Acessibilidade Digital: Conceitos Essenciais
ENQUADRAMENTO
Os canais digitais são atualmente centrais para toda a comunicação, incluindo a dos bancos e instituições financeiras com os seus clientes. Nesta medida, e procurando reforçar a abordagem inclusiva, é imperativo melhorar a acessibilidade, de forma a responder a todos os públicos, inclusive pessoas seniores ou pessoas com deficiência.
Este curso visa capacitar os participantes com conhecimentos essenciais para sustentar a melhoria da acessibilidade dos canais digitais.
DESTINATÁRIOS
Profissionais que pretendam reforçar os seus conhecimentos no âmbito da acessibilidade digital.
PROGRAMA
1. Acessibilidade e inclusão
- Conceitos básicos de acessibilidade
- Características gerais relativas a diferentes domínios da deficiência
- Tipologia de barreiras à participação e usufruto de bens, produtos e serviços
2. Produção de conteúdos acessíveis
- Texto
- Tabelas
- Imagem
- Cor e contraste
- Audiodescrição
3. Acessibilidade de documentos de escritório
- Processamento de escrita
- Folha de cálculo
- Apresentações digitais
- PDF acessíveis
4. Acessibilidade e usabilidade na WEB
- Web Content Accessibility Guidelines (WCAG)
- Selo de acessibilidade e usabilidade
- Validadores automáticos
- Checklists de acessibilidade
FORMADORES
Carla Freire
Doutorada em Engenharia Multimédia, com formação inicial em Novas Tecnologias da Comunicação e Pós-graduação em Audiodescrição. É professora na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, onde leciona e investiga na área da comunicação acessível, em particular nas questões relacionadas com as pessoas com deficiência visual. Tem vindo a disseminar o trabalho de investigação em eventos científicos, artigos de revistas especializadas e capítulos de livros. Tem participado em projetos nacionais e internacionais nas áreas da acessibilidade e inclusão, da cocriação, entre outras áreas.
Filipe Santos
Doutorado em informática, é professor no Instituto Politécnico de Leiria desde 1998. Leciona e investiga nas áreas da tecnologia educativa e tecnologias para a inclusão, onde se tem ESECS – Instituto Politécnico de Leiria dedicados a Unidades Curriculares ligadas à criação de documentação digital acessível. Tem vários artigos publicados nessas áreas e participou em alguns projetos nacionais e europeus na área das tecnologias na educação formal, não-formal e informal.
DURAÇÃO: 20 horas