Herança e Habilitação de Herdeiros para Não Juristas – Impacto nas Operações Bancárias / Formação Online por Videoconferência - IFB

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
217916274
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

13 Jan 2021 - 15 Jan 2021

Horário

9:30 - 12:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Herança e Habilitação de Herdeiros para Não Juristas – Impacto nas Operações Bancárias / Formação Online por Videoconferência

Através de uma aplicação, que permite formação a distância, com possibilidade de interação com o formador em tempo real.

O óbito de um interveniente em contratos bancários tem implicações na atividade da instituição de crédito que é importante conhecer para ser possível a adoção de boas práticas neste âmbito.

As alterações decorrentes deste facto têm impacto tanto ao nível das operações passivas, em especial, na conta e depósito bancário, quer no âmbito das operações ativas, em que o falecimento de um mutuário, de um fiador ou de um avalista tem consequências bastante distintas.

 

OBJECTIVOS:

Dotar os participantes com conhecimentos sobre os impactos do falecimento de um interveniente em conta bancária e/ou em operações de crédito bem como os procedimentos corretos a adotar em cada situação.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores da Área Comercial, Diretores Comerciais, Gerentes e Subgerentes, Quadros e Técnicos das Áreas de Validação de Contas Bancárias, Recuperação de Crédito e de Contencioso, Inspeção e Auditoria, e todos os colaboradores que, no desempenho das suas funções, sejam confrontados com casos de óbito de interveniente em contratos bancários.

De acordo com as funções e necessidades dos participantes, o curso poderá ser composto por um Enquadramento Geral e apenas pelo módulo relativo ao Impacto do Falecimento de Intervenientes nas Contas Bancárias ou pelo Impacto do Falecimento de Intervenientes nas Operações de Crédito.

 

PROGRAMA

1.Enquadramento

  • Noções Essenciais sobre Heranças e Partilhas
  • Balcão de Heranças e Partilhas – Breve Enquadramento

2.O Falecimento de Interveniente em Conta Bancária

  • Titularidade Vs Representação
  • Impacto nas Relações com o Banco
  • Procedimentos a Adotar
  • Conta do Falecido Vs Conta de Herança Indivisa
  • Sigilo Bancário Vs Prestação de Informações aos Interessados

3.O Falecimento de Interveniente em Contrato de Crédito Bancário

  • Mutuário Vs Fiador Vs Avalista
  • Responsabilidade pelo Pagamento da Dívida
  • Impacto nas Relações com o Banco e Procedimentos a Adotar em Cada Caso
  • Sigilo Bancário Vs Prestação de Informações aos Interessados

 

HORÁRIO: 

13 jan – Módulo 1 – 2 horas – 09h30/11h30

14 jan – Módulo 2 – 2 horas e meia – 09h30/12h00

15 jan – Módulo 3 – 2 horas e meia – 09h30/12h00

 

Tags: