Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo no Sector Financeiro e Não Financeiro – Compliance Officers / Formação Online por Videoconferência - IFB
IFB-banner cursos

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
217916274
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Metodologias

Online por Videoconferência

Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo no Sector Financeiro e Não Financeiro – Compliance Officers / Formação Online por Videoconferência

Através de uma aplicação, que permite formação a distância, com possibilidade de interação com o formador em tempo real.

Inclui as alterações decorrentes da Lei 58/2020, de 31 de agosto

Na sequência da publicação de vários normativos pelas autoridades sectoriais das entidades financeiras e não financeiras bem como de outros desenvolvimentos legais ocorridos nos últimos meses, pretende-se com este curso analisar as principais alterações decorrentes destes normativos, articulando-os com a Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto.

 

ENQUADRAMENTO

É ao responsável pela função de compliance/cumprimento normativo afeto à prevenção do branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo que estão atribuídas as competências para, entre outras, participar na definição do sistema de controlo interno da instituição bem como acompanhar, em permanência, este sistema, avaliando a adequação, a suficiência e a atualidade das políticas, meios e procedimentos que o integram. No entanto, todos os compliance officers, os membros do órgão de administração (ou órgão equivalente) e os colaboradores ligados à gestão de riscos e à auditoria devem, para o cabal desempenho das suas funções, ampliar e atualizar os conhecimentos relativos, quer ao atual enquadramento jurídico, quer às boas práticas aplicáveis no âmbito da prevenção do branqueamento e do financiamento do terrorismo.

Para dar resposta às necessidades formativas que se colocam aos colaboradores com responsabilidades nas áreas de definição, implementação e avaliação do sistema de controlo interno no âmbito da prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo o Instituto de Formação Bancária (IFB) desenvolveu esta oferta formativa especializada.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores de entidades obrigadas, do sector financeiro e não financeiro, que exerçam funções nas áreas de Compliance/Cumprimento Normativo, Administração, Gestão de Riscos e Auditoria.

 

OBJETIVOS

Atualizar e aprofundar os conhecimentos dos Compliance Officers, Auditores, Administradores e Gestores de Risco Global do sector financeiro e não financeiro, no âmbito da Prevenção do Branqueamento e do Financiamento ao Terrorismo.

 

PROGRAMA

1. Enquadramento: Publicação de Normativos e  Consultas Públicas

2. Regulamento da CMVM n.º  2/2020 – Principais Alterações a Implementar

3. Entidades Não Financeiras- Alterações e Impactos dos Regulamentos e Orientações mais Recentes

4. Registo Central de Beneficiários Efetivos – Desenvolvimentos Recentes

5. Articulação entre a Lei n.º 83/2017, de 18 de agosto e as Normas Publicadas pelas respetivas Autoridades Sectoriais das Entidades Obrigadas – Principais Alterações e Respetivos Impactos

6. Reporte – Breve Abordagem sobre as Alterações do Banco de Portugal (Instrução n.º 6/2020) e da CMVM

 

DURAÇÃO:   7 horas

HORÁRIO: 

2 e 3 nov –  14h00-16h30 | 4 nov – 14h00-16h00

18 e 19 nov –  14h00-16h30 | 20 nov – 14h00-16h00

 

Tags: