Seminário – Liquidity Theory of Asset Prices
ENQUADRAMENTO
A preparação técnica dos elementos que, a vários níveis profissionais, são habitualmente chamados a fazer escolhas de investimento nas instituições, tem-se baseado num conjunto de paradigmas em que a Hipótese da Eficiência dos Mercados se tem colocado como central. Mas, apesar de essa Hipótese não poder ser negada numa análise retrospectiva do comportamento dos preços dos activos financeiros, constata-se a sua insuficiência para efeitos de aconselhamento nos difíceis momentos de ajustamento na composição da carteira de títulos de um banco ou de investimento de um novo volume de poupanças recebidas para gestão.
De facto, as experiências de muitos destes decisores sugere que há forças adicionais, muito reais, que no terreno perturbam a lógica daquela Hipótese e que, por isso mesmo, não podem deixar de ser tidas em conta nessas escolhas. Quando interrogados do que sentem falta, muitos respondem “psychology and liquidity”, esta entendida no sentido da liquidez monetária dos mercados.
Os Professores Gordon Pepper e Michael Oliver reúnem uma combinação muito particular de experiências, tanto de bolsa (o primeiro) como académica (o segundo), que muito podem ajudar a organizar as ideias sobre as realidades empíricas que efectivamente condicionam aquelas decisões de investimento. Ambos conseguiram já acumular uma extensa experiência de condução de seminários deste tipo nos centros financeiros de Londres e de Edimburgo, e acabam de publicar um livro sobre o assunto, intitulado Liquidity Theory of Asset Prices.
O protocolo recentemente assinado entre a Euronext Lisbon (que integra o Instituto Mercado de Capitais) e o IFB – Instituto de Formação Bancária, tornou possível a realização deste seminário com a participação da Lombard Street Research, conhecida firma londrina de análise especializada.
OBJETIVOS:
Este Seminário visa proporcionar aos participantes a possibilidade de analisar os modelos e as realidades empíricas que influenciam e condicionam a Eficiência dos Mercados.
ORADORES
Gordon Pepper: Teve uma longa e bem sucedida carreira na City de Londres. Durante os anos setenta e oitenta foi frequentemente considerado como o equivalente no Reino
Unido ao Dr. Henry Kaufman (EUA). Em 1960 juntou-se à equipa da corretora W. Greenwell & Co. e foi o funda- dor daquilo que seria o embrião das principais empresas mundiais de consultoria financeira na área obrigacio- nista. Tornou-se senior partner da Greenwell e posteri- ormente chairman da Greenwell Montagu.
Gordon Pepper deixou a City em 1989 para se dedicar à actividade académica como professor na City University Business School (actualmente Sir John Cass Business School). Para além disso, tem desenvolvido funções como consultor na área monetária de vários ministros das finanças britânicos e da Senhora Margaret Tatcher. As suas publicações incluem os livros Money Credit and Asset Prices (1994), Inside Thatcher’s Monetarist Revolution (1998) e, em co-autoria com Michael Oliver, Monetarism Under Thatcher (2000).
Michael J. Oliver: É professor de história económica e possui uma experiência de 15 anos na área académica, no sector financeiro e na área de TI. Trabalhou e viajou intensamente
por todo o Reino Unido, Europa e EUA, colaborando com um conjunto alargado de organizações académicas, industriais e comerciais. Michael Oliver tem uma sólida reputação como um dos melhores professores de política monetária, regimes cambiais e em mercados e instituições financeiras. É, ainda, autor de inúmeros livros e artigos. A sua actividade profissional permitiu- -lhe o contacto com antigos primeiros-ministros, responsáveis de topo do HM Treasury, o Bank of England, consultores na área económica e economistas.
BALANÇO
DESTINATÁRIOS: Profissionais que exerçam actividade directa ou indirectamente ligada aos Mercados Financeiros.
DATA: 22 de Junho de 2006
LOCAL: Hotel Pestana Palace Rua Jau, 54 – Lisboa