Auditoria Interna Bancária Nível II
Módulo Complementar
ENQUADRAMENTO
A atividade e o negócio bancário estão cada vez mais complexos e competitivos. A par dessa evolução, também é observável que a função da Auditoria Interna tem vindo a alargar o seu âmbito de atuação e que, por esse facto, os Auditores Internos devem estar cada vez mais e melhor apetrechados nos domínios ético, técnico e comportamental.
Em Auditoria Interna, como em muitas outras profissões, os conhecimentos e as competências técnicas requerem/exigem regular discussão, revisão e aprofundamento, dado que as capacidades, os saberes e as competências não se adquirem de forma permanente e definitiva. Em Auditoria Interna o processo de aprendizagem deve ser regular e contínuo, pelo que a formação e a autoformação em áreas muito técnicas (controlo interno, riscos e governança corporativa, etc.), domínios e tecnologias são um investimento justificado e uma exigência objetiva.
Os Auditores Internos devem ser estimulados e ajudados no seu processo de valorização e formação contínuas, uma vez que dessa atitude depende, em grande medida, o rigor, a consistência e a qualidade dos trabalhos executados e o valor acrescentado produzido.
DESTINATÁRIOS
- Auditores Bancários que tenham frequentado o Nível I (Módulo Base);
- Auditores Bancários com mais de 3 anos de experiência prática;
- Auditores Bancários em fase de preparação da Certificação Profissional;
- Auditores Bancários Experientes (revisão/confrontação de práticas e procedimentos);
- Auditores Chefe (revisão/confrontação de metodologias e de estratégias);
- Diretores de Auditoria (posicionar, apetrechar, valorizar e dignificar a Auditoria).
OBJETIVOS
O Curso tem os seguintes objetivos gerais:
- Sensibilizar os participantes para a importância do controlo interno e da auditoria interna, como instrumentos de melhoria do funcionamento, da segurança operativa, da imagem e da credibilidade da instituição;
- Proporcionar a revisão e o aprofundamento de conhecimentos nos domínios do controlo interno, da gestão de riscos, da governança corporativa, das normas de auditoria e da relação com os auditados;
- Transmitir conceitos práticos, técnicas e reflexões necessários a um desempenho mais preparado, informado e consistente da função;
- Facilitar a interiorização dos princípios que suportam as mais recentes evoluções das práticas da auditoria interna e favorecer uma relação mais próxima, aberta e participada com os auditados;
- Contribuir para a melhoria dos atuais processos e procedimentos de trabalho do Departamento de Auditoria, na sequência da confrontação com outras abordagens e metodologias de atuação, o que pode propiciar a adoção de novas formas de intervenção (mais consistentes, suportadas e uniformes);
- Ajudar os formandos a entenderem a necessidade de atuarem de forma proativa e profilática e a potenciarem as vantagens decorrentes da promoção de uma a imagem positiva da Auditoria, de primarem pela qualidade dos relatórios e de acrescentarem valor para a organização.