Fit and Proper – Panorama e novidades (Sector Bancário) - IFB
IFB Formacao Intermedia 153

Contacto

Catarina Santos
Telefone
+351 217916293 *
E-mail
c.santos@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

9:30 - 12:30

Metodologias

Online por Videoconferência

Fit and Proper – Panorama e novidades (Sector Bancário)

OBJECTIVOS

Dotar os formandos de conhecimentos sobre corporate governance e fit and proper; Abordar o processo de apreciação inicial do fit and proper e a articulação com os supervisores: Banco de Portugal, Banco Central Europeu e CMVM; Apreciar criticamente os vários critérios de apreciação nos processos de fit and proper; O Papel do órgão de fiscalização e da Comissão de Nomeações; Abordar as alterações mais recentes em matéria de fit and proper, nomeadamente no setor financeiro.

 

DESTINATÁRIOS

TFE´s; Membros dos órgãos de administração e fiscalização; Quadros e técnicos que desenvolvam atividade sujeita a Compliance; Revisores Oficiais de Contas colaboradores de ROC/SROC ou terceiros que pretendam aprofundar os seus conhecimentos relativamente a temas de adequação e aptidão (fit and proper).

 

PROGRAMA

  • Fit and Proper: o que é e para que serve?
  • Normativos relevantes
  • Regras gerais
    • Critérios de Adequação e considerações gerais
    • O papel da Administração, Fiscalização e Titulares de Funções Essenciais
    • Aplicação dos Critérios de Adequação à Administração, Fiscalização, Titulares de Funções Essenciais
    • O procedimento de avaliação inicial
    • O procedimento de avaliação sucessiva
    • O Aviso 3/2020 do BdP: A seleção do ROC
  • O que mudou em 2022
  • Conclusões e debate

 

FORMADORA

Inês Palma Ramalho

É pós-graduada em Mercados Financeiros, pelo Instituto de Direito Financeiro e Fiscal (IDEFF), em 2014 e em Direito Penal Económico & Financeiro, pelo Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais (IDPCC), em 2008.

Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2008).

Em 2015 integrou a Sérvulo & Associados – Sociedade de Advogados, SP, RL, foi sócia do Departamento de Financeiro & Governance até Dezembro de 2023, pertencendo ainda aos grupos multidisciplinares de Fintech, Compliance e Rising Stars (serviço especializado em start-ups) da sociedade. É atualmente sócia da sociedade de advogados internacional Pérez-Llorca, prestando a sua atividade no escritório de Lisboa.

Desempenhou funções de Técnica Superior no Departamento de Supervisão Prudencial do Banco de Portugal, entre 2014 e 2015 e de Consultora/Project Manager e Controller na Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos de Entendimento (ESAME)/Governo de Portugal, no âmbito do Programa de Assistência Financeira, entre 2011 e 2014.

Foi Associada Júnior na «Uría Menéndez-Proença de Carvalho», onde também estagiou, entre 2008 e 2011.

Foi Assistente Convidada na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entre 2011 e 2017, lecionando as cadeiras de Direito Comercial I e II. Inscrita na Ordem dos Advogados desde 2011.

Participa habitualmente como oradora em conferências subordinadas a temas de Direito Bancário e do Mercado de Capitais, Direito das Sociedades Comerciais, Fintech e Corporate Governance.

 

DURAÇÃO:  3 Horas

HORÁRIO: 09h30 – 12h30

Tags: