DMIF II – formação de atualização – Avaliação da Adequação / e-learning - IFB
IFB Formacao 161

Contacto

Ana Margarida Soromenho (e-learning)
Telefone
+351 217916274 *
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Metodologias

E-Learning

DMIF II – formação de atualização – Avaliação da Adequação / e-learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II

 

ENQUADRAMENTO

A avaliação do caráter adequado dos serviços de investimento ou instrumentos financeiros é um dos aspetos mais importantes decorrentes do quadro regulatório da DMIF II com vista à proteção do investidor.

Neste âmbito é importante  compreender os instrumentos financeiros que oferece ou recomenda, avaliar a compatibilidade dos instrumentos financeiros com as necessidades e circunstâncias dos clientes e ter em conta o mercado-alvo identificado, assegurando assim que os instrumentos financeiros só são oferecidos ou recomendados caso sejam do interesse e adequados ao cliente.

 

OBJETIVOS

  • Enquadrar a revisão das orientações da ESMA sobre a avaliação da adequação;
  • Entender a aplicação prática das orientações da ESMA sobre as preferências de sustentabilidade dos clientes na avaliação da adequação;
  • Identificar as etapas do processo de avaliação da adequação relativamente às preferências de sustentabilidade;
  • Descrever as ações previstas da CMVM com vista a verificar a observância das regras aplicáveis na avaliação da adequação em matéria de sustentabilidade.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para Investimento, no âmbito da atualização de conhecimentos e competências prevista na DMIF II.

 

PROGRAMA

1. Enquadramento normativo e desenvolvimentos recentes

2. Orientações da ESMA sobre adequação

3. Práticas a evitar na avaliação da adequação

4. Plano estratégico CMVM 2022-2024

 

METODOLOGIA: e-learning

Permite o estudo em qualquer dia ou hora e possibilita o acesso através de qualquer computador ou dispositivo móvel.

 

DURAÇÃO: 3 horas (tempo estimado de autoestudo)

Tags: