

Digitalização dos Serviços de Investimento / e-Learning
Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II
ENQUADRAMENTO
A disrupção digital levou a que as instituições financeiras explorassem e adotassem novas formas de comunicação com os seus clientes, para efeitos de marketing, e de novos canais, para a distribuição dos seus produtos, como, por exemplo, através das redes sociais ou de finflueIncers e também de novas técnicas de interação digital, como, por exemplo, a gamificação.
Neste contexto, é fundamental promover as oportunidades que a inovação traz e, ao mesmo tempo, conhecer e salvaguardar devidamente os riscos, para que os novos modelos de negócio e as novas formas de comunicação possam proporcionar valor e segurança ao consumidor final, garantindo simultaneamente a estabilidade financeira.
OBJETIVOS
No final deste curso, irá estar apto a:
- Descrever a evolução da digitalização dos serviços de investimento.
- Definir a importância da proteção do investidor no contexto atual.
- Distinguir a nova terminologia no âmbito do marketing digital.
- Reconhecer a influência dos finfluencers nas decisões de investimento.
- Identificar estratégias de interação digital ou Digital Engagement Practices (DEP).
- Caracterizar os principais riscos das redes sociais e dos finfluencers para os investidores de retalho.
- Indicar as medidas adotadas pelos reguladores.
DESTINATÁRIOS
Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.
PROGRAMA
Módulo 1
- Introdução. A digitalização dos serviços de investimento na ótica da proteção do investidor de retalho
Módulo 2
- O que são os finfluencers e qual é a sua ligação com a DMIF II
Módulo 3
- Gamificação e outras formas de Interação Digital
Módulo 4
- Principais riscos das redes sociais e dos finfluencers e medidas adotadas pelos reguladores
DURAÇÃO: 4 horas (tempo estimado de autoestudo)