Gestão Imobiliária (REO) nas Instituições Financeiras / Formação Online por Videoconferência
O imobiliário, como classe alternativa de investimento, pode permitir o benefício de uma substancial diversificação de risco em relação a outras classes de ativos mais tradicionais.
Para alcançar retorno é relevante uma gestão apropriada do imobiliário, dos seus riscos e oportunidades.
Assim, importa a seleção e análise de cada investimento, com critérios rigorosos, procurando identificar riscos específicos e a solução que melhor possa enquadrar a rentabilização dos ativos, de forma a obter rentabilidades acrescidas para os investidores.
OBJETIVOS
Adquirir conhecimentos integrados nas áreas funcionais da gestão aplicada ao negócio imobiliário (estratégia, finanças, marketing e operações) e, simultaneamente, compreender o funcionamento do mercado imobiliário.
Ter acesso a ferramentas técnicas essenciais para a gestão imobiliária.
DESTINATÁRIOS
Gestores de fundos de investimento imobiliário ou fundos de pensões, quadros médios e superiores de empresas de gestão e promoção imobiliários, avaliadores imobiliários, consultores imobiliários e outros que pretendam alargar o seu conhecimento ao mercado imobiliário.
PROGRAMA
1. Gestão Imobiliária e Patrimonial: O Desafio dos ativos imobiliários
2. Conhecer os ativos
- Composição e caracterização do Portfólio em gestão
Exercício prático / Q&A
- Diferentes especificidades a ter em consideração para cada classe de ativos
- Situação pré-posse
- O que correu mal
- Como se desenvolveu o processo de posse
- Acompanhamento externo efetuado
- Situação pré-posse
a. Avaliação e análise feita
b. Critérios tidos em consideração
Exercício prático / Q&A
- Situação atual
- O que se conhece
- Acompanhamento externo atual
a. Avaliação e análise feita
b. Critérios tidos em consideração
-
- Controlo do ativo
- Pontos fortes / riscos escondidos
- Estimativas de proveitos / custos
Exercício prático / Q&A
3. Definição de estratégias
- Diagnóstico
- Estratégias Vs. avaliações, impactos e benefícios
- Serviços que é necessários assegurar para manter ou, adicionar valor
- Procedimentos a assegurar para agilizar venda
- Importância da existência de diferentes estratégias para o mesmo ativo
Exercício prático / Q&A
- Estratégia
- Metodologia de Venda
- Cronograma
- Business Plan
Exercício prático / Q&A
4. Conclusões
FORMADOR: Hugo Caetano
Tem mais de 24 anos de experiência na Indústria Financeira.
Desenvolveu a sua experiência em algumas áreas estratégicas da Banca de Retalho, em Particulares e Empresas, Área Comercial e de Risco de Crédito – Onde se inclui Recuperação, gestão ativos próprios (REO), Risco Imobiliário, Gestão de Dados e Modelos, Imparidades ou Tratamento Prudencial.
É licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa, tem um MBA Executivo do INDEG / ISCTE e detêm dois programas avançados: (i) Gestão Bancária, pela Universidade Católica de Lisboa; (ii) M&A da London Business School.
DURAÇÃO: 12 horas (3 sessões / 4 horas)