Green Bonds / Formação Online por Videoconferência - IFB

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
217916274
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

10:00 - 13:00

Metodologias

Online por Videoconferência

Green Bonds / Formação Online por Videoconferência

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, o Acordo de Paris de 2015 sobre as questões climáticas e mais recentemente, em 2019, o Plano de Ação “Financiar um Crescimento Sustentável”, são referências na definição da Sustentabilidade como estratégia prioritária da União Europeia.
A transposição dos requisitos de sustentabilidade para o sector dos serviços financeiros é algo que está gradualmente em curso, mas que no futuro próximo terá maior dinâmica e cujo impacto dimensional é ainda difícil de estimar.
Neste contexto, as emissões de Green
Bonds, têm registado um forte aumento, razão pela qual o conhecimento das características, regras e padrões existentes no mercado é essencial.

ENQUADRAMENTO

A sustentabilidade é, cada vez mais, um tema que faz parte intrínseca do sector dos serviços financeiros, pois os investidores apresentam maior exigência sobre o impacto ambiental e social dos projetos que financiam ou vão financiar.

Com o presente curso pretende-se dar a conhecer aos participantes as características das emissões de Green Bonds, bem como os vários tipos de emissões consoante a finalidade e o retorno financeiro.

Atendendo à sua relevância, abordar-se-á a evolução das emissões de Green Bonds, o seu desenvolvimento mais recente e a distribuição geográfica pelos vários países.

A documentação associada às emissões constitui também um ponto fundamental do curso, no que respeita à forma, conteúdo e formas de validação.

Será igualmente apresentada a recente regulamentação da União Europeia e o impacto presente e futuro que a mesma terá sobre as emissões de Green Bonds.

OBJETIVOS

Pretende-se que no final deste curso os participantes fiquem a conhecer os passos que deverão ser dados para a concretização de emissões de Green Bonds, sendo capazes de:

  • Distinguir as características que diferenciam as Green Bonds das obrigações tradicionais.
  • Reconhecer os diversos tipos de Green Bonds que existem.
  • Identificar o conteúdo relevante e necessário da documentação das emissões de Green Bonds
  • Compreender os desafios que a regulamentação europeia atual e futura (taxonomia e standards) vai trazer para a atividade de emissão de Green Bonds.
  • Reconhecer a importância dos Green Bonds no contexto ESG (Environment-Social-Governance).

DESTINATÁRIOS:
Quadros e técnicos das áreas financeira e de risco relacionados com a emissão de obrigações  e a criação de produtos financeiros  e que pretendam obter conhecimentos sobre os  requisitos de sustentabiliidade.
Quadros, técnicos  e outros colaboradores que possam,  direta ou indiretamente,  estar ligados à área de sustentabilidade  e tenham  interesse em acompanhar o processo de implementação dos  requisitos  ambientais, sociais e de governação  sobre o sistema financeiro.

PROGRAMA

1. Enquadramento dos Green Bonds

2. Caracterização dos Green Bonds

3. Tipos de Green Bonds

4. Princípios dos Green Bonds

  • Aplicação dos Fundos
  • Processo de avaliação e seleção de projetos
  • Gestão dos recursos
  • Comunicação

5. Enquadramento da União Europeia

6.  Mercado de Green Bonds

FORMADOR
Maria João Simões dos Reis

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa.

Enquanto colaboradora no Banco de Portugal participou na liberalização dos movimentos de capitais e gestão da dívida externa portuguesa.

Foi diretora de Tesouraria numa instituição de crédito portuguesa, com a responsabilidade da gestão de liquidez, do risco cambial e controlo dos colaterais e consultora na Associação Portuguesa de Bancos para temas relacionados com o Brexit e a reforma dos índices de taxa de juro.

 

Tags: