUTOESTUDO: 2 horas
Sustentabilidade no Sector Financeiro / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
ENQUADRAMENTO
A sustentabilidade tem vindo a ganhar uma crescente relevância.
Este curso visa desenvolver o conhecimento dos profissionais do sector financeiro no domínio da sustentabilidade e numa perspetiva ampla. O curso aborda os principais aspetos relacionados com a sustentabilidade, procurando capacitar os formandos para o desempenho de um papel de liderança no desenvolvimento de um sector de serviços bancários e financeiros sustentável com um forte propósito social.
Através de uma visão abrangente, o curso fornece uma compreensão do papel do sector financeiro no domínio da sustentabilidade, cobrindo os seguintes aspetos:
- Contexto científico de sustentabilidade na área financeira – a transição para um mundo com baixas emissões de carbono;
- Respostas globais, internacionais e nacionais às alterações climáticas;
- Riscos financeiros relativos ao clima, stranded assets e outros riscos ambientais;
- Princípios chave de green finance, incluindo os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas;
- Gestão de risco e sustentabilidade;
- Produtos e serviços financeiros sustentáveis (de bancos, de seguros e de investimentos);
- Dimensões éticas da sustentabilidade financeira.
DESTINATÁRIOS
Este curso é destinado a profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos e experiência nos temas de finanças verdes e sustentabilidade.
Esta formação é igualmente válida para a atualização de conhecimentos e competências no âmbito da DMIF II, para colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
PROGRAMA
- Introdução ao Green Finance
- Green Finance no nosso Mundo em Mudança
- Tornar o Nosso Sistema Financeiro Mais Verde – Respostas Internacionais, Nacionais, da Indústria e Institucionais
- Monitorizar os Fluxos Financeiros e o Desempenho Ambiental
- Risco em Green Finance
- Banca de Retalho, Comercial e Corporate
- Green Bonds e Instrumentos Financeiros Garantidos por Ativos
- Bancos Centrais e Bancos de Desenvolvimento
- Mercados Acionistas e Fundos de Investimento
- Seguros
- FinTech em Green Finance
- Colocando o Financiamento da Sustentabilidade no Centro da Agenda
DURAÇÃO: 25 horas
METODOLOGIA: e-learning
Permite o estudo em qualquer dia ou hora e possibilita o acesso através de qualquer computador ou dispositivo móvel
DMIF II – formação de atualização – Estratégias de Investimento – Constituição de Carteiras à base de Fundos de Investimento e ETFs / e-learning

No âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II (Regulamento da CMVM nº 3/2018), é fundamental o desenvolvimento de competências práticas sobre Gestão de Carteiras constituídas à base do universo de Fundos de Investimento e ETFs, de acordo com as regras de boa conduta na comercialização dos instrumentos financeiros. Este curso pretende dar resposta a esta necessidade de formação, proporcionando-lhe o acesso a exemplos e a exercícios práticos relativos à constituição de carteiras desta natureza.
OBJETIVOS
Ao longo do curso deverá desenvolver competências que lhe permitam:
- Enunciar em que consiste a alocação de ativos e reconhecer as vantagens desta metodologia
- Caracterizar as grandes classes de ativos para a constituição de carteiras
- Relacionar o efeito da diversificação com a rendibilidade da carteira de investimentos
- Reconhecer o horizonte temporal como um dos elementos estratégicos mais importantes
- Aplicar os conhecimentos sobre o perfil do investidor na constituição de carteiras de investimento
- Caracterizar os fundos de investimento e os ETF enquanto investimentos indiretos
- Aplicar na prática os conhecimentos sobre constituição de carteiras à base de fundos de investimento e ETFs
- Aplicar a técnica do rebalanceamento de carteiras de investimento
- Caracterizar as metodologias Dollar Cost Averaging e Value Averaging
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no Perfil de Consultoria para Investimento.
Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos práticos sobre a constituição de carteiras, concretamente à base de Fundos de Investimento e ETFs.
PROGRAMA
1. Principais conceitos de investimento, alocação de ativos e constituição de carteiras
- Vantagem da alocação de ativos
- Grandes classes de ativos para a constituição de carteiras
- Diversificação no investimento e a importância da correlação entre ativos
- Horizonte temporal nos investimentos
2. Constituição de carteiras: Fundos de Investimento e ETFs
Exemplos práticos de constituição de carteiras de acordo com o perfil do investidor
Rebalanceamento da carteira de investimento
3. Metodologias para investir periodicamente em Fundos de Investimento
Dollar Cost Averaging
Value Averaging
Conclusões
TEMPO DE ESTUDO ESTIMADO: 12 horas
DMIF II – formação de atualização – Os PRIIPs e o Impacto da Regulamentação nos Deveres Informativos e de Comercialização / e-learning

No âmbito dos requisitos de conhecimentos e competências que a DMIF II fixa para os perfis de prestação de informação e de consultoria para investimento, a compreensão das características e riscos dos produtos, nomeadamente dos produtos de maior complexidade, é considerada como conteúdo mínimo obrigatório. Por essa razão, este curso foca-se na abordagem dos PRIIPs – Pacotes de Produtos de Investimento de Retalho e de Produtos de Investimento com base em Seguros- , comercializados pelas instituições financeiras junto dos seus clientes.
OBJETIVOS
Ao longo do curso deverá desenvolver competências que lhe permitam:
- Identificar os produtos de investimento de retalho.
- Identificar os produtos de investimento com base em seguros.
- Conhecer o regime Jurídico aplicável aos PRIIPs.
- Identificar qual a entidade de supervisão adequada a cada PRIIP.
- Conhecer o formato e conteúdo do Documento de Informação Fundamental (DIF).
- Enumerar os principais riscos associados aos PRIIPs.
- Identificar os deveres de informação e de comercialização dos PRIIPs.
- Analisar os deveres associados à comercialização e adequação do produto PRIIP ao cliente, para as entidades produtoras e distribuidoras.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no Perfil de Prestação de Informação ou de Consultoria para Investimento.
Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos sobre PRIIPs
PROGRAMA
1. Regulamento dos PRIIPs
- Breve Enquadramento
- Objetivos da Regulamentação dos PRIIPs
- O Regime Jurídico dos PRIIPs
2. Documento de Informação Fundamental (DIF)
3. Deveres Informativos e de Comercialização dos PRIIPs
- Deveres de comercialização – a adequação do produto PRIIP ao cliente
TEMPO DE ESTUDO ESTIMADO: 4 horas
DMIF II – formação de atualização – Indicadores Económicos / e-learning

O comportamento dos Indicadores Económicos e a forma como os mesmos podem afetar as Variáveis de Mercado tem um consequente impacto na Gestão das Carteiras de Ativos.
Neste curso são abordados os Indicadores Económicos mais relevantes e a forma como os mesmos influenciam o mercado financeiro, não só numa perspetiva de antecipação, mas também de justificação do comportamento deste. Faz-se também uma abordagem das Variáveis de Mercado mais relevantes, que os participantes no mercado seguem regularmente e com muita atenção.
OBJETIVOS
Ao longo do curso deverá desenvolver competências que lhe permitam:
- Identificar algumas das variáveis de mercado que os participantes no mercado seguem regularmente;
- Caracterizar os indicadores económicos mais relevantes e reconhecer a forma como influenciam o mercado;
- Relacionar cada indicador económico com o respetivo impacto nas diferentes variáveis do mercado e na gestão de uma carteira de ativos;
- Reconhecer a forma como os indicadores económicos são calculados, por quem e como se interpretam.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no Perfil de Prestação de Informação ou de Consultoria para Investimento.
Todos aqueles que pretendam adquirir conhecimentos sobre a análise de Indicadores Económicos e possíveis impactos na gestão de produtos financeiros.
PROGRAMA
Módulo 1 – Variáveis do Mercado
- Introdução
- Taxa de Câmbio
- Taxa de Juro dos Bancos Centrais
- Taxa de Juro de Mercado
- Dívida Pública
- Índices Bolsistas
Módulo 2 – Indicadores Económicos
- Introdução
- Índices de Preços
- Mercado de Trabalho
- Índices de Sentimento
- Indicadores de Atividade
- Sector Externo
- Dívida
- Indicadores Coincidentes
TEMPO DE ESTUDO ESTIMADO: 4 horas
DMIF II – formação de atualização – Deveres de Ética e Conduta na Comercialização de Instrumentos Financeiros – Update / e-Learning

Um dos aspetos essenciais da atual regulamentação consiste no reforço das normas e deveres de ética e conduta aplicáveis aos Intermediários Financeiros na comercialização de Instrumentos Financeiros com vista a robustecer a proteção ao investidor.
ENQUADRAMENTO
Este curso reflete as clarificações publicadas pela ESMA, a Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados, em relação a questões de ordem prática suscitadas pelos participantes no mercado e pelas Autoridades Nacionais competentes no tocante à interpretação e aplicabilidade de vários preceitos do pacote regulatório DMIF II.
São também consideradas neste curso as prioridades divulgadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, as quais apontam para um reforço da proteção e do apoio ao investidor num contexto de elevada incerteza, em que o risco de comercialização desadequada de produtos financeiros face ao perfil do investidor tende a aumentar.
OBJETIVOS
- Reconhecer as condições e o processo relativo à aceitação ou ao deferimento do pedido de “opt-up”;
- Apreender como transmitir aos clientes o resultado da avaliação da adequação e como proceder a seu registo;
- Aplicar os procedimentos disponíveis para lidar com “clientes insistentes”, no âmbito da consultoria para investimento;
- Explicar quais as medidas a adotar para evitar práticas de comercialização indevida;
- Reconhecer os requisitos de melhor execução de ordens;
- Apreender os requisitos aplicáveis em matéria da prestação de informação contratual aos clientes;
- Identificar os objetivos e obrigações que respeitam ao registo das transações dos clientes;
- Entender o alcance e objetivos de uma política de conflitos de interesses;
- Explicar os princípios fundamentais aplicáveis ao pagamento ou recebimento de benefícios ilegítimos (“inducements”);
- Interpretar as regras aplicáveis às avaliações de conhecimentos e competência dos colaboradores;
- Compreender as normas de conduta aplicáveis aos colaboradores dos Intermediários Financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação, de Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras por conta de outrem.
PROGRAMA
1. Deveres Gerais
- Classificação de Clientes
- Avaliação do Carácter Adequado da Operação
- Consultoria para Investimento
- Comercialização Indevida
- Execução de Ordens (“best execution”)
- Prestação e Recolha de Informação Contratual
- Registo das Transações (“record keeping”)
- Conflitos de Interesses
- Benefícios Ilegítimos (“inducements”)
2. Deveres Específicos
- Conhecimentos e Competências dos Colaboradores
- Normas de Conduta Aplicáveis aos Colaboradores
DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)
Produtos Financeiros da Área Seguradora / e-Learning

O curso sobre Produtos Financeiros da Área Seguradora foi desenvolvido para potenciar e aprofundar os conhecimentos destes instrumentos financeiros complexos, integrados naturalmente na legislação PRIIPS. Por este motivo, foca-se na abordagem específica dos instrumentos financeiros da área seguradora: nas suas características, componentes de rentabilidade, risco e fiscalidade, elementos fundamentais para prestação de uma melhor informação ao cliente de retalho na atividade bancária.
ENQUADRAMENTO
O curso sobre Produtos Financeiros da Área Seguradora foi desenvolvido para potenciar e aprofundar os conhecimentos destes instrumentos financeiros complexos, integrados naturalmente na legislação PRIIPS. Por este motivo, foca-se na abordagem específica dos instrumentos financeiros da área seguradora: nas suas características, componentes de rentabilidade, risco e fiscalidade, elementos fundamentais para prestação de uma melhor informação ao cliente de retalho na atividade bancária.
O curso, desenvolvido no seguimento da DMIF II, tem como objetivo integrar a componente de formação anual dos colaboradores com os perfis de prestação de informação e de consultoria para investimento.
OBJETIVOS
Ao longo do curso deverá desenvolver competências que lhe permitam:
- Conhecer os Produtos Financeiros da Área Seguradora.
- Identificar as suas principais características.
- Identificar a regulamentação de suporte à informação.
- Conhecer com detalhe a informação prestada no “Documento de Informação Fundamental” (DIF), com respeito à rentabilidade, riscos e encargos associados aos Produtos Financeiros da Área Seguradora.
- Conhecer a fiscalidade associada a estes instrumentos financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores de instituições financeiras em geral, nomeadamente, os que se enquadram nos perfis de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.
PROGRAMA
- Enquadramento
- Caracterização dos Seguros Financeiros
- Seguros de Capitalização
- Seguros Ligados aos Fundos de Investimento
- Fiscalidade dos Seguros de Vida Financeiros
- Análise Comparativa dos Seguros Financeiros
DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Atualização / e-Learning

As tipologias e os sinais de alerta neste âmbito têm tido novos desenvolvimentos, multiplicando-se as situações reais em que os colaboradores necessitam de ter mais perspicácia e diligência para as conseguir identificar.
Várias alterações à Lei n.º 83/2017 e demais diplomas com impacto nesta matéria, bem como a publicação de diversas normas sectoriais que introduziram novidades importantes, conduzem também à necessidade de atualizar conhecimentos.
ENQUADRAMENTO
As tipologias e os sinais de alerta no branqueamento e no financiamento, tanto do terrorismo como da proliferação de armas de destruição em massa, têm tido novos desenvolvimentos. Este facto tem levado a que, cada vez mais, surjam situações reais em que os colaboradores têm de utilizar toda a sua perspicácia e aumentar o nível de diligência para conseguir identificá-las.
Várias alterações à Lei n.º 83/2017 e demais diplomas conexos, bem como a publicação de diversas normas sectoriais que introduziram novidades importantes, também conduzem à necessidade de atualizar conhecimentos sobre os conceitos essenciais e os princípios subjacentes à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento, bem como analisar os deveres aplicáveis às entidades obrigadas, com especial enfoque nas alterações a procedimentos que terão que ser asseguradas.
Com este curso vai adquirir e atualizar conhecimentos que o vão conduzir a uma atuação cada vez mais eficaz, neste âmbito.
DESTINATÁRIOS
Formação para atualização de conhecimentos de colaboradores de entidades obrigadas, que exerçam funções na área comercial, operacional ou de suporte, e que já tenham tido formação completa sobre a prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo antes de setembro de 2020.
PROGRAMA
- Introdução
- Tipologias e Indicadores de Operações Potencialmente Suspeitas
- Atual Enquadramento Jurídico
- Principais Conceitos
- Deveres e Procedimentos Operacionais
- Tratamento de Dados Pessoais
- Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)
Gestão de Risco e Controlo Interno / e-Learning

ENQUADRAMENTO
A atividade financeira envolve a presença de riscos de natureza diversa, os quais terão de ser convenientemente geridos por forma a se assegurar a preservação da estabilidade financeira. Para tal, esta atividade encontra-se sujeita a um conjunto de requisitos regulatórios de cariz prudencial, visando promover a adoção de comportamentos congruentes com a viabilidade e sustentabilidade financeira das instituições e com a proteção dos interesses dos depositantes e outros clientes. Neste contexto, a regulação da conduta e da cultura, do governo e da organização interna das entidades financeiras assume especial relevância.
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância do Governo Interno e da Gestão do Sistema de Controlo Interno de uma organização
- Realçar a importância dos novos desafios que se colocam aos Órgãos de Administração, Fiscalização e Titulares de Funções Essenciais
- Identificar as particularidades dos relatórios de autoavaliação, das Funções de Controlo e demais relatórios obrigatórios
- Reconhecer as responsabilidades da organização e dos colaboradores no âmbito da conduta e ética
- Apreender como identificar, prevenir e mitigar conflitos de interesses
- Caracterizar os riscos associados a Partes Relacionadas de uma organização
- Reconhecer o procedimento de comunicação de irregularidades e respetiva regulamentação nacional e internacional
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação, de Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras por conta de outrem. Outros colaboradores que tenham interesse neste tema.
PROGRAMA
1. Regulamentação e os seus Novos Desafios
- Enquadramento Legal – Regulamentação Nacional e Internacional
- Gestão do Sistema de Controlo Interno
- Órgãos de Administração, Fiscalização e Titulares de Funções Essenciais – Novos desafios
2. Importância do Governance na Implementação da Ética numa Organização
- Estrutura e Funcionamento de uma Organização – Comités
- Reporte Interno e Externo
- Conduta e Ética de uma Organização
3. Como Gerir Conflitos de Interesses
- Conflitos de Interesses – Como Identificar, Prevenir e Mitigar
- Riscos e Controlos associados a Partes Relacionadas de uma Organização
- Articulação com o Procedimento de Comunicação de Irregularidades – Whistleblowing
DURAÇÃO: 2 horas (tempo estimado de autoestudo)
Divulgação de Informação sobre Sustentabilidade no Sector dos Serviços Financeiros / e-Learning

De acordo com os desenvolvimentos regulatórios na área do financiamento sustentável – Regulamento CMVM n.º 6/2022.
ENQUADRAMENTO
O Regulamento relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no sector dos serviços financeiros, também conhecido por “SFDR” (Sustainable Finance Disclosure Regulation), estabelece os deveres de informação dos agentes nos mercados financeiros em matéria de sustentabilidade.
Este curso proporciona-lhe esta informação fundamental, contextualizando-a no quadro de outros conceitos e iniciativas regulamentares relevantes.
OBJETIVOS
- Enquadrar o tema das Finanças Sustentáveis;
- Conhecer os conceitos mais utilizados em termos de sustentabilidade no sector financeiro;
- Explicar o que são os fatores ESG;
- Descrever os objetivos do SFDR;
- Apreender o que é um investimento sustentável no âmbito do SFDR;
- Explicar os deveres de divulgação de informação do SFDR;
- Descrever as várias categorias de produtos previstos no SFDR em função do seu grau de sustentabilidade;
- Enquadrar o Regulamento da Taxonomia e sua articulação com o SFDR;
- Explicar o que é a Taxonomia;
- Entender os critérios utilizados para definir uma atividade económica como sustentável no âmbito do Regulamento da Taxonomia.
DESTINATÁRIOS
Este curso é destinado a profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos no domínio da sustentabilidade.
Esta formação é igualmente válida para a atualização de conhecimentos e competências no âmbito da DMIF II, para colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
PROGRAMA
- Introdução
- Definições
- Regulamento relativo à divulgação de informações relacionadas com a sustentabilidade no sector dos serviços financeiros – SFDR
- O que é o SFDR
- A que entidades se aplica
- Obrigações de divulgação de informação estabelecidas no SFDR
- Informação Pré-Contratual
- Informação Periódica
- Regulamento da Taxonomia – RT
- O que é a Taxonomia
- Principais Aspetos da Taxonomia
- Resumo das datas de aplicação
DURAÇÃO: 2h30 horas (tempo estimado de autoestudo)
DMIF II – formação de atualização – O Impacto da Sustentabilidade na DMIF II – Organização e Avaliação da Adequação / e-Learning

Inclui aspetos de sustentabilidade recentemente introduzidos no Regulamento da CMVM n.º 3/2018
ENQUADRAMENTO
Este curso considera a integração dos fatores, dos riscos e das preferências de sustentabilidade em determinados requisitos em matéria de organização e nas condições de exercício da atividade das empresas de investimento. Também aborda certos aspetos dos requisitos de adequação da DMIF II, face à necessidade de serem atendidas as preferências dos investidores em matéria de sustentabilidade na avaliação do carácter adequado dos instrumentos financeiros.
OBJETIVOS
- Enquadrar as Finanças Sustentáveis;
- Apreender os conceitos-chave no âmbito da sustentabilidade no sector financeiro;
- Explicar o que são os fatores ESG;
- Entender o risco de greenwashing;
- Descrever as alterações introduzidas pelo Regulamento Delegado (UE) 2021/1253 em matéria de organização na DMIF II;
- Apreender as alterações introduzidas na avaliação da adequação;
- Descrever o novo regime de preferências em matéria de sustentabilidade;
- Distinguir o impacto das escolhas dos clientes em matéria de sustentabilidade na atuação dos intermediários financeiros;
- Explicar o que é a adaptação das preferências dos clientes em matéria de sustentabilidade;
- Descrever as várias etapas do processo de avaliação da adequação de instrumentos financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
Esta formação é igualmente adequada para profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos no domínio da sustentabilidade.
PROGRAMA
1. Introdução
2. Conceitos – chave
3. Organização
- Requisitos em matéria de organização interna
- Gestão dos riscos
- Conflitos de interesses
4. Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras
- Preferências em matéria de sustentabilidade
- Recolha de informação
- Avaliação da adequação do serviço ou produto
- Atualização de informação de clientes
- Formação de colaboradores
- Conservação dos registos, atualizações e alterações
DURAÇÃO: 3 horas (tempo estimado de autoestudo)
DMIF II – formação de atualização – Governação de Produto e Finanças Sustentáveis / e-Learning

Inclui aspetos de sustentabilidade introduzidos no Regulamento da CMVM n.º 3/2018
ENQUADRAMENTO
O regime de governação de produto, introduzido pela DMIF II, visa regular o ciclo de vida de produtos e serviços financeiros, com o objetivo de proteger os investidores.
Este regime densifica e reposiciona as regras de conduta aplicáveis às Empresas de Investimento que produzem e/ou distribuem instrumentos financeiros com o objetivo de reduzir o risco de mis-selling, e/ou de greenwashing.
Este curso considera o Pacote Europeu sobre Finanças Sustentáveis, abordando, entre outros temas, a prevenção do risco de greenwashing, o impacto da sustentabilidade na definição e revisão do mercado-alvo, o mercado-alvo negativo – exceção, o impacto da sustentabilidade nas obrigações dos produtores e distribuidores e requisitos específicos e a obrigação de revisão periódica dos produtos e requisitos específicos
OBJETIVOS
- Entender o alcance e objetivo do regime de governação de produto;
- Conhecer os vários intervenientes no processo;
- Descrever as preocupações subjacentes à implementação do processo em matéria de governação dos produtos;
- Identificar as obrigações que resultam deste regime para os vários intervenientes no processo, incluindo em sede de sustentabilidade;
- Descrever a importância de determinar o mercado alvo “negativo”;
- Entender as diferenças entre as obrigações aplicáveis às empresas de investimento que produzem e distribuem instrumentos financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
Esta formação é igualmente adequada para profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos no domínio da sustentabilidade.
PROGRAMA
1. Introdução
- Pacote Europeu sobre Finanças sustentáveis
- Princípios fundamentais do regime de governação de produto
2. Conceitos Essenciais da Governação de Produto
- Produtores
- Distribuidores
- Mercado-alvo
- Fatores de Sustentabilidade
3. Obrigações aplicáveis às Empresas de Investimento
- Obrigações dos Produtores
- Obrigações dos Distribuidores
- Obrigações aplicáveis a Produtores e Distribuidores
4. Gestão de carteira, abordagem de carteira, cobertura de risco e diversificação
DURAÇÃO: 3 horas (tempo estimado de autoestudo)
DMIF II – formação de atualização – Ética e Normas de Conduta na Comercialização de Produtos Financeiros / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
No âmbito da necessidade de atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II, o Instituto de Formação Bancária lança este curso, com o intuito de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros a realização de formação contínua, em conformidade com o disposto no Regulamento da CMVM n.º 3/2018.
OBJETIVOS
-
Identificar e prevenir práticas de comercialização indevida;
-
Compreender o alcance da avaliação do caráter adequado de uma operação;
-
Distinguir a consultoria para investimento da mera comercialização;
-
Identificar as circunstâncias que podem gerar ou configurar potenciais conflitos de interesses;
-
Entender as regras aplicáveis em sede de governação de produto;
-
Conhecer as restrições aplicáveis ao pagamento ou recebimento de benefícios;
-
Entender as regras aplicáveis à avaliação de conhecimentos e competências, bem como de remuneração dos colaboradores dos Intermediários Financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
PROGRAMA
- Comercialização indevida
- Classificação de clientes
- Avaliação do carácter adequado da operação
- Consultoria para Investimento
- Prestação e recolha de informação contratual
- Execução de ordens (incluindo “execution only” e “best execution”)
- Vendas cruzadas
- Conflitos de interesses
- Governação de produto
- Benefícios ilegítimos (“Inducements”)
- Remuneração de colaboradores
- Normas de Conduta aplicáveis aos titulares dos Órgãos de Gestão
- Normas de Conduta aplicáveis aos colaboradores
- Conhecimentos e competências dos colaboradores
- Salvaguarda dos bens de clientes
- Registo das transações ( “record keeping”)
- Funções do sistema de Controlo Interno – características e impacto na comercialização
DMIF II – formação de atualização – Gestão de Carteiras e Avaliação de Performance / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
No âmbito da necessidade de atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II, o Instituto de Formação Bancária lança este curso, com o intuito de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros a realização de formação contínua, em conformidade com o disposto no Regulamento da CMVM n.º 3/2018.
OBJETIVOS
- Compreender os conceitos e princípios fundamentais no âmbito da gestão de carteiras.
- Entender os principais modelos teóricos, de avaliação de ativos financeiros.
- Conhecer o processo de gestão de carteiras ea política de investimentos.
- Perceber a seleção de carteiras e alocação de ativos, de acordo com os diferentes perfis de risco, dos investidores.
- Apreender os indicadores de performance de carteiras, mais utilizados, na avaliação das diferentes carteiras de investimento.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil Consultoria para o Investimento.
PROGRAMA
1. Conceitos Básicos e Introdução à Gestão de Carteiras
- Rentabilidade Esperada e Rentabilidade Obtida: conceito e cálculo
- Ativos em Risco
- Prémio de Risco
- Risco global, Risco Específico e Risco Sistemático: conceito e cálculo.
- Carteira ou Portfólio
- Alocação de Ativos
- Perfis de Risco de Investidores
2. Introdução Gestão de Carteiras: Teoria da Carteira de Markowitz
- O Modelo de Markowitz
- Correlação entre ativos
- Diversificação: Um método de redução de risco
- Carteira de Variância Mínima
- Carteira Eficiente
- Capital Market Line
3. Conceitos Básicos e Introdução aos Modelos de Avaliação de Ativos Financeiros
- Beta de um ativo
- Beta de uma carteira
- Cálculo do Risco Sistemático e Específico de um Ativo Financeiro
- Modelo de Mercado
- Modelo CAPM
- Modelo APT
4. Processo de Gestão de Carteiras e política de Investimentos
- A importância da perspetiva da Carteira
- O Processo de Gestão de Carteiras
- Diferentes objetivos de investimento
- Constrangimentos na Constituição de Carteira
- A importância do Horizonte Temporal e da Diversificação Internacional
5. Seleção de Carteiras e Alocação de Ativos
- A Gestão de Carteiras e Critérios de Alocação de Ativos
- Gestão de Carteiras de Ações
- Gestão de Carteiras de Obrigações
- A Gestão Passiva
- A Gestão Ativa
6. Avaliação e Indicadores de Performance de Carteiras
- Índice de Treynor
- Índice de Sharpe
- Alfa de Jensen
- Rácio de Informação
- Beta
- Tracking Error
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo / e-Learning

ENQUADRAMENTO
A prevenção e o combate do branqueamento e do financiamento ao terrorismo constituem, hoje, um instrumento cada vez mais eficaz na luta contra várias atividades criminosas, que representam uma especial preocupação no mundo atual.
Com o objetivo de prevenir estas práticas, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu este curso que permite dotar os colaboradores das diversas entidades obrigadas aos deveres previstos na Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, dos conhecimentos necessários para adotarem procedimentos de prevenção e controlo interno adequados, contribuindo, desta forma, para a efetiva deteção de tentativas de utilização das entidades financeiras e não financeiras no branqueamento do produto de atividades ilícitas e no financiamento ao terrorismo.
O curso pretende dar resposta às principais preocupações dos diferentes sectores, abordando aspetos como:
- Enquadramento jurídico vigente (internacional e nacional) e aplicável neste âmbito;
- Tipologias, tendências e técnicas associadas ao branqueamento e ao financiamento do terrorismo;
- Deveres aplicáveis às entidades financeiras e não financeiras;
- Proteção e tratamento de dados pessoais neste âmbito;
- Relevância e impacto dos riscos reputacionais e as consequências decorrentes da inobservância dos deveres preventivos do branqueamento e do financiamento ao terrorismo;
- Responsabilidades profissionais específicas em matéria de prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo e, em especial, os procedimentos operacionais associados ao cumprimento dos deveres preventivos, de acordo com os normativos em vigor;
- Orientações, recomendações e informações emanadas pelas autoridades judiciárias e policiais, pelas autoridades de supervisão e pelas associações representativas dos sectores.
OBJETIVOS
- Sensibilizar os colaboradores das entidades obrigadas para a relevância da prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo, dotando-os de conhecimentos sobre os principais conceitos e os princípios que devem ser adotados;
- Permitir o reconhecimento das operações que podem dar origem ou estar, direta ou indiretamente, relacionadas com o branqueamento de vantagens de proveniência ilícita ou com o financiamento do terrorismo;
- Transmitir conhecimentos sobre os deveres e obrigações que têm que ser cumpridos pelas entidades sujeitas, face à Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto e aos diversos normativos que estão em vigor em Portugal, às Diretivas Comunitárias bem como às Recomendações do GAFI;
- Consciencializar os colaboradores para a relevância e impacto dos riscos inerentes ao não cumprimento dos deveres;
- Preparar os destinatários para a correta execução e atuação relativamente aos diversos mecanismos de controlo criados por Lei, potenciando a adoção de boas práticas neste âmbito e tendo em consideração as orientações e recomendações emitidas pelas autoridades competentes.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores de entidades obrigadas sem formação específica nesta área ou com frequência de curso, neste âmbito, há mais de 5 anos.
* O IFB dispõe também de um curso de atualização de conhecimentos, destinado a colaboradores que já tenham tido formação completa sobre Prevenção do Branqueamento do Financiamento do Terrorismo.
PROGRAMA
1.Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Enquadramento
- Branqueamento, Terrorismo e Financiamento do Terrorismo – Caracterização
- Enquadramento Jurídico
- Entidades Relevantes na Prevenção e Repressão
2. Tipologias, Tendências e Técnicas Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo
- Fases do Branqueamento
- Tipologias Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo
3. Deveres Aplicáveis às Entidades Financeiras e Não Financeiras
- Enquadramento
- Entidades Obrigadas
- Deveres Aplicáveis às Entidades Financeiras e Não Financeiras
- Derrogação do Dever de Segredo e Proteção na Prestação de Informações
- Proteção e Tratamento de Dados Pessoais
- Autoridades Sectoriais
- Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
4. Procedimentos Operacionais para Cumprimento dos Deveres pelas Entidades Financeiras
- Enquadramento
- Normativos Aplicáveis às Entidades Financeiras
- Potenciais Factores de Risco Elevado na Atividade das Entidades Financeiras
- Dever de Controlo
- Dever de Identificação e Diligência e o Dever de Exame nas Relações de Negócio e nas Transações Ocasionais
- Outros Deveres das Entidades Financeiras
- Processo Criminal e Sigilo Profissional
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo na Intermediação Financeira – Atualização / e-Learning

ENQUADRAMENTO
Tendo em conta a obrigatoriedade legal de, periodicamente, reavivar e atualizar os conhecimentos sobre a prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo, e na sequência da entrada em vigor da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto e da publicação de normas sectoriais, pretende-se com este curso relembrar os principais conceitos e princípios subjacentes a esta temática bem como analisar os deveres a que estão sujeitas as entidades obrigadas, com especial enfoque nas alterações a procedimentos que terão que ser salvaguardados.
OBJETIVOS
Tendo em conta a obrigatoriedade legal de, periodicamente, reavivar e atualizar os conhecimentos sobre a prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo, e na sequência da entrada em vigor da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto e da publicação de normas sectoriais, pretende-se com este curso relembrar os principais conceitos e princípios subjacentes a esta temática bem como analisar os deveres a que estão sujeitas as entidades obrigadas, com especial enfoque nas alterações a procedimentos que terão que ser salvaguardados.
DESTINATÁRIOS
PROGRAMA
- Principais Conceitos
- Enquadramento Legal
- Operações Potencialmente Suspeitas
- Medidas Preventivas
- Deveres do Intermediário Financeiro
- Proteção e Tratamento de Dados pelas Entidades Obrigadas
- Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Regulamento da ASAE / Formação Online por Videoconferência

Dada a obrigatoriedade de formação específica sobre prevenção do branqueamento e do financiamento do terrorismo, por responsáveis por áreas como atendimento ao público e promoção de negócios, angariadores ou comerciais, bem como os respetivos dirigentes, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu um Curso que permite dotar os participantes, sujeitos aos deveres previstos na Lei n.º 83/2017 e dos Regulamentos e Guia de Orientação da ASAE, dos conhecimentos necessários para adotarem procedimentos de prevenção e controlo internos adequados, contribuindo, desta forma, para a efetiva deteção de tentativas de utilização destas entidades no branqueamento do produto de atividades ilícitas e no financiamento do terrorismo.
É da responsabilidade da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) a regulamentação e fiscalização do cumprimento dos deveres neste âmbito por parte de:
- Prestadores de serviços a sociedades, a outras pessoas coletivas ou a centros de interesses coletivos sem personalidade jurídica;
- Outros profissionais que intervenham em operações de alienação e aquisição de direitos sobre praticantes de atividades desportivas profissionais;
- Operadores económicos que exerçam a atividade leiloeira, incluindo os prestamistas;
- Entidades autorizadas a exercer a atividade de transporte, guarda, tratamento e distribuição de fundos e valores;
- Operadores económicos que exerçam as atividades de importação e exportação de diamantes em bruto;
- Comerciantes que transacionem bens ou prestem serviços cujo pagamento seja feito em numerário;
- Entidades gestoras de plataformas de financiamento colaborativo nas modalidades de donativo ou com recompensa e;
- Organizações sem fins lucrativos.
ENQUADRAMENTO
Nos termos da Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto, compete à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a regulamentação e fiscalização dos deveres que incidem sobre diversas entidades não financeiras, nomeadamente nas atividades comerciais e de prestação de serviços não submetidas a supervisão de outra autoridade reguladora sectorial específica, estando prevista expressamente a obrigação específica do cumprimento dos Regulamentos e Guia de Orientação da ASAE por parte dos comerciantes que procedam à venda de ouro e metais preciosos, de antiguidades, de obras de arte, de aeronaves, de barcos ou de veículos automóveis, por tratar-se de sectores de atividade que, de acordo com a Avaliação Nacional de Riscos de Branqueamento de Capitais e de Financiamento do Terrorismo, comportam risco elevado.
Os colaboradores das diversas entidades sujeitas a esta supervisão, cujas funções sejam relevantes para efeitos da prevenção e combate do branqueamento de captais e do financiamento do terrorismo têm que ter formação específica neste âmbito.
Ciente desta realidade, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu um programa formativo que permite dotar os colaboradores, dos conhecimentos necessários para adotarem procedimentos de prevenção e controlo internos adequados, que favoreçam o cumprimento do quadro normativo aplicável e que se traduzam numa efetiva gestão dos riscos de branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo por parte das entidades obrigadas.
OBJETIVOS
O curso pretende dotar os participantes com conhecimentos sobre:
- Principais conceitos;
- Atual enquadramento jurídico;
- Métodos e mecanismos para autoconhecimento do risco associado à atividade que exerce;
- Operações utilizadas para o branqueamento de capitais e para o financiamento do terrorismo no sector não financeiro, de acordo com as informações emanadas pelas autoridades judiciárias e policiais bem como pela ASAE;
- Deveres e procedimentos previstos na Lei n.º 83/2017 e nos Regulamentos da ASAE n.º 1191/2022 e n.º 686/2019 bem como no atual Guia de Orientação da ASAE;
- Responsabilidades profissionais específicas em matéria de prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo e, em especial, os procedimentos operacionais associados ao cumprimento dos deveres de acordo com orientações das entidades competentes;
- Relevância, impacto e consequências do não cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
DESTINATÁRIOS
Responsáveis por áreas como atendimento ao público e promoção de negócios, angariadores ou comerciais, bem como os respetivos dirigentes de prestadores de serviços a sociedades, a outras pessoas coletivas ou a centros de interesses coletivos sem personalidade jurídica, profissionais que intervenham em operações de alienação e aquisição de direitos sobre praticantes de atividades desportivas profissionais, operadores económicos que exerçam atividades leiloeira, de importação e exportação de diamantes em bruto, de transporte, guarda, tratamento e distribuição de fundos e valores, bem como comerciantes que transacionem bens ou prestem serviços cujo pagamento seja feito em numerário, prestamistas, entidades gestoras de plataformas de financiamento colaborativo nas modalidades de donativo ou com recompensa e organizações sem fins lucrativos.
PROGRAMA
1.Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Enquadramento
- Caracterização e Principais Conceitos
- Enquadramento Jurídico Internacional, Comunitário e Nacional
- Regulamentos da ASAE n.º 1191/2022 e n.º 686/2019, Registo de Prestadores de Serviços a Sociedades e o Atual Guia de Orientação da ASAE
2.Tipologias, Tendências e Técnicas Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo no Sector Não Financeiro
- Fases do Branqueamento
- Tipologias Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo
- Casos Práticos do Sector Não Financeiro
3.Deveres Aplicáveis e Procedimentos Exigíveis às Entidades Sujeitas à Supervisão da ASAE
- Autoconhecimento do Risco
- Deveres Aplicáveis às Entidades Obrigadas e Respetivos Procedimento Operacionais
- Orientações Nacionais, Internacionais e Comunitárias, Aplicáveis ao Sector de Atividade
- Obrigações a Cumprir Perante a ASAE
- Regime Específico da Proteção e Tratamento de Dados Pessoais
- Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
DURAÇÃO: 7 horas
HORÁRIO: 09h00 – 12h30
ICAAP & ILAAP / Formação Online por Videoconferência

Atualmente, o BCE “considera o processo de autoavaliação da adequação do capital interno (internal capital adequacy assessment process – ICAAP) e o processo de autoavaliação da adequação da liquidez interna (internal liquidity adequacy assessment process – ILAAP) como processos de gestão do risco interno essenciais para as instituições de crédito gerirem a adequação do capital e da liquidez”.
O ICAAP e o ILAAP apresentam, assim, uma dupla natureza de exercício regulamentar e de processo interno, que permite aos bancos progredir nos seus métodos e práticas de gestão de risco.
Esta formação responde a esse caracter duplo, já que, por um lado, enquadra rigorosamente os requisitos regulamentares e, por outro lado, relaciona estes aspetos com a prática da gestão de risco da instituição.
No âmbito da formação, vamos analisar alguns conceitos, como os testes de stress e o capital económico, que têm particular importância no âmbito do ICAAP e do ILAAP, mas que são hoje conceitos centrais para a gestão de risco de qualquer Instituição Financeira.
Serão analisadas as dificuldades das instituições perante estes desafios que se lhes colocam, tanto práticos como metodológicos, e discutidas possíveis soluções.
OBJETIVOS
Os formandos deveram ser capazes de:
- Entender a importância do ICAAP e do ILAAP na Supervisão Bancária da gestão de risco das Instituições;
- Descrever a estrutura base do ICAAP e do ILAAP;
- Entender a importância dos testes de stress na supervisão atual e identificar as principais considerações metodológicas associadas a estes testes;
- Definir o conceito de “apetite de risco” no âmbito de uma Instituição Financeira e desenvolver um risk appetite statement;
- Realizar o planeamento de capital para uma Instituição Financeira.
DESTINATÁRIOS
- Administração e Direção com responsabilidades no âmbito do ICAAP e do ILAAP;
- Quadros técnicos com responsabilidade na elaboração do ICAAP e do ILAAP;
- Quadros técnicos em áreas ligadas à gestão prudencial de risco, reporte, liquidez, compliance e auditoria;
- Outros interessados em atualizar ou aprofundar conhecimentos nesta matéria.
PROGRAMA
1. Estrutura Básica do ICAAP e do ILAAP
- Enquadramento Regulamentar
- Acordo de Basileia e o ICAAP/ILAAP
- A Importância do ICAAP e do ILAAP na Gestão das Instituições
- Conceitos Fundamentais do ICAAP/ILAAP
2. ICAAP
- Princípios do ICAAP
- Capital Regulamentar / Capital Económico / Capital Interno
- Gestão Integral do Risco
- Apetite por Risco
- Teste de Stress
- Planeamento de Capital
- Governance
- Documentação
- Sugestão de Modelização
3. ILAAP
- Princípios do ILAAP
- O ILAAP e o ICAAP
- Risco de Liquidez
- Risco de Funding
- Stress Test ILAAP
- Documentação
- Sugestão de Modelização
4. Conclusão
- ICAAP, ILAAP e a Covid
- Desenvolvimento Futuros
FORMADOR:
João Senos Gonçalves – É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É ainda certificado em Sustentabilidade e Risco Climático pelo GARP (Global Association of Risk Professionals). Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco, desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro. Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca. Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-over para as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II. Participou como orador em várias conferências sobre Gestão de Risco.
DURAÇÃO: 10 horas
Regulamento Geral de Proteção de Dados / e-Learning


(Mensalmente novas edições)
ENQUADRAMENTO
As Entidades (Instituições e Empresas) estão obrigadas a fazer prova de que todos os seus colaboradores tiveram uma ação de sensibilização em “Proteção de Dados”, até 25 de maio de 2018.
O Instituto de Formação Bancária desenvolveu uma Formação de 2 horas em e-learning que responde ao que é exigido.
OBJECTIVOS
Esta formação visa, fundamentalmente, disponibilizar a todos os formandos os conhecimentos fundamentais relativos à Proteção de Dados pessoais, prosseguindo os seguintes objetivos:
- Reconhecer as definições de “Dados Pessoais”, “Responsáveis pelo Tratamento”, “Subcontratante”, “Titular dos Dados Pessoais” e “Operações de Tratamento”;
- Reconhecer os Riscos do Tratamento de Dados Pessoais;
- Distinguir e responder a situações de exercício de direitos dos titulares dos Dados.
PROGRAMA
Módulo I – Enquadramento Geral
Módulo II – Direitos dos Particulares
Módulo III – Responsáveis pelo Tratamento
Módulo IV – Encarregados de Proteção de Dados e Autoridades de Controlo
Módulo V – Avaliação Final
Meios e Sistemas de Pagamentos Eletrónicos / Formação Online por Videoconferência

ENQUADRAMENTO
Em Portugal, os meios de pagamento eletrónico têm assumido cada vez maior relevância, quer ao nível do número total de transações, quer ao nível do montante de valores totais processados.
Sendo internacionalmente reconhecido que Portugal detém, há já alguns anos, alguns dos melhores e mais eficazes meios e sistemas de pagamentos, desenvolvimentos recentes, adaptações reclamadas pela indústria e consumidores e uma procura permanente de níveis de eficácia e segurança compatíveis com modelos de processamento relacionados, obrigam a uma necessidade de atualização recorrente, que esta ação de formação se propõe colmatar.
DESTINATÁRIOS
Este curso interessa a todos aqueles que necessitem de conhecer melhor o funcionamento dos Meios e Sistemas de Pagamentos Eletrónicos, nomeadamente aos colaboradores de instituições financeiras que exerçam funções na área comercial, marketing , auditorias e qualidade, bem como áreas relacionadas de servicers e indústria.
PROGRAMA
Módulo 1 – Enquadramento
- SICOI – Sistema de Compensação Interbancária
- Abordagem genérica
- Regulamentação aplicável
- Sistemas de Pagamentos de Grande Montante
- Diretiva Revista de Pagamentos: PSD2
- Evolução recente, tendências
Módulo 2 – Cheques e Efeitos
- Definições, intervenientes, circuito
- Regras do subsistema
- Legislação aplicável
Módulo 3 – Cartões de Pagamento
- Definições, intervenientes, circuito
- Regras do subsistema
- Legislação aplicável
Módulo 4 – Débitos Diretos
- Definições, intervenientes, circuito
- Regras do subsistema
- Legislação aplicável
Módulo 5 – Transferências a Crédito
- Definições, intervenientes, circuito
- Regras do subsistema
- Legislação aplicável
Módulo 6 – Pagamentos Imediatos
- Definições, intervenientes, circuito
- Regras do subsistema
- Legislação aplicável
Módulo 7 – Ameaças e Oportunidades – Perspetivas futuras
- Evolução no ecossistema de pagamentos pan-europeu
- Análise SWOT
- Perspetivas futuras
DURAÇÃO: 8 horas (4 sessões de 2 horas)
Certificação em Comercialização de Crédito Hipotecário / e-Learning

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Other Organizers
Inscrições Crédito

(e-learning – quinzenalmente novas edições)
CONDIÇÃO DE ACESSO AO CURSO: Ter a escolaridade obrigatória de acordo com a legislação em vigor e como habilitação escolar mínima o 3.º ciclo, do ensino básico, completo (9.º ano de escolaridade).
Pela importância que o Crédito Hipotecário assume para os consumidores e para a área de negócio da atividade bancária, é fundamental potenciar o desenvolvimento de um mercado de crédito mais transparente e estável e, simultaneamente, eficiente e competitivo.
Enquadramento
Considerando a importância que o Crédito Hipotecário assume, é essencial garantir a concessão responsável do crédito e a devida assistência aos consumidores, pelo que se exige que os mutuantes com sede ou sucursal em Portugal assegurem “que os seus trabalhadores possuem e mantêm atualizados um nível adequado de conhecimentos e competências, no que se refere à elaboração, comercialização e celebração dos contratos de crédito regulados pelo (…)” DL 74-A/2017, de 23 de junho, “(…) bem como relativamente aos serviços assessórios que possam estar incluídos nesses contratos”.
O referido diploma reforça as disposições relativas à avaliação da capacidade do consumidor para reembolsar o crédito hipotecário e à garantia de que o mutuário e o fiador entenderam as características do crédito a celebrar e têm condições para ponderar e tomar uma decisão racional e consciente.
Neste âmbito, salienta-se, nomeadamente, o facto de a Diretiva n.o 2014/17/UE definir como imperativas as disposições relativas à prestação de informação pré- contratual através de formato normalizado da Ficha de Informação Normalizada Europeia (FINE) e ao cálculo da taxa anual de encargos efetiva global (TAEG).
Para o cumprimento destes objetivos, é necessário definir um conteúdo de formação aplicável aos trabalhadores e prestadores de serviços aos mutuantes – que garanta o cabal desempenho das suas funções, capacitando-os para o adequado esclarecimento dos consumidores –, o qual assume a natureza de certificação profissional
O desenvolvimento do curso está de acordo com os conteúdos mínimos fixados na Portaria no 385-C/2017, de 29 de dezembro, e em observância com a duração mínima prevista.
Objetivos
- Definir os conceitos básicos de finanças relacionados com o crédito.
- Identificar as principais características dos produtos de crédito destinados a consumidores, nomeadamente produtos de crédito hipotecário.
- Caracterizar as regras e o processo de aquisição de imóveis e de registo predial.
- Reconhecer os deveres a cumprir na relação com os consumidores na comercialização de produtos de crédito hipotecário e na sua vigência.
- Caracterizar os mecanismos existentes para prevenir e regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito.
Destinatários
Trabalhadores e prestadores de serviços que intervêm na elaboração, comercialização e celebração de contratos de crédito hipotecário e, bem assim, dos serviços acessórios habitualmente propostos em associação aos referidos contratos, de acordo com o disposto no DL n.o 74-A/2017, de 23 de junho.
Programa
1. Noções fundamentais de economia e finanças
2. Crédito em geral – caracterização e principais conceitos
3. Crédito hipotecário e aos consumidores – produtos
4. Deveres na comercialização de contratos de crédito hipotecário
5. Processo de aquisição de imóveis e registo predial
6. Deveres na vigência de contratos de crédito a clientes particulares
7. Deveres no acompanhamento do crédito a clientes particulares
Avaliação de Conhecimentos
Teste de avaliação presencial, após a conclusão da formação, com a duração de 1 hora.
Regulamento Geral de Proteção de Dados – Upgrade / e-Learning

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Formação Avançada

ENQUADRAMENTO:
Com a publicação do novo RGPD em 2018 todas as Instituições foram obrigadas a fazer prova de que os seus colaboradores tiveram uma ação de sensibilização em “Proteção de Dados”. Decorridos dois anos dessa data, foram introduzidas alterações e ajustamentos ao RGPD que carecem de uma formação complementar.
O IFB desenvolveu um novo curso de RGPD – UPGRADE no sentido de disponibilizar essa atualização a todos os interessados.
PROGRAMA:
- Princípios Relativos ao Tratamento de Dados Pessoais
- Fundamentos de Licitude
- Consentimento
- Proteção de Dados de Pessoas Falecidas
- Videovigilância
- Prazos de Conservação
- Segurança de Dados Pessoais
- Avaliações de Impacto (DPIA)
Duração: 1 hora
MIFID II – Giving Information on Financial Products / Giving Investment Advice / e-Learning

(Monthly new editions / Mensalmente novas edições)
MiFID II introduces knowledge and skills requirements for the financial intermediaries’ employees. To meet these requirements, the IFB has developed two training courses suitable for two different profiles: for employees who provide investment advisory services, and for employees who provide information to investors about financial products and investment services. These courses comply with the minimum content established by CMVM Regulation No. 3/2018.
The training courses are available for study in IFB’s e-learning platform.
The courses have several training modules. Each training module has an online test. To advance to the next module it is necessary to obtain a grade equal to or greater than 70%.
At the end of the e-learning training, a face-to-face knowledge certification Exam takes place. To obtain the certification, it is necessary that the exam score is equal to or greater than 70%.
A DMIF II introduz exigências ao nível dos conhecimentos e competências que os colaboradores dos intermediários financeiros devem deter. Neste sentido, e em conformidade com os conteúdos mínimos estabelecidos pelo Regulamento da CMVM n.º 3/2018 para os colaboradores que prestam serviços de consultoria para investimento ou dão informações a investidores sobre produtos financeiros e serviços de investimento, o IFB desenvolveu dois cursos adequados a cada um destes perfis.
A formação decorre em e-learning, na Plataforma do IFB.
Cada módulo integra um teste online, sendo a obtenção de 70% condição necessária para prosseguir no estudo, avançando para o módulo seguinte.
No final da formação em e-learning tem lugar um exame final presencial. Para a obtenção da certificação é necessário que a nota do exame seja igual ou superior a 70%.
The courses consist of the following modules:
Os cursos são compostos pelos seguintes módulos:
Total training hours / Total de horas de formação78,5 h*128,5 h*
PROFILE / PERFIL | ||
TRAINING MODULE / MÓDULO | Giving Information / Prestação de Informação |
Giving Investment Advice / Consultoria para Investimento |
Macroeconomics Fundamentals Fundamentos de Macroeconomia |
X | X |
Financial Markets Mercados Financeiros |
X | X |
Financial Intermediation A Intermediação Financeira |
X | X |
Rules of Conduct on the Distribution of Financial Instruments Normas de Conduta na Comercialização de Instrumentos Financeiros |
X | X |
Scope and Suitability Assessment of Investment Services and Products Âmbito e Análise da Adequação dos Serviços e Produtos de Investimento |
X | |
Market Abuse Prevenção de Abuso de Mercado |
X | X |
Anti-Money Laundering and Countering the Financing of Terrorism Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo na Intermediação Financeira |
X | X |
Financial Instruments and Products – I Instrumentos e Produtos Financeiros – I |
X | X |
Financial Instruments and Products – II Instrumentos e Produtos Financeiros – II |
X | X |
Financial Analysis and Impacts on Financial Products Análise Financeira e Impactos nos Produtos Financeiros |
X | X |
Investment Portfolio Management – I Gestão de Carteiras de Investimento – I |
X | |
Investment Portfolio Management – II Gestão de Carteiras de Investimento – II |
X | |
Sustainable Finance and MIFID II As Finanças Sustentáveis e a DMIF II |
X | X |
* It is assumed that the module on the Entity’s Duties of Conduct is provided by the Institution through specific training on the subject.
* Pressupõe-se que o módulo relativo aos Deveres de Conduta da Entidade é assegurado pela Instituição através de formação específica sobre o tema.
DMIF II – formação inicial – Prestação de Informação / Consultoria para Investimento / e-Learning

(Mensalmente novas edições / Monthly new editions)
A DMIF II introduz exigências ao nível dos conhecimentos e competências que os colaboradores dos intermediários financeiros devem deter. Neste sentido, e em conformidade com os conteúdos mínimos estabelecidos pelo Regulamento da CMVM n.º 3/2018 para os colaboradores que prestam serviços de consultoria para investimento ou dão informações a investidores sobre produtos financeiros e serviços de investimento, o IFB desenvolveu dois cursos adequados a cada um destes perfis.
A formação decorre em e-learning, na Plataforma do IFB.
Cada módulo integra um teste online, sendo a obtenção de 70% condição necessária para prosseguir no estudo, avançando para o módulo seguinte.
No final da formação em e-learning tem lugar um exame final presencial. Para a obtenção da certificação é necessário que a nota do exame seja igual ou superior a 70%.
MiFID II introduces knowledge and skills requirements for the financial intermediaries’ employees. To meet these requirements, the IFB has developed two training courses suitable for two different profiles: for employees who provide investment advisory services, and for employees who provide information to investors about financial products and investment services. These courses comply with the minimum content established by CMVM Regulation No. 3/2018.
The training courses are available for study in IFB’s e-learning platform.
The courses have several training modules. Each training module has an online test. To advance to the next module it is necessary to obtain a grade equal to or greater than 70%.
At the end of the e-learning training, a face-to-face knowledge certification Exam takes place. To obtain the certification, it is necessary that the exam score is equal to or greater than 70%.
Os cursos são compostos pelos seguintes módulos:
The courses consist of the following modules:
PERFIL / PROFILE | ||
MÓDULO/ TRAINING MODULE | Prestação de Informação / Giving Information |
Consultoria para Investimento / Giving Investment Advice |
Fundamentos de Macroeconomia Macroeconomics Fundamentals |
X | X |
Mercados Financeiros Financial Markets |
X | X |
A Intermediação Financeira Financial Intermediation |
X | X |
Normas de Conduta na Comercialização de Instrumentos Financeiros Rules of Conduct on the Distribution of Financial Instruments |
X | X |
Âmbito e Análise da Adequação dos Serviços e Produtos de Investimento Scope and Suitability Assessment of Investment Services and Products |
X | |
Prevenção de Abuso de Mercado Market Abuse |
X | X |
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo na Intermediação Financeira Anti-Money Laundering and Countering the Financing of Terrorism |
X | X |
Instrumentos e Produtos Financeiros – I Financial Instruments and Products – I |
X | X |
Instrumentos e Produtos Financeiros – II Financial Instruments and Products – II |
X | X |
Análise Financeira e Impactos nos Produtos Financeiros Financial Analysis and Impacts on Financial Products |
X | X |
Gestão de Carteiras de Investimento – I Investment Portfolio Management – I |
X | |
Gestão de Carteiras de Investimento – II Investment Portfolio Management – II |
||
As Finanças Sustentáveis e a DMIF II Sustainable Finance and MIFID II |
X | X |
Total de horas de formação / Total training hours | 78,5 h* | 128,5 h* |
* Pressupõe-se que o módulo relativo aos Deveres de Conduta da Entidade é assegurado pela Instituição através de formação específica sobre o tema.
* It is assumed that the module on the Entity’s Duties of Conduct is provided by the Institution through specific training on the subject.
Certificação em Comercialização de Crédito aos Consumidores / e-learning

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Inscrições Crédito

(e-Learning – quinzenalmente novas edições)
CONDIÇÃO DE ACESSO AO CURSO: Ter a escolaridade obrigatória de acordo com a legislação em vigor e como habilitação escolar mínima o 3.º ciclo, do ensino básico, completo (9.º ano de escolaridade).
O crédito aos consumidores assume grande importância para os respetivos mutuários, para a atividade bancária e para o sistema financeiro em geral, sendo fundamental potenciar o desenvolvimento de um mercado de crédito mais transparente e estável e, simultaneamente, eficiente e competitivo.
Enquadramento
Atendendo à relevância que o crédito aos consumidores assume importância, é essencial garantir a concessão responsável do crédito e a devida assistência aos consumidores, o que se visa conseguir através da certificação profissional das pessoas singulares e dos membros dos órgãos de administração das pessoas coletivas que pretendam prestar serviços de intermediação de crédito ou de consultoria relativamente a contratos de crédito celebrados com consumidores (não abrangidos pelo DL 74-A/2017, de 23 de junho).
São igualmente destinatários desta formação as pessoas singulares que pretendam exercer a função de responsável técnico pela atividade de intermediário de crédito.
Nos termos do DL 81-C/2017, de 7 de julho, para o cumprimento destes objetivos, é necessário definir um conteúdo de formação adicional, o qual abrange, nomeadamente, conhecimentos gerais sobre economia e finanças e específicos sobre crédito aos consumidores, com especial enfoque nos deveres a observar na comercialização e na vigência dos contratos.
Objetivos
- Definir os conceitos básicos de economia e finanças relacionados com o crédito.
- Identificar as principais características dos produtos de crédito, em particular dos produtos de crédito a consumidores.
- Identificar as características dos diferentes tipos de contratos de crédito aos consumidores.
- Reconhecer os deveres a cumprir no âmbito da comercialização de contratos de crédito aos consumidores.
- Identificar os deveres a cumprir na vigência de contratos de crédito aos consumidores.
- Caracterizar os mecanismos existentes para prevenir e regularizar situações de incumprimento de contratos de crédito.
Destinatários
Pessoas singulares e membros de órgão de administração das pessoas coletivas que pretendam prestar serviços de intermediação de crédito ou de consultoria relativamente a contratos de crédito celebrados com consumidores não abrangidos pelo DL n.o 74-A/2017, de 23 de junho, bem como pessoas singulares que pretendam exercer a função de responsável técnico pela atividade de intermediário de crédito (que não envolva contratos de crédito à habitação),nos termos do disposto no DL n.o 81-C/2017, de 7 de julho.
Programa
1. Noções fundamentais de economia e finanças
2. Crédito em geral – caracterização e principais conceitos
3. Crédito hipotecário e aos consumidores – produtos
4. Deveres na comercialização do crédito
5. Categorias de contratos de crédito aos consumidores
6. Deveres na vigência de contratos de crédito a clientes particulares
7. Deveres no acompanhamento do crédito a clientes particulares
Avaliação de Conhecimentos:
Teste de avaliação presencial, após a conclusão da formação, com a duração de 1 hora.
Certificação em Intermediação de Crédito / e-Learning

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Inscrições Crédito

Pela importância que a intermediação de crédito assume para os consumidores, para o sistema bancário e para o sistema financeiro em geral, torna-se fundamental regular a atividade, potenciando o seu desenvolvimento de forma sustentada, bem como o crescimento de um mercado de crédito mais transparente e estável e, simultaneamente, eficiente e competitivo.
Enquadramento
Pela importância que a intermediação de crédito assume, o DL 81-C/2017, de 7 de julho, estabeleceu as condições de acesso à atividade de intermediário de crédito, definindo como condição a certificação profissional das pessoas singulares e dos membros dos órgãos de administração das pessoas coletivas que pretendam obter autorização para o exercício da referida atividade.
São igualmente destinatários desta formação as pessoas singulares que pretendam exercer a função de responsável técnico pela atividade de intermediário de crédito.
De modo a assegurar o cumprimento destes objetivos, é necessário definir um conteúdo de formação que, nomeadamente, transmita conhecimentos gerais sobre a atividade do intermediário de crédito e específicos sobre o acesso e o exercício da atividade, bem como relativos à prestação de serviços de consultoria em relação a contratos de crédito, à gestão de reclamações e de litígios.
Objetivos
- Caracterizar o âmbito da atividade de intermediário de crédito e os vários tipos de intermediários de crédito.
- Identificar os requisitos gerais e específicos de acesso à atividade de intermediário de crédito.
- Reconhecer as regras aplicáveis à prestação de serviços de intermediação de crédito e de consultoria relativamente a contratos de crédito.
- Caracterizar os procedimentos de reclamação e de resolução alternativa de litígios.
Destinatários
Pessoas que exercem ou pretendem exercer a atividade de intermediário de crédito e de prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito, de acordo com o disposto no DL n.o 81-C/2017, de 7 de julho e da Portaria n.o 385-B/2017, de 29 de dezembro.
Programa
- Noções Gerais sobre a atividade de intermediário de crédito
- Requisitos de acesso à atividade de intermediário de crédito
- Regras relativas ao exercício da atividade de intermediário de crédito
- Regras aplicáveis à prestação de serviços de consultoria relativamente a contratos de crédito
- Procedimentos de reclamação e de resolução alternativa de litígios
Avaliação de Conhecimentos
Teste de avaliação presencial, após a conclusão da formação, com a duração de 1 hora.
DMIF II – formação de atualização – Temas do Regulamento CMVM n.º 3/2018 / e-Learning

• Curso para o perfil de Prestação de Informação
• Curso para o perfil de Consultoria para Investimento
(Mensalmente novas edições)
Com o objetivo de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros atualizar de forma transversal os conteúdos essenciais de formação, no âmbito da DMIF II, o IFB desenvolveu um curso ajustado ao perfil de Prestação de Informação e outro ajustado ao perfil de Consultoria para Investimento.
Estes cursos abrangem os diversos requisitos expressos no Regulamento da CMVM n.º 3/2018 (com as alterações introduzidas pelo Regulamento da CMVM n.º 6/2022), permitindo assim uma atualização abrangente de conhecimentos.
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
Os Itinerários Formativos são compostos pelos seguintes módulos:
PERFIL |
||
MÓDULOS | Prestação de Informação (8 módulos) Tempo estimado de autoestudo |
Consultoria para Investimento (10 módulos) Tempo estimado de autoestudo |
Noções Básicas de Macroeconomia | 2h30 | 2h30 |
Mercados Financeiros | 2h00 | 2h00 |
Atividade de intermediação Financeira e Serviços de Investimento | 2h00 | 2h00 |
Ética e Conduta na Comercialização de Instrumentos Financeiros | 2h00 | 2h00 |
Instrumentos e Produtos Financeiros | 2h30 | 2h30 |
Crimes de Mercado e Medidas Preventivas, de Controlo e de Mitigação | 1h30 | 1h30 |
Prevenção do Branqueamento de Capitais e do Financiamento do Terrorismo na Intermediação Financeira: Regulamento da CMVM n.º 2/2020 | 3h00 | 3h00 |
Noções Básicas das Funções de Controlo e a sua Relevância no Processo de Comercialização | 1h30 | 1h30 |
Dever de Adequação | — | 1h00 |
Teoria de Gestão de Carteiras | — | 2h00 |
Total de horas de formação | 17 horas | 20 horas |
AVALIAÇÃO:
Cada módulo integra um teste de avaliação online. O sucesso está condicionado à obtenção de uma nota igual ou superior a 70%.
Cada teste tem associado um máximo de três tentativas, ficando registada a melhor classificação obtida.
Formação Avançada em Compliance

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Formação Avançada

DESTINATÁRIOS
Técnicos e quadros médios ou superiores do sector financeiro que pretendam vir a exercer funções neste âmbito e todos os colaboradores que desenvolvam atividades sujeitas a Compliance.
PROGRAMA
Controlo Interno (12 horas)
1. A importância do Sistema de Controlo Interno;
2. Normas e orientações regulamentares;
3. O Sistema de Controlo Interno (componentes, responsabilidades e organização);
4. Funções Chave do Controlo Interno;
5. Responsabilidades do Órgão de Administração;
6. Limitações do Sistema de Controlo Interno;
7. Atividades de Controlo;
8. Deficiências de Controlo Interno;
9. Supervisão e Reporte;
10. O modelo das três (quatro) linhas de defesa.
Corporate Governance (8 horas)
1. Fundamentos de corporate governance;
2. Critérios de Adequação;
3. Remuneração;
4. Evolução da corporate governance.
Gestão de Compliance (12 horas)
1. Definição e conceitos de Compliance;
2. Normas de gestão de Compliance;
3. Sistema de Gestão de Compliance nas Organizações – ISO 37301;
4. Responsabilidade de Entes Coletivos – Código Penal Artigo 11.º, nº. 6;
5. Auditoria de Compliance.
Prevenção do Abuso de Mercado (9 horas)
1. Enquadramento
2. Âmbito de Aplicação
3. Abuso de Informação Privilegiada
4. Manipulação de Mercado
5. Comunicação de Operações Suspeitas
6. Denúncia de Infrações
Prevenção do Branqueamento de Capitais e do Financiamento ao Terrorismo (15 horas)
1. Enquadramento;
2. Principais conceitos;
3. Atual quadro legal e regulamentar;
4. Deveres das entidades financeiras;
5. Conhecimento do cliente;
6. Política de aceitação de clientes, scorings de aceitação e monitorização;
7. Banca de correspondentes e monitorização de contrapartes;
8. Sistemas de Filtragem: sancionados e PEP’s;
9. Tipologias, casos práticos e monitorização de operações;
10. Consequências do não cumprimento dos deveres.
Regulação e Supervisão (12 horas)
1. Regulação do sistema financeiro;
2. Estabilidade financeira;
3. Supervisão comportamental;
4. Supervisão prudencial.
DURAÇÃO: 68 horas
HORÁRIO: preferencialmente 2as e 4as feiras, das 17h00 às 20h00
LOCAL: Formação online por videoconferência
A Formação Avançada em Compliance foi concebida para poder ser frequentada de forma sequencial e integral ou através da frequência isolada de Módulos.
Programa de Formação para Alta Direção

…em resposta às exigências para o desempenho de funções de enquadramento em instituições do sector financeiro, em particular nos domínios da Regulação e dos Modelos de Corporate Governance.
OBJETIVOS:
Caracterizar o enquadramento global da atividade bancária; Apresentar as perspetivas atuais sobre o quadro regulamentar e os instrumentos de supervisão nas vertentes prudencial e comportamental, tanto a nível nacional como europeu.
DESTINATÁRIOS:
Administradores, Diretores de 1ª Linha e Titulares de Funções Essenciais.
PROGRAMA
Consultar Folheto Informativo
Possibilidade de Frequência de MÓDULOS ISOLADOS.
HORÁRIO: Formação Online através de Videoconferência | 3ª e 5ª feira 17h00-20h00
Modern Governance in Banking | Programa de Formação para Alta Direção

OBJETIVOS
Caracterizar o enquadramento global da atividade bancária; Apresentar as perspetivas atuais sobre o quadro regulamentar e os instrumentos de supervisão nas vertentes prudencial e comportamental, tanto a nível nacional como europeu.
DESTINATÁRIOS
Administradores, Diretores de 1ª Linha e Titulares de Funções Essenciais.
NESTE MÓDULO…
- Desafios Modernos ao Governo das Sociedades;
- Critérios de Adequação Individual e Coletiva – EBA/Fit and proper;
- Deveres e Responsabilidades dos Membros Executivos e Não Executivos;
- As funções do Administrador Não Executivo;
- O perfil de Liderança para o Administrador Não Executivo (qualificações, estilos pessoais e papéis a desempenhar);
- O impacto da Liderança do Administrador Não Executivo
DOCENTE: António Neto da Silva
Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Atualização para Entidades Supervisionadas pela ASAE / Formação Online por Videoconferência

Sabe quais foram as principais alterações introduzidas pelo Regulamento da ASAE n.º 1191/2022, de 26 de dezembro e respetivo Guia de Orientação, bem como pela Lei n.º 99-A/2021, de 31 de dezembro?
E conhece quais as implicações nos procedimentos internos da sua atividade?
Aproveite para consolidar os seus conhecimentos e cumprir a obrigatoriedade de atualização da formação específica sobre este tema.
ENQUADRAMENTO
Os colaboradores das diversas entidades sujeitas à supervisão da ASAE, cujas funções sejam relevantes para efeitos da prevenção e combate do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo têm que, periodicamente, ter formação específica e atualizada neste âmbito.
Ciente desta realidade, o Instituto de Formação Bancária desenvolveu um programa formativo que permite aos colaboradores atualizarem os conhecimentos que permitirão efetivamente prevenir o branqueamento de capitais e de financiamento do terrorismo.
OBJETIVOS
O curso pretende dotar os participantes com conhecimentos sobre:
- Principais alterações decorrentes do atual enquadramento jurídico;
- Métodos e mecanismos para autoconhecimento do risco associado à atividade que exerce;
- Operações utilizadas para o branqueamento de capitais e para o financiamento do terrorismo no sector não financeiro, de acordo com as informações emanadas pelas autoridades judiciárias e policiais bem como pela ASAE;
- Impacto das alterações da Lei n.º 58/2020 nos deveres e procedimentos previstos na Lei n.º 83/2017 e nos Regulamentos da ASAE n.º 314/2018 e n.º 686/2019;
- Impacto das alterações introduzidas pela Lei n.º 99-A/2021 nos deveres e procedimentos previstos na Lei n.º 83/2017 e nos Regulamentos da ASAE n.º 1191/2022 e n.º 686/2019, Registo de Prestadores de Serviços a Sociedades e o Atual Guia de Orientação;
- Procedimentos no tratamento de dados pessoais neste âmbito;
- Consequências do não cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.
DESTINATÁRIOS
Responsáveis por áreas como atendimento ao público e promoção de negócios, angariadores ou comerciais, bem como os respetivos dirigentes de prestadores de serviços a sociedades, a outras pessoas coletivas ou a centros de interesses coletivos sem personalidade jurídica, profissionais que intervenham em operações de alienação e aquisição de direitos sobre praticantes de atividades desportivas profissionais, operadores económicos que exerçam atividades leiloeira, de importação e exportação de diamantes em bruto, de transporte, guarda, tratamento e distribuição de fundos e valores, bem como diversos comerciantes que transacionem bens de elevado valor ou prestem serviços, prestamistas, entidades gestoras de plataformas de financiamento colaborativo nas modalidades de donativo ou com recompensa e organizações sem fins lucrativos.
PROGRAMA
1. Principais Alterações Decorrentes do Atual Enquadramento Jurídico – Evolução Legislativa e os Regulamentos da ASAE n.º 1191/2022 e n.º 686/2019, Registo de Prestadores de Serviços a Sociedades e o Atual Guia de Orientação
2. Autoconhecimento do Risco – Boas Práticas
3. Sinais de Alerta e Tipologias Associadas ao Branqueamento e ao Financiamento do Terrorismo
4. Casos Práticos e Procedimentos Operacionais para Cumprimento dos Deveres
6. Tratamento de Dados Pessoais
5. Consequências do Não Cumprimento dos Deveres
DURAÇÃO: 4 horas
IFRS 9

Outra das áreas contabilísticas basilares que sofre alterações com este normativo é a classificação e mensuração de ativos, com alteração de conceitos e consequentemente da estrutura dos balanços.
Também ao nível da contabilidade de derivados e da contabilidade de cobertura (hedge-accounting) existem mudanças significativas e novos princípios.
OBJETIVOS
Com esta formação pretende-se dotar os formandos de instrumentos analíticos para a tomada de decisão, transmitindo conhecimentos que permitam:
- Identificar as principais alterações introduzidas pelo IFRS 9 nas áreas de:
− Imparidade;
− Classificação de Ativos;
− Contabilização de Derivados e Contabilidades de Cobertura.
- Compreender o novo modelo de perdas esperadas para apuramento da imparidade;
- Conhecer os novos critérios para classificação de ativos e passivos, incluindo a análise dos modelos de negócio;
- Analisar o novo alinhamento entre a contabilidade e a gestão de risco na área dos derivados;
- Analisar o impacto da Pandemia da Covid-19 na contabilidade realizada segundo o IFRS 9.
DESTINATÁRIOS:
Esta formação destina-se a profissionais das áreas de contabilidade, controlo de gestão, risco, áreas financeiras, organização e outros que tenham atividades conexas com a contabilidade ou com o apuramento de imparidade.
Destina-se também a todos os profissionais de outras áreas que pretendam ter mais conhecimento sobre esta matéria.
PROGRAMA
1. IFRS 9 – Introdução e Enquadramento
2. Ativos Financeiros – Classificação
- Modelo de Negócio
- Características do Instrumento Financeiro – SPPI
3. Mensuração de Ativos
4. Imparidade de Crédito
5. Contabilidade de Cobertura
- Derivados
- Cobertura de Justo Valor, de Cash-Flows e de Investimento Líquido
6. A Covid 19 e o IFRS 9
7. Conclusão
FORMADOR:
João Senos Gonçalves – É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É ainda certificado em Sustentabilidade e Risco Climático pelo GARP (Global Association of Risk Professionals). Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco, desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro. Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca. Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-over para as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II.
DURAÇÃO: 10h30
HORÁRIO: 09h00-12h30
LOCAL:
Formação Online por Videoconferência
ou
Avenida Barbosa du Bocage, 87, r/c – Lisboa
Nota: Na inscrição, por favor, manifeste a sua preferência pela modalidade de formação através da qual pretende participar. A realização do curso e a possibilidade de ser presencial ficam sujeitas a confirmação do IFB.
Direito Bancário / Formação Online por Videoconferência

E quem é o responsável pelo pagamento de um contrato de crédito titulado apenas por um dos cônjuges?
Será que um gerente pode, por si só, contratar um financiamento em nome da empresa?
Qual a diferença entre contrato de mútuo, de abertura de crédito e de facilidade de descoberto?
Ter um fiador ou um avalista na operação de crédito tem, para o Banco credor, exatamente o mesmo impacto? E posso dizer ao cliente o motivo da não aceitação do crédito que solicitou?
Qual é a diferença entre um PER, um PEAP e a insolvência?
A resposta a esta e outras questões será abordada no decorrer deste Curso.
ENQUADRAMENTO
Neste Curso abordaremos, de forma transversal, as operações e serviços bancários mais relevantes, explicando tanto os conceitos como os procedimentos e enquadrando-os nas melhores práticas.
Serão analisados, entre outros aspetos:
- A classificação dos clientes bancários e os aspetos mais relevantes a ter em consideração na celebração de contratos bancários, de operações do passivo e do ativo;
- Os regimes de bens no casamento e a responsabilidade pelas dívidas dos cônjuges;
- Quem pode representar uma sociedade nos diversos contratos bancários e como deve ser salvaguardada a posição do Banco enquanto credor;
- A caracterização de alguns dos principais contratos bancários, bem como das garantias do crédito bancário;
- A abordagem dos principais aspetos na recuperação de crédito pré-judicial e judicial;
- As normas sobre o sigilo bancário.
DESTINATÁRIOS:
Auditores, Compliance, Gerentes, Subgerentes e quadros médios das Áreas Comerciais e dos Departamentos de Crédito e Garantias.
PROGRAMA
1. Enquadramento
- Direito Bancário – Caracterização e Fontes de Direito
2. Principais Conceitos sobre Clientes Bancários
- Personalidade e Capacidade Jurídica
- Regimes de Bens no Casamento e Responsabilidade pelo Pagamento das Dívidas dos Cônjuges
- Pessoas Coletivas como Clientes Bancários – Caracterização, Distinção e Representação
3. Enquadramento Jurídico da Atividade Bancária
- Principais Operações e Contratos Bancários
- Garantias do Crédito Bancário
- Processo Pré-Judicial e Judicial – Conceitos sobre Pré-Contencioso e Contencioso Bancário na Recuperação do Crédito
- Deveres de Informação e Assistência
4. Sigilo Bancário
- Regra e Exceções em Portugal
DURAÇÃO: 14 horas (4 sessões de 3,5 horas)
HORÁRIO: 09h00 – 12h30