AI ACT: a nova lei de Inteligência Artificial
DESTINATÁRIOS:
Executivos, Responsáveis pelo Cumprimento Normativo, Membros da Direcção de Topo com responsabilidades na área de implementação de programas de Compliance, Compliance Officers, Auditores Internos e Externos, Profissionais de Ética Empresarial, Advogados, Profissionais de RH, e, em geral, interessados no tema da implementação e regulamentação de sistemas de IA.
PROGRAMA
1. Tipos de IA e conceitos fundamentais;
2. Compreensão do cenário regulatório relacionado à IA
3. A nova Lei de Inteligência Artificial
- Estrutura e objetivos essenciais;
- Princípios;
- Âmbito de aplicação material, territorial e temporal de aplicação:
4. Classificação de Sistemas de IA: sistemas de risco inaceitável, elevado e de risco limitado e mínimo
5. Modelos de finalidade geral
6. Práticas Proibidas
- Avaliação de risco;
- Proibição dos sistemas de categorização biométrica;
- Proibição de sistemas e reconhecimento de emoções, policiamento preditivo, pontuação social;
- Proibição de sistemas de identificação biométrica (RBI) pelas autoridades policiais;
- Requisitos para os GPAI;
- Fenómenos de Deep Fake;
7. Supervisão
8. Necessidade de Compliance para a IA
DOCENTE: João Luz Soares
Licenciado e Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-Graduado em Corporate Governance (FDL), Pós-Graduado em Banca, Bolsa e Seguros (IBBS- FDUC) Pós-Graduado em Direito do Trabalho (IDET-FDUC).
Doutorando Nova School of Law, a desenvolver a sua pesquisa em Inteligência Artificial e Prevenção de Branqueamento de Capitais.
Professor Assistente da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona de Lisboa, lecionando a cadeira de Ciência Política e Direito Constitucional, Direito Penal III e Direito do Consumo e Professor Convidado do Departamento de Direito da Universidade Autónoma de Lisboa.
Advogado com experiência nas áreas de Direito Penal Económico, Direito Bancário e Financeiro, Direito Contencioso, Direito Penal, Direito Empresarial e Direito Imobiliário.
Desempenha, atualmente, funções de Advogado Coordenador na RSA – Raposo Subtil e Associados, Sociedade de Advogados, desde 2013 e é, desde 2020, coordenador do núcleo de compliance empresarial.
DURAÇÃO: 3 horas