Digitalização dos Serviços de Investimento / e-Learning - IFB
IFB Formacao 192

Contacto

Ana Margarida Soromenho (e-learning)
Telefone
+351 217916274 *
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

14 Abr 2025

Metodologias

E-Learning

Digitalização dos Serviços de Investimento / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II

 

ENQUADRAMENTO

A disrupção digital levou a que as instituições financeiras explorassem e adotassem novas formas de comunicação com os seus clientes, para efeitos de marketing, e de novos canais, para a distribuição dos seus produtos, como, por exemplo, através das redes sociais ou de finflueIncers e também de novas técnicas de interação digital, como, por exemplo, a gamificação.

Neste contexto, é fundamental promover as oportunidades que a inovação traz e, ao mesmo tempo, conhecer e salvaguardar devidamente os riscos, para que os novos modelos de negócio e as novas formas de comunicação possam proporcionar valor e segurança ao consumidor final, garantindo simultaneamente a estabilidade financeira.

 

OBJETIVOS

No final deste curso, irá estar apto a:

  • Descrever a evolução da digitalização dos serviços de investimento.
  • Definir a importância da proteção do investidor no contexto atual.
  • Distinguir a nova terminologia no âmbito do marketing digital.
  • Reconhecer a influência dos finfluencers nas decisões de investimento.
  • Identificar estratégias de interação digital ou Digital Engagement Practices (DEP).
  • Caracterizar os principais riscos das redes sociais e dos finfluencers para os investidores de retalho.
  • Indicar as medidas adotadas pelos reguladores.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.

 

PROGRAMA

Módulo 1

  • Introdução. A digitalização dos serviços de investimento na ótica da proteção do investidor de retalho

Módulo 2

  • O que são os finfluencers e qual é a sua ligação com a DMIF II

Módulo 3

  • Gamificação e outras formas de Interação Digital

Módulo 4

  • Principais riscos das redes sociais e dos finfluencers e medidas adotadas pelos reguladores

 

DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)

Tags: