T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

InforBANCA 113

:IFB-InforBanca_113
Edição InforBanca em PDF

EDITORIAL

A InforBanca 113, que pode ser uma boa companhia de verão, inclui os seguintes artigos no alinhamento:

 “Um Sistema Financeiro Empenhado no Financiamento do Desenvolvimento Sustentável”, João Amaral Tomaz, apresenta uma reflexão sobre o papel do sistema financeiro na promoção do desenvolvimento sustentável e no financiamento da transição para uma economia hipocarbónica, assente em considerações ambientais, sociais e de governação.

"Ten Trends Defining The Next Decade of Banking", David Gyory, identifica as dez tendências que influenciarão a banca na próxima década, explicando porque a evolução, tal como a conhecemos, será substituída por esta revolução.

“A defesa do interesse nacional no contexto da Governance Financeira Internacional”, Teodora de Castro, explica porque nenhum sistema financeiro nacional ou regional está imune às mudanças estratégicas relacionadas com o poder internacional, e porque os atores do sistema financeiro e seus investidores beneficiam ao dominar este conhecimento geofinanceiro.

Uma Visão Matemática sobre o BIG DATA”, Manuel Cruz, apresenta uma abordagem ao Big Data, do ponto de vista da matemática industrial, incidindo nos desafios de curto e médio prazo que o mesmo coloca às organizações.

“Passwords, Coordenadas e o Regime Jurídico dos Pagamentos Eletrónicos”, José João Pires, faz uma análise crítica ao regime jurídico dos prestadores e utilizadores de meios de pagamentos eletrónicos propondo soluções legislativas para o tema. 

“A Confiança e o Paradigma 4.0, António Jorge, escreve sobre os impactos que o paradigma 4.0 tem na banca e as alterações que introduz na configuração da confiança entre a empresa e o consumidor.

"Digilosofia, onde me podes levar?", Sofia Calheiros, num artigo que é o “lado B” da habitual reflexão sobre o digital, apresenta uma interrogação gigante sobre este mundo digital que nos dizem ser a nova normalidade.

Como habitualmente, na Inforbanca encontra também a rubrica da APB “O Sector Bancário num Minuto” e as atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Educação Financeira da APB. Neste número, no texto "E hoje, vamos testar a literacia financeira?", Rita Machado e Joana Rodrigues apresentam o summing up do European Money Quiz (criado pela EBF) que culminou nas finais nacional, em Lisboa, e Europeia, em Bruxelas. 

Finalmente e com um toque estival, algumas boas sugestões na nossa Lifestyle.

Boas Leituras!