
Criptoativos e Finança Digital: onde estamos e para onde vamos?
ENQUADRAMENTO
O Presidente dos EUA, D. J. Trump declarou o propósito de tornar os EUA na “cryptocapital of the world”. Em paralelo, foi anunciado na U.E. que será tomada uma decisão sobre o lançamento do euro digital, em outubro deste ano, e, na China, o propósito de reforçar o uso internacional do digital yuan.
Os volumes de negociação em criptoativos aumentaram expressivamente, os perfis dos investidores diversificaram-se, assim como os objetivos e os horizontes de investimento. Em conexão, os riscos aumentaram para a economia, os mercados financeiros, a atividade do sector bancário, o financiamento, os serviços de pagamento e os consumidores.
Afirmaram-se novas realidades, avanços legais e tecnológicos, como a inteligência artificial e a blockchain, viabilizando novos patamares de cooperação no ecossistema da finança digital, criptoativos em particular, na prevenção e repressão da finança ilícita, na supervisão prudencial, na investigação criminal e na cobrança de impostos em concreto.
Os criptoativos e o dinheiro digital são, inegavelmente, forças modeladoras da finança contemporânea e do sistema financeiro internacional, desencadeando a sua reconfiguração em contexto de conflitos geopolíticos e de prioridade aos interesses de segurança nacional.
A compreensão estratégica e operacional da reconfiguração em curso na ótica da criação de valor e da gestão de risco, impõe-se crescentemente como obrigatória às partes interessadas.
OBJETIVOS
- Enquadrar e identificar as vertentes-chave da finança digital, criptoecossistema em especial, suas conexões, repercussões e riscos principiais;
- Caracterizar a fase de mudança e de transição em curso;
- Estimular a visão estratégica na ótica da definição de objetivos e prioridades, e de calibrar o direcionamento e o foco operacional.
DESTINATÁRIOS
Membros do governo societário, controlo interno, colaboradores das áreas de gestão de risco, cumprimento normativo, compliance e auditoria, e profissionais nos domínios do investimento estratégico nos mercados financeiros e da repressão da criminalidade económico-financeira
PROGRAMA
- Criptofinança e finança digital: onde já estamos e para onde vamos?
- Criptoativos e dinheiro digital
- Ecossistema: investidores, supervisão, investigação criminal, tributação e outros
- Impacto na banca tradicional
- Comparação internacional
- Criptofinança e “centros offshore”
- Criptocrime
- Cultura de risco, governo societário, controlo interno
- Perspetivas e tendências de evolução
FORMADOR: Nuno Sampayo Ribeiro
Advogado, Especialista em Direito Fiscal, Professor convidado do IFB, fundador e Chief Reputational Officer, Greenwealth > Reputação & Sustentabilidade. Desenvolve a sua atividade com eixo em risk intelligence, e na prevenção e aconselhamento da gestão de eventos de risco.
Publica regularmente em publicações de elevada notabilidade e a sua opinião é regularmente solicitada por clientes e meios de comunicação social, de referência.
Autor de vários artigos técnico-científicos e de workshops sobre criptoativos, dinheiro digital, novos meios de pagamento, finança ilícita, fraude, cibercrime, governo e controlo interno, centros “offshore”, risco reputacional, integração europeia e fiscalidade internacional.
DURAÇÃO: 3 horas