Multilaterais: Enquadramento dos Instrumentos para Mitigar Riscos e Catalisar Operações da Banca | Programa de Formação para Alta Direção - IFB
IFB- Programa de Formação para Alta Direção

Contacto

Catarina Santos
Telefone
+351 217916293
E-mail
c.santos@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

17:00 - 20:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Multilaterais: Enquadramento dos Instrumentos para Mitigar Riscos e Catalisar Operações da Banca | Programa de Formação para Alta Direção

OBJETIVOS

Pretende-se que, no final do Curso, o formando seja capaz de:

  • Conhecer o mandato, funcionamento e modus operandi das organizações
  • Compreender os papéis que os diferentes atores desempenham na sua atividade operacional
  • Identificar e caracterizar os diferentes produtos e serviços de apoio ao setor privado disponibilizados
  • Aconselhar a utilização dos referidos produtos e serviços a clientes e instituições

 

DESTINATÁRIOS

Administradores, Diretores de 1ª Linha e Titulares de Funções Essenciais

 

PROGRAMA

  1. Introdução às organizações multilaterais internacionais em que Portugal participa: mandato e modalidades de financiamento
  2. Visão Geral: Instrumentos de financiamento, Principais programas de trade finance/facilitation e Cobertura de riscos (o caso da MIGA)
  3. Introdução ao BERD
  4. Intermediação Financeira (o caso do BERD)
  5. Sindicação Bancária (o caso do BERD)

Nota: Os pontos 3 a 5 serão ministrados em inglês.

 

FORMADORES:

  • Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF)
  • Especialistas convidados do BERD – Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento

Ana Barreto – GPEARI-MF

Diretora do Departamento de Cooperação e Relações Internacionais no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças.

Responsável pelo acompanhamento e coordenação do relacionamento bilateral de Portugal com países parceiros, em dossiês da esfera de competências do Ministério das Finanças, bem como pela relação com as Instituições Financeiras Internacionais de que Portugal é acionista, como o Banco Europeu de Investimento, o Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, o Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento, e vários outros bancos regionais de desenvolvimento dos quais Portugal é acionista.

Inês Jácome – AICEP

Na aicep Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) dedica-se a promover e a apoiar o acesso dos agentes nacionais ao mercado das multilaterais (Instituições Financeiras Internacionais/Bancos de Desenvolvimento, União Europeia e Nações Unidas).

Antes desta área, trabalhou vários anos com contrapartidas de aquisições militares, sistemas de incentivos e outros instrumentos de apoio à internacionalização.

Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Ana Draskovic – BERD

Diretora do BERD – Head of the Business Development Group. Ingressou no BERD como Deputy Secretary General responsável pelas Shareholders Relations e anteriormente foi Partner da KPMG. Tem uma extensa carreira em serviços financeiros, tendo ocupado diversos cargos, como seja: CEO da Serbian Export Credit and Insurance Agency, Directora da Corporate and Government Division da Telenor Serbia, Vice-Presidente do Citibank na Sérbia, Country Officer do Banco Mundial, Associate da JP Morgan e Chief of Staff do Governador do National Bank of Serbia. MA em Relações Internacionais pela University of Westminster e BSc em Economia pela Belgrade University.

Daniel Borrego – BERD

Trabalha no BERD há 20 anos e atualmente é Senior Banker no departamento dos Loans and Syndications. Antes, desempenhou funções de Banker nos setores Manufacturing and Services e Agribusiness do BERD, incluindo uma comissão de serviço de dois anos na Roménia. Previamente ao BERD, trabalhou na UBS em Nova Iorque no departamento de Mergers and Acquisitions, cobrindo os mercados dos Estados Unidos da América e da América Latina. MBA pela Wharton School, University of Pennsylvania.

  • Participação especial:

Luis Melim Pereira, Advisor at the Board of Directors, Constituency Office for Portugal, Greece, San Marino and India – BERD

Antonio Ocana, Business Development – BERD

Tags: