Comunicação na Empresa e Relacionamento Interpessoal
ENQUADRAMENTO
A Comunicação está no centro da atividade da empresa. É na empresa que ocorrem múltiplas relações interpessoais de carácter formal e informal. A saúde das relações estabelecidas no seio desta resulta de uma Comunicação mais ou menos eficaz entre pares. São estas relações que determinam o potencial de uma equipa que se pretenderá coesa e forte, capaz de fazer face às mudanças do meio envolvente. Por consequência, são estas relações que ocorrem dentro do Grupo que suportam uma Comunicação externa coerente e credível aos olhos dos Clientes e que determinam o sucesso da Empresa.
Saber Comunicar torna-se assim um imperativo para qualquer profissional, que através desta competência vê maximizado o seu potencial de relacionamento interpessoal e de argumentação perante os diferentes públicos (externo e interno) com que tem de lidar, como através dela consegue facilmente prevenir o Conflito ou resolvê-lo de forma positiva quando ele acontece.
Pretende-se assim com esta formação dotar os formandos dos instrumentos que lhe permitam identificar e corrigir os comportamentos dificultadores de uma Comunicação Eficaz bem como identificar e adotar os comportamentos facilitadores, imprescindíveis no quotidiano de qualquer Equipa.
DESTINATÁRIOS
Profissionais que desempenham atividades técnicas e/ou comerciais e que no exercício da sua função necessitam de desenvolver competências ao nível da comunicação.
OBJETIVOS
Com este Curso pretende-se proporcionar aos participantes a aquisição de um conjunto de conhecimentos e de técnicas, no âmbito da comunicação e do relacionamento interpessoal, que lhes permitam adotar um comportamento eficaz na relação com colegas e clientes.
PROGRAMA
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A Empresa como Universo de Comunicação
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Os diferentes níveis da comunicação: interpessoal, interna e externa
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A Comunicação formal e informal
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Compreender o comportamento humano: a influência de factores internos e externos ao indivíduo na forma como comunica
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O Processo Comunicacional
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Obstáculos e Constrangimentos à Comunicação
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Melhorar as Competências de Comunicação
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Autodiagnóstico do Estilo de Comunicação Individual
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Noções sobre Assertividade
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Técnicas e Atitudes de Comunicação
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Causas do Conflito
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Consequências do Conflito
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Cooperação vs Competição entre equipas
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Estratégias de Prevenção e Controlo