Contabilidade Analítica e Gestão Orçamental | Curso IFB
sistema de contabilidade analítica

Data

17 Out 2022 - 20 Out 2022

Horário

9:00 - 13:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Contabilidade Analítica e Gestão Orçamental / Formação Online por Videoconferência

ENQUADRAMENTO

O sistema de contabilidade analítica na banca deve ser entendido como um fator de desenvolvimento das instituições, na medida em que afeta o comportamento de todos os decisores, permitindo o alinhamento das atuações de cada um com a estratégia definida.

Esta formação tem como objetivo fornecer aos participantes as ferramentas necessárias para orientar as suas Instituições, Departamentos e comportamentos individuais, no sentido da criação de valor e vantagens competitivas. Estas ferramentas constituem um ciclo integrado de planeamento, deste a definição da orçamentação à avaliação, passando pela execução, de modo a permitir um planeamento e uma análise de desempenho ao nível das unidades orgânicas (por exemplo, balcões), dos produtos ou de outras dimensões de análise relevantes.

 

DESTINATÁRIOS:

Diretores e quadros dos Departamentos Financeiros, Contabilidade e Controlo de Gestão, Responsáveis Comerciais e técnicos de Gabinetes de Apoio ,responsáveis pela Análise de Produtos e Auditoria.

 

PROGRAMA

Contabilidade Analítica

  1. A Contabilidade Analítica e a Contabilidade Financeira no Sector Financeiro
  2. Referenciais da Contabilidade Analítica
  • Demonstrações Financeiras (Balanço/DR) na Contabilidade Analítica
  • Dimensões de Análise
  1. Componentes da DR
  • Caracterização dos Custos/Proveitos
  • Preço de Transferência de Fundos (Funds Transfer Pricing)
  • Custo de Capital
  • Distribuição de Custos
  • Provisões / Imparidades
  1. Análise de Rácios

 

Gestão Orçamental

  1. Programas e Orçamentos
  2. Metodologia da Elaboração do Orçamento Anual
  3. Controlo dos Orçamentos

 

FORMADOR:

João Senos Gonçalves – É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. É ainda certificado em Sustentabilidade e Risco Climático pelo GARP (Global Association of Risk Professionals). Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco, desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro. Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca. Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-over para as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II. Participou como orador em várias conferências sobre Gestão de Risco.

 

DURAÇÃO: 14 horas

HORÁRIO:

17 e 18 out – 09h00 – 13h00
19 e 20 out – 09h30 – 12h30

 

Tags: