IFB - SEPA
IFB-banner

Data

A agendar

Horário

SEPA – Single Euro Payments Area

WORKSHOP: SEPA – Single Euro Payments Area

 

ORGANIZAÇÃO: Instituto de Formação Bancária

 

ENQUADRAMENTO

A iniciativa em curso na Europa de criação de uma Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA – Single Euro Payments Area) suscita a necessidade de antecipar os respectivos impactos. Bancos, empresas, comerciantes e consumidores irão, em maior ou menor grau, lidar com uma realidade diferente da que existe hoje no que se refere à utilização de meios e instrumentos de pagamento.
Com efeito, a intenção de harmonizar procedimentos em toda a área geográfica abrangida pela SEPA, e o reforço da tendência de desmaterialização e de uso de soluções tecnologicamente inovadoras, torna necessária uma preparação atempada para fazer face aos impactos da SEPA.
Estando ainda em curso o projecto de criação da SEPA, há que realçar o facto de estar já previsto para o início de 2008 o lançamento dos primeiros instrumentos de pagamento nos novos moldes. É neste enquadramento que o Instituto de Formação Bancária pretende proporcionar acções de formação que vão ao encontro das necessidades de quem quer estar preparado para actuar correctamente no novo contexto pan-europeu introduzido pela SEPA.

 

OBJECTIVOS

Ao frequentar este workshop, os participantes ficarão a conhecer as motivações que levaram à criação da SEPA, o calendário previsto de implementação, as entidades mais directamente envolvidas nesta iniciativa e os principais impactos, abrangendo bancos, empresas, comerciantes e consumidores. Pretende-se também que percepcionem as implicações da SEPA no dia-a-dia da sua actividade, tanto no contexto nacional como pan-europeu.
Apesar da abrangência e dos impactos a vários níveis do projecto de criação da SEPA, e de aquele ainda não ter os seus contornos integralmente definidos tanto na perspectiva regulamentar como na do mercado — o que poderá levar a ajustamentos em alguns aspectos das soluções a oferecer —, é hoje irreversível a determinação da criação de uma Área Única de Pagamentos em Euros. Por este motivo, é oportuno disponibilizar, desde já, uma oferta formativa que permita antecipar as adaptações que, inevitavelmente, será necessário implementar no novo contexto.

 

DESTINATÁRIOS

Profissionais da Banca ligados às áreas de operações, meios e sistemas de pagamento, bem como às áreas internacionais;
Representantes de empresas em geral, particularmente os que estiverem ligados a áreas de transacções com o exterior;
Colaboradores de entidades do Sector do Comércio;
Empresas ligadas à prestação de serviços informáticos a entidades financeiras;
Representantes da defesa dos consumidores;
Auditores.

 

PROGRAMA

1.  SEPA – Single Euro Payments Area
1.1. Enquadramento
1.2. A Motivação Política
1.3. Abrangência Geográfica
1.4. O Papel do EPC – European Payments Council

2.  Instrumentos de Pagamento SEPA
2.1. Transferências a Crédito
2.2. Débitos Directos
2.3. Cartões

3. Aspectos Normativos
3.1. Rulebooks
3.2. Frameworks
3.3. Regulamentação Comunitária

4. Aspectos Técnicos
4.1. Modelo de Dados
4.2. Infra-Estruturas

5. Impactos no Sistema de Pagamentos Português

LOCAL: Instituto de Formação Bancária Av. 5 de Outubro, 164, Lisboa