IFB - Software na Banca: Comprar ou Desenvolver
IFB-banner

Data

A agendar

Horário

Software na Banca: Comprar ou Desenvolver

WORKSHOP:
Software na Banca: Comprar ou Desenvolver?

 

ORGANIZAÇÃO: Instituto de Formação Bancária

 

OBJECTIVOS

O seminário visa dotar os participantes com as bases teóricas que possibilitem uma tomada de decisão objectiva no âmbito do desenvolvimento de sistemas de informação com recurso, nomeadamente, à construção de parcerias. Serão analisados os aspectos mais importantes no outsourcing de desenvolvimento de aplicações informáticas e propostas metodologias adequadas a tais objectivos, que incluem:

  • Avaliar as capacidades endógenas da organização e eventuais necessidades de alteração;
  • Determinar as situações em que o recurso à contratação externa é a melhor opção;
  • Seleccionar parceiros com base em critérios objectivos e de complementaridade;
  • Apoiar a criação do caderno de encargos e de modelos de governo mais efectivos.

Assim, no final do seminário, os participantes deverão estar aptos para, nas suas organizações, implementarem e gerirem um portfolio equilibrado de projectos de desenvolvimento de aplicações mais eficiente e efectivo, recorrendo, com maior segurança, à contratação de serviços de terceiros numa óptica de complementaridade de capacidades.

 

RAZÃO DE SER

A gestão das relações entre recursos internos e externos no âmbito do desenvolvimento de projectos de software constitui para a Bancaumdesafio da maior importância.Com efeito, sendo o papel dos sistemas de informação cada vez mais relevante para todas as áreas de negócio, é imprescindível que as aplicações informáticas que o suportam sejam desenvolvidas da forma mais eficiente e segura dentro dos apertados timings impostos pelo ambiente de forte concorrência que caracteriza o sector.A resposta a estas questões passa pelo aumento das capacidades internas necessárias à definição das estratégias que melhor se adequam a cada situação concreta, identificando quais as metas a atingir e os meios necessários para lá chegar, seja através de recursos internos, seja recorrendo à colaboração de entidades externas que tragam ao processo efectivas mais valias.É pois necessário estruturar o conhecimento definindo processos, actividades e métricas de controlo, associando-os depois à clara atribuição de responsabilidades individuais.Só assim se poderão tomar decisões de gestão de qualidade nomeadamente no que respeita ao desejado equilíbrio entre a externalização e a manutenção e desenvolvimento das competências internas consideradas indispensáveis para a organização.

 

DESTINATÁRIOS

O seminário interessa particularmente a:

  • Titulares de cargos de direcção com responsabilidade na gestão de sistemas de informação;
  • Responsáveis por portfólio management organizacional ou por departamentos de desenvolvimento de aplicações informáticas;
  • Gestores de projectos na área do desenvolvimento de aplicações.

 

PROGRAMA

1. Enquadramento e Conceitos Básicos- Os sistemas de informação nas organizações modernas- O conceito de processo: ideias básicas- Metodologias orientadas à melhoria do processo- Definição de boas-práticas- Normas e metodologias: distinção- O conceito de maturidade- Os modelos de processosPMBOK/OPM3 e CMMI- Da estratégia à prática. Metodologias de gestão de projectos. Um modelo para gerir outsourcing de desenvolvimento

2. Desenvolvimento ou Aquisição de Aplicações Informáticas? Um Novo Paradigma- As especificidades do processo de desenvolvimento de software. Os modelos de Barry Boehm e de Hofstede- O papel dos sistemas de informação nas organizações. Breve crítica em relação ao entendimento corrente de alinhamento das TI ao negócio- Comprar feito ou desenvolver à medida?

3. A Aquisição de Serviços de Desenvolvimento de Aplicações Informáticas- Planear e implementar a estratégia de aquisição- A escolha do fornecedor- Características de uma boa solução- Competências core e o novo perfil do colaborador interno de sistemas de informação- Pedidos de propostas e contratos

4. Um Mix das Metodologias para a Gestão Organizacional de Projectos- Eficiência, efectividade e percepção de valor- Projectos, programas e portfolios- OPortfolio Management Office ESTUDOS DE CASOO seminário terá características predominantemente práticas, com recurso a dois estudos de caso que suportarão a necessária abordagem teórica dos temas:

  • Caso 1: Aplicação do modelo de Barry Boehm no contexto do sistema financeiro português, na escolha da metodologia de ciclo de vida adequado a cada caso concreto;
  • Caso 2: Os riscos no outsourcing. Resultados de um estudo baseado num inquérito às instituições financeiras portuguesas.

ORADORES

O workshop será orientado pelo Dr. Fernando Nuno Albuquerque Figueiredo Pereira.

É Licenciado em Economia pelo ISEG, instituição em que concluiu uma Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação e na qual está a terminar o Mestrado com uma dissertação no domínio do Outsourcing de Aplicações no contexto do Sistema Financeiro Português.

Fernando Albuquerque é actualmente Coordenador de Serviços na área do Software e Hardware numa multinacional, responsável em Portugal por numerosos projectos na área do outsourcing estratégico de sistemas de informação, e integra a equipa internacional do PMI que se encontra a desenvolver a nova versão da metodologia OPM3.

Desenvolveu parte significativa da sua carreira em instituições do sector financeiro, exercendo, entre outras, funções de coordenação em áreas Desenvolvimento de Software de Gestão Interno, Compras de Produtos Tecnológicos e Controlo de Custos de Comunicações e Tecnologia. Liderou equipas no âmbito do Suporte Técnico de Sistemas de Informação e actuou em projectos tecnológicos muito diversificados como a reestruturação do ambiente informático de balcões ou de sistemas operacionais de back-office.

Fernando Albuquerque é membro do PMI/PMP, do SEI/CMMI e do ISACA/COBIT e fez formação avançada em gestão de projectos através da IBM/Stanford University. Da sua experiência profissional resultam conhecimentos profundos em linguagens de desenvolvimento, bases de dados e web design.

 

DATA: 6 e 7 de Dezembro de 2007

LOCAL: Instituto de Formação Bancária Av. 5 de Outubro, 164 Lisboa

CERTIFICADO

Teresa Corales
Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa, PORTUGAL
Tel.: (+351) 217 916 278 Fax: (+351) 217 977 732
e-mail: t.corales@ifb.pt