Tax and Wealth Management
FORMAÇÃO VÁLIDA PARA A ATUALIZAÇÃO NO ÂMBITO DA DMIF II
(PERFIL CONSULTORIA PARA INVESTIMENTO)
ENQUADRAMENTO
No processo de gestão de carteiras e de aconselhamento financeiro, a decisão de investimento é um processo complexo e exigente, que não se deverá limitar a uma simples análise de produtos financeiros na sua vertente risco/retorno, requerendo uma análise intensiva da relação entre o investidor e produto a investir. Nesta relação entre “investidor e investimento”, o factor fiscal não pode ser relegado para segundo plano, pois o seu impacto é real, devendo este ser tido em conta na tomada de decisão, porque o que realmente importa é o retorno real do investimento, ou seja, após impostos – “It’s not what you make, it’s what you keep”.
Se é verdade que a tributação sobre ativos financeiros é dos aspetos mais relevantes de qualquer mercado, sendo capaz de provocar a captação ou retirada de investimento de qualquer mercado, também é verdade que cabe à Gestão/Aconselhamento a seleção de um portfólio de investimento capaz de cumprir com os objetivos definidos pelo cliente/investidor, otimizando a relação rendibilidade vs. risco, oferecendo soluções com maior eficiência fiscal. Por mais boa vontade que exista, nenhum investidor está disposto a conceder ao Estado parte dos ganhos obtidos.
Partindo desta premissa, nesta ação de formação irá ser abordado o tema da fiscalidade no processo de gestão/aconselhamento de carteiras de investimentos, numa perspetiva prática passando por questões como otimização fiscal da carteira de investimento, veículos de investimento, planeamento sucessório, Residentes Não Habituais, etc.
DESTINATÁRIOS:
Profissionais das áreas de gestão de ativos e de research, Relationship Managers, Private Bankers, Gestores de Clientes e profissionais de outras áreas que pretendam ter mais conhecimentos sobre esta matéria. Investidores (não profissionais da área) que pretendam maximizar fiscalmente o seu património.
OBJETIVOS
- Evidenciar a importância da fiscalidade na relação Produto Financeiro vs. Investidor (Singular/Coletivo e Residente/Não Residente);
- Relacionar a performance da carteira com eficiência fiscal;
- Abordar a carteira de investimentos numa ótica mundial (atenuação de eventual dupla tributação);
- Aplicar eventuais benefícios fiscais no processo de gestão/aconselhamento de carteiras.
PROGRAMA
- Conceitos genéricos de fiscalidade dos produtos financeiros;
- Planeamento fiscal no processo de gestão/aconselhamento de carteiras;
- Tributação investidor singular vs. investidor coletivo;
- Tributação do investimento direto vs. investimento indireto (SPV e OIC);
- Eficiência fiscal internacional – acordos de dupla tributação;
- Tributação do rendimento de diversas classes de ativos (ações, obrigações, derivados, OIC’s, entre outros);
- Planeamento sucessório e gestão de carteira;
- Resolução de real case scenarios.