O Impacto da Sustentabilidade na DMIF II – Organização e Avaliação da Adequação / e-Learning
Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
Inclui aspetos de sustentabilidade recentemente introduzidos no Regulamento da CMVM n.º 3/2018
ENQUADRAMENTO
Este curso considera a integração dos fatores, dos riscos e das preferências de sustentabilidade em determinados requisitos em matéria de organização e nas condições de exercício da atividade das empresas de investimento. Também aborda certos aspetos dos requisitos de adequação da DMIF II, face à necessidade de serem atendidas as preferências dos investidores em matéria de sustentabilidade na avaliação do carácter adequado dos instrumentos financeiros.
OBJETIVOS
- Enquadrar as Finanças Sustentáveis;
- Apreender os conceitos-chave no âmbito da sustentabilidade no sector financeiro;
- Explicar o que são os fatores ESG;
- Entender o risco de greenwashing;
- Descrever as alterações introduzidas pelo Regulamento Delegado (UE) 2021/1253 em matéria de organização na DMIF II;
- Apreender as alterações introduzidas na avaliação da adequação;
- Descrever o novo regime de preferências em matéria de sustentabilidade;
- Distinguir o impacto das escolhas dos clientes em matéria de sustentabilidade na atuação dos intermediários financeiros;
- Explicar o que é a adaptação das preferências dos clientes em matéria de sustentabilidade;
- Descrever as várias etapas do processo de avaliação da adequação de instrumentos financeiros.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.
Esta formação é igualmente adequada para profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos no domínio da sustentabilidade.
PROGRAMA
1. Introdução
2. Conceitos – chave
3. Organização
- Requisitos em matéria de organização interna
- Gestão dos riscos
- Conflitos de interesses
4. Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras
- Preferências em matéria de sustentabilidade
- Recolha de informação
- Avaliação da adequação do serviço ou produto
- Atualização de informação de clientes
- Formação de colaboradores
- Conservação dos registos, atualizações e alterações
DURAÇÃO: 3 horas (tempo estimado de autoestudo)