T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

InforBANCA 114

IFB-InforBanca_114
Edição InforBanca em PDF

EDITORIAL

A InforBanca 114 inclui os seguintes artigos no alinhamento:

“Passado, Presente e Futuro da banca digital – o caso da Noruega”, Øystein Bortne e Baard Slaattelid, do SpareBank 1, partilham o modo como o percurso digital do sistema bancário norueguês tem sido uma caminhada feita de competição e cooperação, em que o sucesso se deve ao facto de serem os bancos a controlar todo o processo e de terem a capacidade de responder bem e rápido às necessidades dos clientes.

O Mundo Depois da EURIBOR, Cristina Casalinho, explica como as consequências da crise financeira se continuam a fazer sentir, nomeadamente, ao nível das taxas de referência do mercado monetário: evolui-se de um quadro assente em taxas indicativas de intenção de transacionar para um referencial baseado em preços verificados.

Fit and Proper – Evitar um Cisne Negro ou há um Elefante na Sala?”, Duarte Pitta Ferraz & Teodora de Castro apresentam a sua reflexão sobre as novas guidelines de F&P explicando como estas reduzem as ameaças e criam oportunidades que são simultaneamente desafios relevantes para as instituições financeiras, os supervisores e os membros dos órgãos sociais.

Frontline Management: o “Segredo” para a Concretização da Mudança”, Raul Cardoso, elabora sobre o porquê da efetivação da mudança - um dos maiores desafios da gestão empresarial - ficar muitas vezes comprometida pela insuficiente preparação, engagement e mobilização do Frontline Management.

“Liderar o Banco do Futuro, Sofia Costa Quintas, escreve sobre os desafios da liderança na banca, identificando os fatores quer internos quer externos que condicionam o ser líder agora, apresentando a sua visão e modelo para a preparação de líderes, em particular no sector bancário.

Como habitualmente, na InforBanca encontra também a rubrica da APB “O Sector Bancário num Minuto” e a partilha de atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Educação Financeira da APB. Neste número, no artigo “A Banca Polaca apoia a Educação Financeira”, Szymon Stellmaskzyk da Associação de Bancos Polaca, refere o modo como este sector bancário tem apoiado o projeto de Educação Financeira, contando como dois jovens polacos venceram a primeira edição do European Money Quiz, realizada em maio do corrente ano em Bruxelas.

Ficam, também, algumas boas sugestões na nossa Lifestyle.

Finalmente, como a época se aproxima, para todos os leitores da InforBanca, votos de um Santo Natal!

Boas Leituras!