Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo - Atualização / e-Learning - IFB

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
217916274
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Metodologias

E-Learning

Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo – Atualização / e-Learning

Este ano, já atualizou os seus conhecimentos? | Inscreva-se neste novo curso!

As tipologias e os sinais de alerta neste âmbito têm tido novos desenvolvimentos, multiplicando-se as situações reais em que os colaboradores necessitam de ter mais perspicácia e diligência para as conseguir identificar.

Várias alterações à Lei n.º 83/2017 e demais diplomas com impacto nesta matéria, bem como a publicação de diversas normas sectoriais que introduziram novidades importantes, conduzem também à necessidade de atualizar conhecimentos.

 

ENQUADRAMENTO

As tipologias e os sinais de alerta no branqueamento e no financiamento, tanto do terrorismo como da proliferação de armas de destruição em massa, têm tido novos desenvolvimentos. Este facto tem levado a que, cada vez mais, surjam situações reais em que os colaboradores têm de utilizar toda a sua perspicácia e aumentar o nível de diligência para conseguir identificá-las.

Várias alterações à Lei n.º 83/2017 e demais diplomas conexos, bem como a publicação de diversas normas sectoriais que introduziram novidades importantes, também conduzem à necessidade de atualizar conhecimentos sobre os conceitos essenciais e os princípios subjacentes à prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento, bem como analisar os deveres aplicáveis  às entidades obrigadas, com especial enfoque nas alterações a procedimentos que terão que ser asseguradas.

Com este curso vai adquirir e atualizar conhecimentos que o vão conduzir a uma atuação cada vez mais eficaz, neste âmbito.

 

DESTINATÁRIOS

Formação para atualização de conhecimentos de colaboradores de entidades obrigadas, que exerçam funções na área comercial, operacional ou de suporte, e que já tenham tido formação completa  sobre a prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo antes de setembro de 2020.

 

PROGRAMA

  1. Introdução
  2. Tipologias e Indicadores de Operações Potencialmente Suspeitas
  3. Atual Enquadramento Jurídico
  4. Principais Conceitos
  5. Deveres e Procedimentos Operacionais
  6. Tratamento de Dados Pessoais
  7. Consequências do Não Cumprimento dos Deveres

 

DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)