InforBanca 128
“Se queres conhecer o passado, examina o presente que é o resultado; se queres conhecer o futuro, examina o presente que é a causa.” Esta é uma sábia frase que se atribui a Confúcio.
Inspirados nesta inter-relação, partilhamos com os leitores reflexões, análises e dados que facilitem a intervenção sobre o presente na tentativa de alcançar os resultados esperados no futuro.
Os temas de governance das instituições bancárias e do papel dos reguladores são tratados de forma muito interessante no extraordinário artigo de Peter Nathanial e Ludo Van der Heyden, que analisa o recente caso do Credit Suisse e SVB.
Atendendo à extrema relevância e atualidade destes temas, e procurando ir um pouco mais longe na análise, entrevistei Peter Nathanial e Ludo Van der Heyden sobre o artigo, entrevista que consta também na revista.
No atual contexto, em que atravessamos uma crise económica, um aumento sucessivo das taxas de juros e que vivenciámos de novo falências de instituições bancárias no plano internacional, considerámos relevante trazer uma análise sobre a notação dos bancos portugueses e a sua resiliência. Esta análise é-nos apresentada por Julien Grandjean que nos deixa uma nota positiva, afirmando que os bancos estão melhor preparados para enfrentar desafios.
Mário Augusto Boto Ferreira aborda as perceções sobre o dinheiro, o que motiva as decisões do consumidor e a influência que a forma como as alternativas são apresentadas tem nas decisões que toma. São reflexões muito úteis no plano pessoal e também para equacionar a melhor forma de comunicar com o cliente e de contribuir para que este tenha sempre na sua posse o essencial dos dados.
No plano digital a experiência do cliente/utilizador ganha contornos de extrema relevância, podendo constituir um elemento de fidelização e de aumento de confiança ou, contrariamente, de dano reputacional e de perda do cliente. Tendo presente estes dados, convidámos Alex Kreger a partilhar a sua experiência, deixando pistas a considerar para melhorar a experiência do utilizador.
Rita Machado e Joana Rodrigues relatam-nos a iniciativa European Money Quiz 2023 levada a cabo junto das escolas, envolvendo alunos do 3º ciclo do ensino básico. Esta é uma das iniciativas inseridas nas atividades de educação financeira promovidas pela APB.
A Área de Estudos e Publicações da APB apresenta, na rubrica o Sector Bancário Num Minuto, a análise dos principais indicadores do sector, permitindo, como habitualmente, uma rápida e rigorosa compreensão.Sem dúvida um elemento essencial para quem intervém no sector.
Desejo-lhe boas leituras!
António Neto da Silva
CEO do IFB