DMIF II - Atualização - Princ. Inst. e Prod. Mercado Financeiro / e-Learning
IFB-cursos-banner_75

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
+351 217916274 *
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

15 Abr 2024

Metodologias

E-Learning

DMIF II – formação de Atualização – Principais Instrumentos e Produtos do Mercado Financeiro / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II

No âmbito da necessidade de atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II, o Instituto de Formação Bancária lança este curso, com o intuito de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros a realização de formação contínua, em conformidade com o disposto no Regulamento da CMVM n.º 3/2018.

 

ENQUADRAMENTO

Os produtos financeiros correspondem, cada um deles com as suas características próprias, a necessidades e objetivos dos agentes económicos intervenientes nos mercados. Estes produtos são enquadrados em diferentes segmentos, de acordo com as suas características e níveis de rendibilidade/risco. Em função desta organização, e de acordo com a estratégia de investimento adequada aos objetivos e necessidades de cada Cliente, é possível maximizar a rendibilidade da sua carteira de investimento e diminuir o risco a ela associado.

Um outro aspeto a ter em consideração é o comportamento distinto que os ativos financeiros têm nas várias fases dos ciclos económicos. Assim, o estudo destes ciclos é uma peça importante para os gestores de carteiras e para os assessores financeiros, porque serve para identificar quais os produtos financeiros mais adequados a cada ciclo económico.

Este curso foca os principais instrumentos e produtos dos mercados financeiros comercializados pelas Instituições Financeiras junto dos seus Clientes.

 

OBJETIVOS

Através deste Curso vai desenvolver competências que lhe permitem:

  • Identificar e conhecer os principais produtos do mercado monetário, do mercado de capitais e do mercado de derivados;
  • Conhecer os Organismos de Investimento Coletivo (OIC);
  • Verificar a definição e as tipologias dos PRIIP;
  • Identificar e compreender os principais riscos dos diversos produtos de investimento;
  • Entender como a estruturação causa impacto nos níveis de complexidade dos produtos financeiros; e
  • Compreender o impacto dos principais indicadores económicos nos mercados e produtos financeiros.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.

 

PROGRAMA

  1. Produtos do Mercado Monetário
  2. Produtos do Mercado de Capitais
  3. Organismos de Investimento Coletivo (OIC)
  4. Produtos do Mercado de Derivados
  5. PRIIP
  6. Impacto dos Indicadores Económicos nos Mercados Financeiros
Tags: