PBFT Atualização para Compliance Officers | Online
IFB-Formacao-Intermedia-128

Data

25 Mar 2024 - 26 Mar 2024

Horário

13:30 - 17:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Prevenção do Branqueamento e do Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa para Compliance Officers – Atualização / Formação Online por Videoconferência

Inclui a análise de Consultas Públicas do Banco de Portugal, da ASF e as alterações recentes introduzidas a normativos sectoriais

Mantenha-se à frente das mudanças com o nosso curso prático de 7 horas! Explore o impacto das mais recentes alterações normativas publicadas pelas diversas autoridades sectoriais, com impacto para as entidades financeiras e não financeiras.

Este curso proporciona a atualização imprescindível a quem desempenha funções na área do cumprimento normativo e, em especial, na prevenção destes temas, fornecendo conhecimento prático das normas em vigor.

Atualize os conhecimentos sobre boas práticas na execução de medidas restritivas e fortaleça as suas competências de prevenção de atividades criminosas para um desempenho excecional das suas funções.


Não perca tempo, inscreva-se agora!

 

ENQUADRAMENTO

É ao responsável pela função de compliance/cumprimento normativo afeto à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento, quer do terrorismo quer da proliferação de armas de destruição massiva, que estão atribuídas as competências para, entre outras, participar na definição do sistema de controlo interno da instituição, bem como acompanhar, em permanência, este sistema, avaliando a adequação, a suficiência e a atualidade das políticas, meios e procedimentos que o integram. No entanto, todos os compliance officers, os membros do órgão de administração (ou órgão equivalente) e os colaboradores ligados à gestão de riscos e à auditoria devem, para o cabal desempenho das suas funções, ampliar e atualizar os conhecimentos relativos, quer ao atual enquadramento jurídico, quer às boas práticas aplicáveis no âmbito da execução de medidas restritivas e da prevenção do branqueamento e do financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição massiva.

Para dar resposta às necessidades formativas que se colocam aos colaboradores com responsabilidades nas áreas de definição, implementação e avaliação do sistema de controlo interno neste âmbito, o Instituto de Formação Bancária (IFB) desenvolveu esta oferta formativa especializada e cujos conteúdos são adaptados aos sectores onde se incluem os participantes de cada Curso.

 

OBJETIVOS

Atualizar e aprofundar os conhecimentos dos Compliance Officers, Auditores, Administradores e Gestores de Risco Global do sector financeiro e não financeiro, no âmbito da Prevenção do Branqueamento e do Financiamento, quer do Terrorismo quer da Proliferação de Armas de Destruição Massiva.

 

DESTINATÁRIOS

Formação para atualização de conhecimentos de colaboradores de entidades obrigadas, do sector financeiro e não financeiro, que exerçam funções nas áreas de Compliance / Cumprimento Normativo / AMLCTF, Administração, Gestão de Riscos ou Auditoria, e que já tenham tido formação inicial sobre a prevenção do branqueamento e do financiamento ao terrorismo e/ou atualizações até ao ano anterior.

 

PROGRAMA

  1. Atual Enquadramento – Análise das Alterações Mais Recentes a Normativos e Consultas Públicas na União Europeia e em Portugal
  2. Execução de Medidas Restritivas – Orientações da EBA, Boas Práticas e Relevância
  3. Entidades Financeiras e Não Financeiras – Alterações mais Recentes e Impactos dos Regulamentos e Orientações
  4. Medidas de Diligência Reforçada – Casos Práticos para os Respetivos Sectores
  5. Beneficiários Efetivos e o Registo Central do Beneficiário Efetivo – Análise de Casos
  6. Articulação entre a Lei n.º 83/2017, Outra Legislação Conexa e as Normas Publicadas pelas Respetivas Autoridades Sectoriais das Entidades Obrigadas – Esclarecimento de Dúvidas

 

DURAÇÃO:   7 horas

 

Tags: