Votos de bom Ano!
Este primeiro número de 2025 surge associado aos 45 anos do Instituto de Formação Bancária, o seu IFB.
Este acontecimento é para o Instituto uma enorme alegria, refletindo a sua resiliência e capacidade de se reinventar, enfrentar crises e situações adversas. O percurso teve etapas muito duras e críticas, algumas internas e por isso mais sofridas, mas o IFB reestruturou-se, sobreviveu e superou os desafios de um contexto competitivo, exigente e incerto.
A resiliência com que conseguimos chegar até aqui anima-nos para continuar o caminho, procurando garantir a sustentabilidade a longo prazo, perseguindo com determinação acrescida o nosso propósito.
A par do marco dos 45 anos do IFB, este número proporciona aos leitores relevantes reflexões sobre os pagamentos imediatos e o Euro digital, o sector bancário português e as questões da sustentabilidade, a inteligência artificial no sector bancário e os riscos de fraude e de corrupção e a sua prevenção, temas que se inscrevem no centro da agenda do sector bancário.
Christophe Bonte, num artigo intitulado “O futuro dos Pagamentos Imediatos na Europa”, afirma que as transferências imediatas são uma solução de pagamento que se transformará no novo normal. Este artigo dá conta do processo de transformação em curso e da relevância que as soluções transfronteiriças assumem para a autonomização da Europa neste domínio, autonomização esta que assumiu como estratégica.
A Banca assume um papel muito relevante nas metas da sustentabilidade e no combate às alterações climáticas. No artigo “O setor bancário português e as alterações climáticas”, Rui Pinto analisa este tema, fornecendo ao leitor importantes contributos.
Rogério Canhoto, apresenta-nos uma análise da inteligência artificial e do papel que pode desempenhar na Banca, apoiando a personalização, frisando a necessidade de estratégia e de foco nas pessoas.
O Euro digital é outro tema que nesta revista também é alvo de análise independente, num artigo de João Pires: “Euro Digital: a (r)evolução anunciada nos pagamentos europeus”. O euro digital é um projeto inovador que transformará os serviços de pagamento na Europa. Através deste artigo poderá conhecer melhor este projeto e as suas etapas.
Nuno Sampayo Ribeiro, aborda o tema “Riscos de fraude e de corrupção e a sua prevenção no sector bancário”. No corpo da revista incluem-se relevantes notas sobre este importantíssimo e basilar tema que convidamos o leitor a aprofundar através de uma incursão num trabalho mais extenso do autor que distribuímos online.
O Centro de Estudos e Publicações da APB proporciona-nos a análise dos principais indicadores do sector bancário, na rubrica o Sector Bancário Num Minuto, que neste número apresenta dados novos relativamente aos pagamentos, para proporcionar uma informação mais rica ao leitor.
Reforçamos os votos de um Bom Ano, esperando que a leitura da nossa revista possa contribuir para reflexões relevantes que contribuam para o aumento do seu conhecimento e inspirem mudanças eficazes.
António Neto da Silva
CEO do IFB