Acessibilidade e Inclusão nas Instituições Bancárias: Refletir sobre os desafios da Comunicação com TODOS
ENQUADRAMENTO
Os bancos devem garantir que os seus serviços e produtos sejam acessíveis a todos. Para tal, é necessário ter em conta uma série de aspetos, nomeadamente a redução de barreiras arquitetónicas, comunicacionais e atitudinais. Esta ação visa sensibilizar os participantes para a necessidade de implementação destas mudanças, explorando conceitos essenciais neste domínio.
DESTINATÁRIOS
Profissionais da Banca que pretendam adquirir conhecimentos essenciais no domínio da acessibilidade.
PROGRAMA
1. Introdução às áreas da acessibilidade e inclusão: conceitos e ideias-chave
2. A acessibilidade no setor bancário: benefícios da inclusão para clientes e instituições
3. Perfis funcionais: principais domínios e desafios à comunicação.
4. Técnicas e recursos de comunicação acessível: o design universal
FORMADORA: Catarina Mangas
Doutorada em Ciências da Educação, com formação especializada na área de Educação Especial, Domínio Cognitivo e Motor. É professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde coordena o Mestrado em Comunicação Acessível. Leciona e investiga na área da inclusão e acessibilidade, em particular nas questões relacionadas com a aquisição e as perturbações da linguagem. Os estudos e projetos nacionais e internacionais em que tem participado, têm sido disseminados em conferências e outros encontros, em artigos de revistas científicas e em livros da especialidade
DURAÇÃO: 3 horas
HORÁRIO:
1ª Sessão – 10h30 – 12h00
2ª Sessão – 11h30 – 13h00