Seminário - Multilaterais: Enquadramento dos Instrumentos para Mitigar Riscos e Catalisar Operações da Banca (Programa de Formação para Alta Direção) - IFB
IFB- Programa de Formação para Alta Direção

Contacto

Catarina Santos
Telefone
+351 217916293
E-mail
c.santos@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

17:00 - 20:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Seminário – Multilaterais: Enquadramento dos Instrumentos para Mitigar Riscos e Catalisar Operações da Banca (Programa de Formação para Alta Direção)

OBJETIVOS

Pretende-se que, no final do Curso, o formando seja capaz de:

  • Conhecer o mandato, funcionamento e modus operandi das organizações
  • Compreender os papéis que os diferentes atores desempenham na sua atividade operacional
  • Identificar e caracterizar os diferentes produtos e serviços de apoio ao setor privado disponibilizados
  • Aconselhar a utilização dos referidos produtos e serviços a clientes e instituições

 

DESTINATÁRIOS

Administradores, Diretores de 1ª Linha e Titulares de Funções Essenciais

 

TÓPICOS DO PROGRAMA

  • Introdução às organizações multilaterais internacionais em que Portugal participa: mandato e modalidades de financiamento
  • Tipologia e características dos instrumentos de financiamento
  • Principais Programas de Trade Finance/Facilitation
  • Cobertura de riscos

 

FORMADORES:

  • Grupo de Trabalho das Multilaterais (AICEP e GPEARI-MF)
  • Especialistas convidadas da International Finance Corporation (IFC), a instituição do Grupo Banco Mundial dedicada ao setor privado

 

Ana Barreto – GPEARI-MF

Diretora do Departamento de Cooperação e Relações Internacionais no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais (GPEARI) do Ministério das Finanças, que se ocupa das atividades bilaterais na esfera de competência desse Ministério e por todos os assuntos relacionados com a participação de Portugal nas Instituições Financeiras Internacionais.

Anteriormente, foi Chefe da Divisão de Relações Bilaterais desse Departamento e desempenhou outras funções no Ministério das Finanças e no setor privado.

Licenciada em Gestão e Administração Pública com especialização em Estudos Europeus, está a concluir um Mestrado em Estratégia de Investimento e Internacionalização.

 

Inês Jácome – AICEP

Na aicep Portugal Global – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) dedica-se a promover e a apoiar o acesso dos agentes nacionais ao mercado das multilaterais (Instituições Financeiras Internacionais/Bancos de Desenvolvimento, União Europeia e Nações Unidas).

Antes desta área, trabalhou vários anos com contrapartidas de aquisições militares, sistemas de incentivos e outros instrumentos de apoio à internacionalização.

Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

 

Andrea Engel – Principal Country Officer at IFC

Country Manager” para Portugal na IFC, centrando a sua atividade no relacionamento institucional e na área de desenvolvimento de negócio, trabalhando em estreita articulação com as equipas setoriais da IFC. Baseada em Bruxelas, é responsável também pelo relacionamento da IFC com as instituições da União Europeia, com o BENELUX e com o Cipre.

Antes de juntar à IFC, trabalhou para o Eurasia Group e Intellibridge, como analista de risco politico, e para a Interel onde aconselhou empresas e governos.

Detém diplomas das Universidades de Edinburgh, Exeter e do Institut d’Etudes Politiques.

 

Sandra L. Antunes Boumah – Principal Investment Officer at IFC

Responsável pela originação, estruturação e execução do programa de investimento do IFC para instituições financeiras na África Austral, que inclui Angola e Moçambique.

Antes de se juntar à IFC, trabalhou na J.P. Morgan em Londres, onde mais recentemente foi Diretora Executiva, responsável pela originação de Mercados de Capitais para instituições financeiras em Portugal, Espanha, França, Benelux, Grécia e Chipre; enquanto ocupava essa função, ajudou instituições financeiras em termos de estratégia de financiamento, otimização de capital, e de relações com investidores.

Detém um diploma M.Sc. em Management, Sp. Finance da E.M.Lyon.

Tags: