Economia Comportamental
INTRODUÇÃO
Quer os movimentos coletivos de pânico em torno do investimento, quer a reincidência individual em escolhas infelizes que causam prejuízo, são comportamentos que parecem intrigantes. De facto, quando se trata de decisões económicas constata-se que não são as atitudes puramente racionais que predominam. Os estudos sobre o comportamento económico e a tomada de decisão despertaram, nas últimas décadas, o interesse de investigadores, especialistas em finanças e, entre outras áreas, investidores e profissionais do mercado financeiro.
Estudos mostram quais são os aspetos comportamentais que estão na origem das nossas ações económicas. Com este curso pretende-se explorar os diversos factores cognitivos e emocionais que estão presentes no processo de decisão e que potencialmente têm interferência negativa, uma vez que originam distorções na perceção, memória e avaliação dos dados. Ao examinar as experiências de escolha e o que dificulta a análise rigorosa das opções disponíveis é dado um novo impulso à compreensão daquilo que orienta o comportamento do cliente e potencia-se a tomada de melhores decisões.
DESTINATÁRIOS
- Profissionais de bancos, auditores e contabilistas, e alunos das áreas referidas, que tenham necessidade de aprofundar os conhecimentos sobre o processo decisório;
- Profissionais e interessados no campo da Economia Comportamental, com formação em áreas como Psicologia, Economia, Gestão, Contabilidade, Administração, Direito, Finanças, Serviço Social, Ciência Política, Sociologia, Antropologia.
OBJETIVOS
- Introduzir o campo de estudos interdisciplinares que liga a economia e finanças à psicologia
- Fornecer dados de pesquisas e exemplos sobre diferentes aspetos psicológicos da tomada de decisão e do comportamento económico
- Descrever as principais dinâmicas mentais e a sua influência sobre as decisões económicas
- Aprofundar o conhecimento sobre factores intervenientes no processo de decisão: etapas, padrões, suscetibilidade a enganos
- Oferecer um diferencial inovador ao decisor, através de conhecimentos que lhe permitirão analisar opções de maneira mais rigorosa
CARGA HORÁRIA: 7 horas (um dia de formação ou dois meios dias).
METODOLOGIA:
Métodos expositivo e ativo, com utilização de casos, exemplos e exercícios; suporte de apresentação em PowerPoint; estímulo ao debate no grupo de participantes.