Já há acordo final para troca de informações bancárias entre a Suíça e os restantes países da OCDE. É o fim do mais famoso segredo bancário.
Saiba mais na noticia completa publicada no Expresso edição diária digital aqui.
O IFB organiza com o apoio e docência de Nuno Sampayo Ribeiro o Workshop FATCA, Common Reporting Standard, as Novas Diretivas da UE e as “Listas Anti Paraísos-Fiscais” no qual serão examinados os impactos de medidas como as noticiadas, os novos regimes de troca automática de informações fiscais e as “retaliações” aos centros financeiros que operam em jurisdições que não cumprem os padrões internacionais. Estes desenvolvimentos articulam-se numa lógica de vasos comunicantes com as iniciativas internacionais destinadas a promover a estabilidade e a integridade nos mercados, em especial a luta contra os fluxos financeiros ilícitos, com ênfase crescente na identificação do “who owns what”, e com as iniciativas destinadas a criar condições de crescimento em África.
Devido a tudo isto, afirma-se a uma velocidade vertiginosa uma mudança de enquadramento institucional que desencadeia novas condições de mercado, marcadas, nesta fase, pela coexistência de vários padrões de troca internacional de informação fiscal, cuja novidade e complexidade técnica eleva o risco legal e reputacional associado às operações internacionais dos bancos.
Indiscutivelmente vivemos uma fase de transição, que pelas razões que se explicam no âmbito do Workshop constitui uma oportunidade irrepetível para subir na cadeia de valor, evitar prejuízos e afirmar a marca como um interlocutor privilegiado na compreensão e gestão da mudança.
O programa do Workshop, para cuja análise se convida o leitor, é de 14 horas, divididas em 2 sessões, que terão lugar nos próximos dias 13 e 20 de outubro.