Gestão de Risco e Controlo Interno / e-Learning
Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
ENQUADRAMENTO
A atividade financeira envolve a presença de riscos de natureza diversa, os quais terão de ser convenientemente geridos por forma a se assegurar a preservação da estabilidade financeira. Para tal, esta atividade encontra-se sujeita a um conjunto de requisitos regulatórios de cariz prudencial, visando promover a adoção de comportamentos congruentes com a viabilidade e sustentabilidade financeira das instituições e com a proteção dos interesses dos depositantes e outros clientes. Neste contexto, a regulação da conduta e da cultura, do governo e da organização interna das entidades financeiras assume especial relevância.
OBJETIVOS
- Reconhecer a importância do Governo Interno e da Gestão do Sistema de Controlo Interno de uma organização
- Realçar a importância dos novos desafios que se colocam aos Órgãos de Administração, Fiscalização e Titulares de Funções Essenciais
- Identificar as particularidades dos relatórios de autoavaliação, das Funções de Controlo e demais relatórios obrigatórios
- Reconhecer as responsabilidades da organização e dos colaboradores no âmbito da conduta e ética
- Apreender como identificar, prevenir e mitigar conflitos de interesses
- Caracterizar os riscos associados a Partes Relacionadas de uma organização
- Reconhecer o procedimento de comunicação de irregularidades e respetiva regulamentação nacional e internacional
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação, de Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras por conta de outrem. Outros colaboradores que tenham interesse neste tema.
PROGRAMA
1. Regulamentação e os seus Novos Desafios
- Enquadramento Legal – Regulamentação Nacional e Internacional
- Gestão do Sistema de Controlo Interno
- Órgãos de Administração, Fiscalização e Titulares de Funções Essenciais – Novos desafios
2. Importância do Governance na Implementação da Ética numa Organização
- Estrutura e Funcionamento de uma Organização – Comités
- Reporte Interno e Externo
- Conduta e Ética de uma Organização
3. Como Gerir Conflitos de Interesses
- Conflitos de Interesses – Como Identificar, Prevenir e Mitigar
- Riscos e Controlos associados a Partes Relacionadas de uma Organização
- Articulação com o Procedimento de Comunicação de Irregularidades – Whistleblowing
DURAÇÃO: 2 horas (tempo estimado de autoestudo)