
PARI & PERSI
Num cenário económico em que é sempre relevante o número de incumprimentos dos contratos de crédito, torna-se essencial que as instituições financeiras adotem uma abordagem proativa e estruturada na gestão do risco. O Plano de Ação para o Risco de Incumprimento (PARI) surgiu como uma resposta estratégica, permitindo a deteção precoce de sinais de dificuldade por parte dos consumidores e promovendo medidas eficazes para evitar o incumprimento. Esta formação oferece-lhe os conhecimentos essenciais para levar a cabo os procedimentos PARI na sua organização, alinhando-se com as melhores práticas internacionais e com as exigências legais em vigor.
Paralelamente, o Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI) assume um papel crucial na recuperação de crédito, ao permitir uma avaliação da situação financeira do cliente e a apresentação de soluções ajustadas à sua realidade. Este curso é a oportunidade ideal para profissionais que têm de conhecer os requisitos legais e operacionais do PERSI, contribuindo para fortalecer uma relação mais responsável e sustentável entre instituições de crédito e consumidores.
Invista na sua formação e torne-se um agente de mudança no sector financeiro!
OBJETIVOS
No final do Módulo, o participante deverá estar apto a:
- Identificar as principais medidas do Decreto-Lei n.º 227/2012 e explicar a diferença entre o PARI e o PERSI em termos de objetivos e momento de aplicação.
- Reconhecer indícios de degradação de capacidade financeira e identificar quando e de que forma deve ser integrado o contrato em PARI, bem como algumas alternativas que podem ser propostas para a regularização da dívida, desde que sejam ajustadas à capacidade financeira do cliente.
- Identificar o circuito do PERSI, abrangendo as suas várias fases, e reconhecer os procedimentos a adotar em cada uma.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores com funções no âmbito da concessão, acompanhamento e recuperação de crédito a particulares.
PROGRAMA
1.Introdução e Enquadramento Legal
- Contextualização: Crise financeira e proteção do cliente bancário
- Enquadramento legal
- PARI e PERSI
- Âmbito de aplicação
- Responsabilidades das IC
- Apoio ao cliente bancário
- Divulgação de Informação sobre incumprimento de contratos de crédito
- Proibição de cobrança de comissões e de agravamento da taxa de juro
2.PARI – Plano de Ação para o Risco de Incumprimento
- Objetivos
- Conceito de cliente bancário em risco
- Comunicação com o cliente e registo das interações
- Avaliação da capacidade financeira
- Propostas de regularização
3.PERSI – Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento
- Objetivos
- Obrigações da instituição
- Fases
- Motivos de cessação do procedimento por parte da Instituição, antes de decorrer o prazo de 90 dias
4.Caso Prático
5.Avaliação Final
METODOLOGIA: e-learning
Permite o estudo em qualquer dia ou hora e possibilita o acesso através de qualquer computador ou dispositivo móvel.
DURAÇÃO: 2 horas (tempo estimado de autoestudo; Disponível durante 2 semanas)