

Os Seguros de Saúde na Distribuição Bancária
ENQUADRAMENTO
A banca tornou-se, nas duas últimas décadas, um canal privilegiado de distribuição de seguros, particularmente em produtos credit linked, seguros associados ao crédito, como é o caso dos empréstimos para habitação que, por razões conjunturais, estão neste momento em forte declínio.
Crescem, entretanto, as dificuldades do Serviço Nacional de Saúde, o que encoraja fortemente as pessoas a aderirem a sistemas alternativos de protecção. Os Seguros de Saúde, em acelerado crescimento, abrangem já cerca de 2 milhões de beneficiários, através de esquemas de grupo ou de contratos subscritos individualmente.
A venda de Seguros de Saúde por intermédio de canais bancários torna-se assim uma excelente oportunidade para os bancos se afirmarem na distribuição dos denominados produtos stand alone, seguros de venda isolada, e não ligados a produtos de crédito. Para além disso, potencia-se o cross selling e minimizam-se os efeitos da diminuição do negócio em outras áreas.
OBJECTIVOS:
Evidenciar a relevância da venda de Produtos de Saúde stand alone no âmbito da distribuição bancária;
- Potenciar a venda proactiva de Seguros de Saúde, nos balcões dos bancos;
- Munir os profissionais da banca de conhecimentos técnicos essenciais, que permitam a venda de Seguros de Saúde de modo a fidelizarem os clientes e potenciarem o cross-selling na venda de produtos bancários e outros produtos de seguros, tipo stand alone;
- Contribuir para o aumento do retorno financeiro das instituições de crédito, no que se refere à distribuição de seguros.
DESTINATÁRIOS:
- Profissionais do sector financeiro com funções comerciais;
- Profissionais do sector financeiro que actuam no front office e que atendem e aconselham os clientes;
- Profissionais do sector financeiro que fazem a ligação entre a área de seguros do banco e os comerciais dos balcões;
- Profissionais do sector financeiro que pretendam elevar o seu know-how, no que concerne ao mercado segurador.
PROGRAMA:
I – Introdução
II – O Serviço Nacional de Saúde e a complementaridade dos Seguros de Saúde
III – Os Seguros de Saúde por reembolso e os Seguros de Saúde managed care
IV – Seguradoras especializadas na concepção de Seguros de Saúde – managed care
• Seguros de Saúde para Particulares
• Seguros de Saúde para Empresas
V – Caso prático I
VI – Abordagem comercial no âmbito dos Seguros de Saúde
VII – Caso prático II
VIII – Inovação da oferta no âmbito dos Seguros de Saúde
IX – Conclusões