Enquadramento Regulatório dos Riscos ESG no Sector Bancário
DESTINATÁRIOS:
Colaboradores com funções de enquadramento em Instituições Financeiras e Bancos que pretendam conhecer o impacto regulatório da sustentabilidade na sua atividade
PROGRAMA
1. Introdução
a) Alterações climáticas
b) Definições ESG
c) Framework de Basileia
2. Enquadramento Regulatório
a) Finanças sustentáveis – Plano de Ação da Comissão Europeia
b) Overview de iniciativas regulamentares a nível europeu
c) Novo pacote bancário (CRD6/CRR3) – Principais alterações no âmbito dos riscos ESG
3. Gestão de Risco
a) Expetativas de supervisão sobre riscos climáticos e ambientais
b) Greenwashing
c) Estratégia para o ESG
4. Conclusões
FORMADOR: Carlos António
Especialista em Gestão de Risco nomeadamente em Regulação Prudencial, Governo e Controlo Interno do sector bancário, com mais de 20 anos de experiência na área financeira e de Risco.
Formador experiente no domínio dos temas regulatórios (risco de crédito, regime de grandes riscos, riscos ESG e cripto-ativos) tendo como objetivo amplificar o conhecimento dos formandos e melhorar o desempenho de equipas.
Participou em programas de transformação globais, em exercícios de autoavaliação de riscos, em projetos de eficiência operacional e em grupos de trabalho de resposta a auditorias internas.
Licenciatura em Economia e Pós-Graduação em Análise Financeira, no Instituto Superior de Economia e Gestão, bem como Pós-Graduação Avançada em Direito Fiscal (2006/2007) na Faculdade de Direito de Lisboa.
Foi subdiretor do Departamento de Risco de Crédito do Barclays Bank Portugal e manager na divisão de Finance & Risk da Accenture, colaborando desde 2018 na área de Política Regulatória, do Departamento de Estabilidade Financeira, do Banco de Portugal.
DURAÇÃO: 3 Horas