T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

IFB-banner

Localização

IFB Lisboa

Ficha de Inscrição

Ficha de Inscrição
QR Code

Data

A agendar

Horário

9:00 - 17:00

Metodologias

Presencial

IFRS 16: Locações – Novo requisito regulamentar

ENQUADRAMENTO

O novo normativo sobre contabilização de Locações, de aplicação obrigatória a partir de 1 janeiro, aplica-se a todas as empresas, incluindo as Instituições financeiras que sejam parte em contratos de locação.

Estes novos requisitos alteram, principalmente, a contabilização de locações por parte dos locatários, definindo um modelo único: as empresas/instituições que têm a sua contabilidade segundo as normas IFRS terão de reconhecer sempre o direito de uso dos ativos e a responsabilidade de realização de pagamentos nos seus balanços e terão, igualmente, de aplicar um modelo único para o perfil de lucro ou perda, que reconhece a depreciação e os juros, em vez da despesa de locação.

A IFRS 16 aplica-se a locações de vários tipos de ativos, incluindo os ativos fixos, como, por exemplo, os veículos.

Tendo em conta a necessidade de alterar as políticas de contabilidade, dos processos, dos controlos e os sistemas informáticos, a preparação deve começar antecipadamente de modo a garantir o cumprimentos dos novos requisitos.

Neste Workshop serão analisados todos os aspetos principais do normativo como uma componente prática com exemplos dos vários tipos de operações.

DESTINATÁRIOS

O Workshop destina-se a profissionais das áreas de contabilidade, controlo de gestão, áreas financeiras e organização, bem como a outros que desenvolvam atividades conexas com a locação, quer sejam ou não da banca. A formação destina-se também a analistas de risco e a utilizadores das demonstrações financeiras de empresas, tendo em conta o impacto que este normativo terá nas empresas, incluindo as não financeiras. Destina-se, ainda, a todos os profissionais de outras áreas que pretendam ter mais conhecimento sobre esta matéria.


PROGRAMA

  1. Introdução
  2. Principais Conceitos de Locação e do IAS 16
  3. Identificação de uma locação
  4. Classificação e Mensuração
  5. Apresentação e Divulgação
  6. Transição e implementação
  7. Análise dos efeitos nas Demonstrações Financeiras
  8. Conclusões

 

FORMADOR: JoãoSenosGonçalves

É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresa pela Universidade Católica Portuguesa. Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco, desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro.

Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca.

Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-over para as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II.

Participou como orador em várias conferências sobre Gestão de Risco.

OBJETIVOS

Com esta formação pretende-se dotar os formandos de instrumentos de análise, transmitindo conhecimentos que lhes permitam:

  • Identificar operações de locação de acordo com o normativo contabilístico.
  • Quantificar as principais grandezas indispensáveis à contabilização destas operações, incluindo:
    • Taxa de juro a aplicar;
    • Cash-flows das operações;
    • Duração da locação;
    • Valor do Passivo de locação;
    • Valor do Ativo de locação.
  • Apurar os valores da mensuração inicial e subsequente (tanto na perspetiva do locatário como do locador) e identificar os registos contabilísticos correspondentes.
  • Nomear as principais divulgações contabilísticas associadas a operações de locação.
  • Identificar as principais alterações deste normativo em relação ao anterior e reconhecer os principais impactos.

DURAÇÃO: 7 horas

PREÇO
Associado APB – 415€
Tabela Geral – 490€

Tags: