T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

InforBANCA 115

IFB-InforBanca_115
Edição InforBanca em PDF

EDITORIAL

Esta é a primeira InforBanca de 2019. Queremos, por isso, desejar a todos os nossos leitores um Excelente Ano!

O alinhamento da InforBanca 115 inclui os seguintes temas:

Ludo van der Heyden, no artigo Fair Play Leadership - A brief introduction with comments on “natural” behaviors, having a management philosophy and implementing a common management framework” apresenta um quadro de Gestão denominado Fair Play Leadership (FPL) que visa melhorar a colaboração dentro de uma organização e promover uma prática correta nas interações entre os responsáveis da gestão.

David Gyori, em The Bitcoin Paradox: The Janus-Faced Nature of Innovations and Risks Intertwined” partilha o seu pensamento reflexivo e muito pedagógico, sobre o tema “Bitcoin”, ao identificar os seus aspetos positivos e impactantes enquanto inovação, assim como os aspetos negativos e penosos. 

Miguel Pina e Cunha & Arménio Rego no artigo “Quem tudo quer tudo perde: o que a Banca pode aprender com o escândalo Wells Fargo” analisam e sublinham algumas “armadilhas” que influenciam a Governance nas organizações, nomeadamente, quando a maximização do valor para o acionista abre caminho à hubris.

José Paiva Brito escreve sobre “Diretiva Revista de Serviços de Pagamentos (PSD2) – Um desafio à inovação e competitividade” analisando as profundas alterações que se avizinham no mundo dos pagamentos e a necessidade de adaptação do atual modelo bancário a esta nova realidade.

Colin Morrison em Banking and Bankers: Stepping into the next decade comunicação apresentada na conferência “Between people & technology: tomorrows work”partilha a sua reflexão e experiência sobre os desafios das mudanças no sector bancário e como estes exigem novas respostas aos profissionais da formação a nível europeu.

Teresa Pereira Esteves no artigo “Emprego e Competências no Sector Financeiro: tempo de desafios, tempo de decisões” apresenta a sua reflexão sobre os resultados de estudos realizados no sector financeiro relativamente às competências necessárias e ao desafio que atualmente tal realidade representa para os indivíduos, para as instituições de ensino e formação e para as instituições financeiras.

Como habitualmente, na InforBanca encontra também a rubrica da APB “O Sector Bancário num Minuto” e a informação sobre as atividades mais relevantes desenvolvidas no âmbito do Projeto de Educação Financeira da APB, neste número, ficamos a saber os planos para o European Money Quiz 2019.

Ficam, também, algumas boas sugestões na nossa Lifestyle.

Boas Leituras!