Cheque – Normas e Procedimentos
ENQUADRAMENTO
As regras relativas ao pagamento, aos requisitos essenciais do cheque, à data de validade, aos motivos de não pagamento de cheque, bem como aos procedimentos no âmbito da rescisão da convenção de uso do cheque e à utilização abusiva deste instrumento de pagamento, são temas muito relevantes no âmbito da atividade bancária.
Considerando que o incumprimento de algumas disposições legais tem sido penalizado com o pagamento de indemnizações civis e contraordenações, que pode até, em determinados casos, ser imputado a nível pessoal, é fundamental que os diversos agentes económicos as conheçam pormenorizadamente para que possam atuar em consonância com o que está legalmente estabelecido.
Com este objetivo, o Instituto de Formação Bancária criou uma oferta formativa que possibilitará aos interessados fazerem o necessário update sobre estas questões, ao mesmo tempo que possibilita a adoção das práticas adequadas às exigências da lei e da atividade comercial.
O Curso abordará não só o atual quadro legal e regulamentar mas também as principais situações práticas que se colocam no âmbito da Rescisão da Convenção do Uso de Cheques.
DESTINATÁRIOS
Este Curso destina-se a colaboradores, quer de front-office, quer de back-office, nomeadamente gestores de conta, gerências a vários níveis; quadros das Áreas Comerciais, Compensação, Informática e Contencioso; quadros do Departamento da Inspeção e Auditoria dos bancos e também a todos aqueles que emitam ou recebam cheques como instrumento de pagamento.
OBJETIVOS
Pretende-se com este Curso conhecer as normas sobre o uso do cheque, analisar o regime jurídico do cheque e ainda aprofundar a análise de procedimentos no caso de cheques sem provisão.
PROGRAMA
- Introdução
- O Cheque: Noção e Caraterísticas Gerais – Lei Uniforme
- Normas sobre o Uso do Cheque
- Cheque sem Provisão e Seu Enquadramento Legal
- Restrições ao Uso do Cheque
- Obrigatoriedade de Pagamento
- Regime Penal do Cheque
- Contraordenações
- Formas de Atuação Judicial em Caso de Não Pagamento
DURAÇÃO: 12 horas