Creating Value from Data – Ciclo de Seminários
ENQUADRAMENTO
À medida que continua a transição digital, a importância da informação nunca foi tão grande e a relevância, para as organizações, de tirarem partido do poder da análise dos dados tem vindo a crescer. Os dados são cruciais, representando um relevante ativo quando se trata de estratégia, sendo um catalisador da inovação e da produtividade.
Este contexto legitima a relevância da reflexão sobre temas que permitam criar valor a partir dos dados e foi esse o objetivo do lançamento do ciclo de seminários “Creating Value from Data”
DESTINATÁRIOS
Administradores; Diretores de 1ª linha; Titulares de Funções Essenciais e Técnicos e Quadros superiores
13 maio
Seminário 1 | Ciência dos Dados – da cultura customer-centric para uma cultura data-centric
Os dados constituem o novo “ouro” de qualquer organização, colocando-se enquanto recurso primordial. Contudo, a forma como os mesmos são ou podem ser utilizados e explorados para a criação de vantagem competitiva nem sempre está clara na mente dos gestores. Neste seminário abordam-se os principais conceitos e o contexto da Ciência dos Dados. Serão, ainda, abordados temas como Data Mining, preparação e pré-processamento de dados, bem como os modelos de exploração dos mesmos. Por fim, serão apresentados casos de aplicação.
Temas: Conceito e contexto da Ciência dos Dados. Data Mining. Preparação e pré-processamento de dados.
Modelos: Descritivos e preditivos. Aplicações.
20 maio
Seminário 2 | Alinhamento Negócio-SI: Como suportar adequadamente o desenvolvimento estratégico
Atualmente, é impossível que qualquer organização possa, simplesmente, existir e operar num contexto de mercado atual, sem utilizar tecnologia. Contudo, a forma como a tecnologia é utilizada e como pode contribuir para um aumento da eficiência operacional, nem sempre é clara. Neste seminário, aborda-se o tema do alinhamento entre a organização, a sua visão e estratégia e as tecnologias. O intuito é perceber como podem os métodos e as ferramentas de Sistemas de Informação apoiar a transformação digital e contribuir para a maximização da eficiência organizacional.
Temas: Caracterização sistémica das organizações (sob a ponte da visão das TIC). A cartografia organizacional e a arquitetura corporativa. Alinhamento entre o Negócio e os Sistemas de Informação. Aplicações.
27 maio
Seminário 3 | Avaliação da maturidade do processo de gestão de dados
O sector bancário atravessa momentos de elevado foco na forma de melhor utilizar os dados, que são gerados a cada instante e em grande quantidade. Além desse aspeto, o ambiente regulatório está a impor uma necessidade efetiva de gestão a nível de Master Data, com todos os processos que lhe estão associados. Os elementos que contribuem para esta situação são o BCBS239 e o Aviso n.º 3/2020 do Banco de Portugal. À medida que esses processos são operacionalizados, importa perceber a maturidade dos mesmos e determinar planos de ação que contribuam para o seu desenvolvimento.
Temas: O contexto: conformidade com BCBS239 e Aviso n.º 3/2020 do Banco de Portugal. Metodologia para avaliação da maturidade. Resultados obtidos. Aplicações.
ORADOR: Henrique Mamede
Agregado em Ciência e Tecnologia Web pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e doutorado em Sistemas e Tecnologias de Informação pela Universidade do Minho. Professor na área de Sistemas de Informação do Departamento de Ciências e Tecnologia da Universidade Aberta. Professor convidado da NOVA Information Management School. Investigador sénior do INESC TEC. Desenvolveu, em paralelo, uma carreira profissional, em empresas de múltiplos sectores, nacionais e multinacionais, onde conta com mais de 30 anos de atividade. Consultor em Sistemas de Informação, Arquitetura Empresarial e Transformação Digital das Organizações. É autor de vários livros, focando diversos temas da cibersegurança aos sistemas de informação.
DURAÇÃO: 2 horas
HORÁRIO: 11h00 – 13h00