Na esfera da sua atividade, o IFB desenvolve uma diversidade de projetos internacionais, tanto no âmbito das organizações multilaterais de que é membro, como em resultado de relacionamento bilateral com entidades estrangeiras, nomeadamente com institutos homólogos.
Têm grande destaque as atividades desenvolvidas no âmbito da EBTN, associação de que o IFB foi cofundador e presidente no primeiro mandato (1991-1993), e vice-presidente de 2005 a 2007, integrando de 2007 a 2012, o seu Executive Committee. A colaboração com a EBTN tem permitido ao IFB, incorporando o ISGB, não só um intercâmbio técnico forte e útil como também a participação em importantes projetos de desenvolvimento técnico-pedagógico de natureza multilateral, financiados pela iniciativa europeia Leonardo da Vinci (LdV) e Comenius.
Fruto do seu envolvimento nestes projetos, o IFB foi distinguido pela EBTN com a atribuição do Quality Award 2008.
A atividade do IFB na Europa tem sido desenvolvida em duas categorias de projetos:
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Investigação Técnico-Pedagógica
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Consultoria e transferência de Know-how
PRINCIPAIS PROJECTOS INTERNACIONAIS DE INVESTIGAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
(apresentados por ordem cronológica de ocorrência):
Data | Denominação | Tema |
1992 1994 | Bankskill | Levantamento de necessidades de formação e implementação de programas em Itália, Grécia e Portugal. |
1994 | Survey on Existing Approaches to Banking Education in the Twelve EU States | Estudo coordenado pelo IFB e no qual participaram o Chartered Institute of Bankers (Londres) e o Centre de Formation pour la Profession Bancaire (Paris) e que envolveu as principais instituições de formação nos então 12 Estados- membros da União Europeia, sendo a informação recolhida, sobretudo, via entrevistas, quer em bancos, quer nos institutos de formação dos países intervenientes. |
1995 1996 | Eurobank |
Desenvolvimento de um jogo de simulação bancária, na perspetiva da passagem à moeda única e da harmonização das legislações bancárias europeias
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1996 1998 | European Education Teleports | Aumentar o apoio aos formandos do ED, com recurso à Telemática. |
1997 | Learning Banking | Envolvendo 16 bancos de quatro países, visou: identificar as estruturas e características dos departamentos de formação, a dimensão dos seus ambientes e as novas competências requeridas no sector. |
1997 1998 | Carta de Competências Europeia | Desenvolver um suporte informático para avaliação e validação de conhecimentos e competências na área bancária, efetuando, também, o diagnóstico de necessidades de formação. |
1999 2000 | LABS – Learning Agent in the Banking Sector | Desenvolver o estudo e análise das práticas inovadoras existentes no sector bancário e financeiro, ao nível da formação e dos recursos humanos. |
2000 2002 | Lobster - Learning Organization in Banking Sector in Europe |
Organizações Aprendentes (Learning Organization): recolha, consolidação e difusão das melhores práticas.
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2001 2003 | EFCB - European Foundation Certification in Banking | Desenho de uma certificação europeia de conhecimentos, de nível elementar, respeitante a matérias bancárias e financeiras para o sector bancário. |
2006 2008 | – Certification & accreditation System for Financial Services Sector, Education and Training | Desenho de diferentes qualificações e certificações europeias para o sector dos serviços financeiros. |
2007 2008 | Eurobanqua – European Banking Network for Quality Assurance | Certificação da qualidade (VET) no sector bancário e financeiro. |
2007 2008 | Qualobster – Quality Assurance in Learning Organization in the Banking and Financial Sector in Europe |
Certificação da qualidade nas Learning Organizations. |
2008 2009 | €qualifise – European Qualifications Assurance League in Financial Services | Qualificações europeias nos serviços financeiros. |
2008 2010 | Quadultrainers – Towards a European Qualification Prototype for Adult Trainers | Desenho de duas qualificações europeias para a formação de formadores de adultos ou de gestores de formação. |
2009 2011 | BIF – BANKING & INSURANCE & FINANCIAL NETWORK - Promoting Recognition of Learning Outcomes through ECVET System | Desenvolvimento de princípios e metodologias comuns para a atribuição de créditos ECVET às qualificações do sector financeiro. |
2010 2011 | FIRST – Financial Services EQF Translators in EU |
Desenvolvimento de um tradutor dos níveis do EQF- European Qualification Framework, para o sector financeiro. |
2010 2012 | EFEP – European Financial Education Partnership | Incentivar e melhorar as iniciativas no âmbito da literacia financeira no ensino secundário, nos diferentes países europeus. |
2013 | JABEM |
Jovens da Formação em Alternância na Banca em mobilidade.
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2012 2014 | QUADRO – Quality Development Roadmap for Training in the Financial Sector | Desenvolvimento de uma matriz de qualidade na formação para o sector financeiro Europeu. |
2013 2015 | Triple E - FSS European Network for Triple E Qualification | Desenho de qualificações em conformidade com as orientações europeias, nomeadamente o quadro europeu de qualificações, a atribuição de créditos ECVET e os standards para a qualidade da formação. |
2013 2015 | QUALES - Quality Assurance in the Financial Services Sector VET Systems | Garantia da qualidade em instituições de formação dirigidas ao sector financeiro. |
2013 2015 | SME-QUAL - SMEs Qualification Handbook | Criação de uma qualificação de âmbito europeu, sustentada pelo quadro europeu de qualificações (EQF) e caracterizada pela atribuição de créditos ECVET. |
Breve descrição dos projectos:
CONSULTORIA E TRANSFERÊNCIA DE KNOW-HOW
Bankskill – Projeto criado no âmbito do programa Force da UE, e em que participaram bancos italianos, gregos e portugueses. A coordenação do projeto foi da Associação Italiana de Bancos e a participação dos bancos portugueses foi coordenada pelo IFB. O objetivo deste projeto foi efetuar um levantamento de necessidades de formação e implementação de programas nos respetivos países intervenientes.
Eurobank – Projeto criado no âmbito do programa Leonardo da Vinci em que o IFB teve como parceiros os institutos homólogos da Itália, França e Luxemburgo. Este projeto teve como objetivo desenvolver um jogo de simulação bancária, na perspetiva da passagem à moeda única e harmonização das legislações bancárias europeias.
European Education Teleports – Este projeto financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Telematics Aplications, destinou-se a aumentar o apoio aos formandos do ED, com recurso à Telemática (conjugação da informática com as telecomunicações) beneficiando do seu efeito potenciador. Foi liderado pela empresa italiana TRAINET e teve como parceiros os seguintes países: Portugal, Itália, Irlanda, Espanha e Finlândia. Em Portugal para além do IFB, participaram o CET, a COPRAI, o FUNDETEC, a TDC e a Universidade Aberta.
Carta de Competências Europeia – Com o financiamento do Programa Leonardo da Vinci, o IFB participou em conjunto com o CFPB (França), a Bankakademie (Alemanha), o IFBL (Luxemburgo) e as Universidades de Toulouse e de Bundeswehr, neste projeto de investigação que teve como objetivo desenvolver um suporte informático que permita realizar a avaliação e validação de conhecimentos e competências na área bancária e efetuar, também, o diagnóstico de necessidades de formação.
LABS – Learning Agent in the Banking Sector - Este projeto teve como objetivo desenvolver o estudo e análise das práticas inovadoras existentes no sector bancário e financeiro, ao nível da formação e dos recursos humanos. Para além do IFB participaram neste projeto instituições da Itália, Espanha, Hungria e Grécia.
Lobster – Este projeto teve como objetivo recolher, consolidar e difundir as melhores práticas na implementação da abordagem Learning Organization no sector bancário europeu, nomeadamente, tendo em atenção o papel facilitador das ICT. Para além do IFB participaram neste projeto a Scienter (Itália), a Rolnet (Roménia), a Helsinky Univ. Tecnhology (Finlândia) e a HBA Training Center (Grécia).
EFCB – A European Foundation Certification in Banking é uma certificação europeia que pretende abarcar os conhecimentos basilares na área dos serviços bancários.
CERTIFIED – Certification & Accreditation System for Financial Services Sector, projeto criado com o objetivo de desenvolver um sistema de acreditação, identificando competências-chave (Compliance Officer, Branch Management e Costumer Relationship Management) do Sector Financeiro e criando um sistema de certificação de competências que correspondam aos níveis 4 e 5 do European Qualifications Framework (EQF).
EUROBANQUA – European Banking Network for Quality Assurance, foi um projeto que procurou recolher boas práticas de formação no Sector Bancário e Financeiro europeu, nomeadamente na identificação de sistemas de garantia da qualidade (Plan-Do-Check-Act) do ciclo de formação.
QUABLOBSTER – Learning Organisation in the Banking Sector in Europe, cujo objetivo foi a produção de um conjunto de ferramentas que, introduzindo critérios de qualidade e de gestão da diversidade, permitam a uma organização identificar o seu estado de desenvolvimento relativamente ao conceito de Learning Organisation.
€QUALIFISE - European Assurance League in Financial Services, que teve como objetivo desenvolver uma metodologia que permita efetuar a ligação entre o sistema EQF (European Qualifications Framework) e as qualificações do Sector Financeiro. A metodologia proposta permite analisar cada qualificação em termos de Knowledge-Skills-Competence e atribuir um nível EQF adequado.
QuAdulTrainers - Towards a European Qualification Prototype for Adult Trainers, projecto que visa o aumento do reconhecimento profissional e social dos formadores de adultos através do desenvolvimento do European Qualification System for Adult Trainers.
BIF - Banking & Insurance & Financial Network - Promoting Recognition of Learning Outcomes through ECVET System, projeto cujo objetivo é desenvolver uma metodologia comum para atribuição de créditos ECVET às qualificações do Sector Bancário e Financeiro, através do desenvolvimento de um conjunto de ferramentas. Pretende abrir caminho ao desenho de uma nova geração de qualificações, descritas em termos de resultados da aprendizagem, e aceites em todo o espaço europeu.
FIRST – este projeto tem como objetivo aplicar o sistema EQF ao Sector Financeiro, procurando promover este modelo como uma referencia para o desenho de um quadro de competências adequadas ao sector financeiro.
O projecto FIRST apresenta um tradutor de EQF que introduz uma versão dos descritores feita à medida das competências exigidas no sector financeiro europeu.
Este projeto decorreu de 2010 a 2011 e teve como parceiros: EBTN, WIB (Polónia), Scienter (Itália), HWR-Universidade de Berlin (Alemanha), Chartered Banker (Escócia), IFS & Malta Qualification Council, (Malta), IFB (Portugal), IBR-RBI (Roménia).
Este projeto realçou a importância da "educação económica e financeira" ao nível do ensino secundário, e visou conceber um modelo de coordenação das atividades de educação financeira a nível dos diferentes países e melhorar a qualidade dos materiais de suporte às ações de literacia financeira, bem como a sua disseminação junto de professores e outros agentes educativos. O projeto EFEP foi desenvolvido no âmbito de um consórcio de 11 instituições de diversos países Europeus. O IFB integrou o consórcio como relay partner, tendo como papel principal disseminar os resultados do projeto.
Projeto QUADRO – Quality Development Roadmap for Training in the Financial Sector, pretendeu criar uma matriz de qualidade, a nível europeu, na formação para o sector financeiro.
Para além do Instituto, como entidade contratante, a parceria QUADRO reúne outras 7 instituições de vários países: Effebi (Itália); Scienter (Espanha), Universidade de Sofia (Bulgária), Berlim School of Economics and Law (Alemanha), Mediterran Bank Network (Malta); Institute of Banking Education (Eslováquia), EBTN (Bruxelas).
A brochura produzida pelo consórcio para disseminação das atividades está disponível aqui.
Triple E - FSS European Network for Triple E Qualification - Projeto que tem como objetivo contribuir para o desenho de qualificações em conformidade com as orientações europeias, nomeadamente o quadro europeu de qualificações, a atribuição de créditos ECVET e os standards para a qualidade da formação.
Projeto de transferência de inovação no âmbito da garantia da qualidade, de uma das instituições parceiras – NIBE (Holanda) – reconhecida como uma boa prática neste domínio para quatro outros países da parceria: Eslováquia, Itália, Portugal e Roménia.
Projeto de desenvolvimento de um manual com linhas orientadoras para o desenho de qualificações dirigidas às pequenas e médias empresas, que tenham a atribuição de créditos ECVET. No âmbito do projeto será desenvolvida uma qualificação Human Resources Professional.
Breve descrição dos projectos:
NO ÂMBITO DA SUA ACTIVIDADE INTERNACIONAL O IFB DESENVOLVEU PROJECTOS DE CONSULTORIA NOS SEGUINTES PAÍSES
(apresentados por ordem cronológica de ocorrência):
Hungria
Em 1992, através de uma missão organizada pela União Europeia, o IFB fez um levantamento de necessidades do sistema bancário húngaro e aferiu a possibilidade de implementação de um curso de formação bancária através do ensino à distância. Posteriormente, em 1994-1995, o IFB exerceu serviços de consultadoria com o ITCB (International Training Centre for Bankers), no âmbito de um projeto de formação a distância para gestores bancários de nível intermédio.
Estónia
Em 1994 e 1995, o IFB trabalhou na Estónia ao nível da conceção, desenvolvimento e implementação de um curso de formação bancária para gestores, usando a metodologia do ensino a distância, trabalhando em colaboração direta com a Associação de Bancos daquele país. Este envolvimento concretizou-se no apoio pedagógico à elaboração dos conteúdos programáticos e na supervisão da criação de todas as infraestruturas necessárias à gestão de um curso de ensino à distância.
República Checa
Entre 1995 e 2000, o IFB cooperou com o Instituto Bancário de Praga, no desenvolvimento de um curso de formação bancária a distância para gestores. O trabalho do IFB consistiu na assistência técnica e pedagógica necessária à criação dos conteúdos dos materiais escritos, à estruturação das bases de apoio necessárias à implementação do curso e à formação de toda a equipa local.
Em Janeiro de 2004, um consórcio liderado pelo Instituto de Formação Bancária venceu o concurso internacional, relativo à execução do projeto Implementation of EU Payment System Standards, lançado em 2003, pelo Ministério das Finanças da República Checa e financiado pela União Europeia. No âmbito deste projeto o IFB desenvolveu os cursos e respetivos material pedagógicos de apoio, (manual e CD-ROM), bem como a própria formação em sala.
República Eslovaca
Os trabalhos na Eslováquia decorreram entre 1995 e 2000, centrando-se na formação de chefias intermédias bancárias utilizando o ensino a distância.
Neste âmbito o IFB assumiu a responsabilidade técnica por conteúdos programáticos, a formação pedagógica da equipa local e o apoio à criação das infraestruturas necessárias, teve, ainda, a responsabilidade de coordenar o consórcio internacional responsável pelos projetos financiados pela União Europeia.
Bulgária
Neste país, a colaboração estabeleceu-se fundamentalmente através da organização de seminários e workshops, desenhados em função das necessidades dos bancos recetores.
É de salientar o projeto financiado pela União Europeia sob o título In-House Training Programme for the Commercial Banks, no qual o IFB foi responsável por vários workshops em diversas cidades deste País.
Polónia
A cooperação com a Polónia iniciou-se em 1993, altura em que o IFB tomou parte numa missão internacional a este país, apresentando um trabalho sobre métodos de ensino a distância aplicados à comunidade bancária.
A atividade do IFB com este país, traduziu-se na organização de seminários, atividades de consultadoria e visitas de gestores de topo do sector financeiro polaco a Portugal, com o objetivo de contactarem de perto com a realidade portuguesa, considerada nos anos 90, um interessante caso de estudo para os países da Europa de Leste, em geral, e para a Polónia, em particular.
Rússia
Na Rússia, o IFB atuou como um facilitador no estabelecimento de pontes entre o nosso sector bancário e o russo. Exemplo disso, foi o protocolo de cooperação assinado entre o IFB e a Moscow Finance Academy (inicio dos anos 90) através do qual novas oportunidades de cooperação tangível começaram a ser desenhadas. O Instituto de Formação Bancária teve, ainda, um papel determinante na criação do International Finance and Banking School of Moscow, em 1992.