InforBanca 126 - IFB

InforBanca 126

Edição InforBanca em PDF

Caros Leitores,

 

É com muita satisfação que estamos a regressar à actividade formativa híbrida, com um aumento das iniciativas presenciais, podendo assim usufruir de uma interacção mais próxima com os nossos formandos, o que consideramos muito positivo.

O IFB inicia este período com um conjunto relevante de novos programas de formação, proporcionando assim a necessária actualização de conhecimentos e o adequado desenvolvimento profissional. Convidamo-lo, pois, a acompanhar regularmente a oferta formativa do IFB. 

Vivemos momentos difíceis. Quando estávamos a sair de uma crise designada como financeira mergulhamos num período crítico de pandemia e quando celebrávamos a vitória sobre a pandemia deparámo-nos com uma guerra que se está a impor com um conjunto pesado de consequências e com a constatação diária de realidades que não equacionámos poder ver tão perto de nós…

Sabemos que os momentos em que o contexto é adverso exigem mais das pessoas e da sua preparação e, por isso mesmo, a formação de alta qualidade é um factor-chave para o sucesso.

Por esta razão, estamos continuamente a melhorar e a reforçar a nossa oferta, apostando num conhecimento de excelência e que antecipa as necessidades do futuro. É este o nosso propósito!

Como forma de proporcionar aos nossos leitores o conhecimento e o aprofundamento de assuntos relevantes na agenda actual, neste número desta vossa revista contamos com um conjunto de artigos que abordam temas incontornáveis. 

A sustentabilidade assumiu-se como um tema crítico em termos transversais e recentemente a CMVM veio alterar o Regulamento nº 3/2018, introduzindo factores e riscos de sustentabilidade no conjunto de conhecimentos mínimos a dominar pelos colaboradores das Instituições Financeiras no âmbito da DMIF II. É este o tema aqui tratado por Tiago Matias.

Por seu turno, a digitalização crescente é um fenómeno com um forte impacto em diferentes sectores de actividade, com especial intensidade no sector financeiro. A Banca depara-se com um importante conjunto de desafios e oportunidades com impacto no dinheiro, nos serviços e no próprio negócio.

Por isso o Ouro e a Bitcoin dão o mote ao artigo de António Henriques enquanto que a Cripto-Finança, os Activos Virtuais e a Economia Reputacional são os temas da reflexão de Nuno Sampayo Ribeiro.

Sempre atentas a temas actuais, Inês Palma Ramalho e Catarina Mira Lança analisam, com profundidade, a tendência do “Buy Now Pay Later”.

E porque o conhecimento do sector bancário e da forma como os principais indicadores evoluem é essencial, a rubrica O Sector Bancário num Minuto, da Área de Estudos e Publicações da APB, atualiza-os.

Peço-lhe que mantenha sempre presente que em momentos de incerteza há que fazer investimentos criteriosos. Como tão sabiamente referiu Benjamin Franklin, “Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”.

Desejo-lhe uma leitura estimulante.

 

António Neto da Silva
CEO do IFB