IFB - Gestão do Tempo - Presencial

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IFB-Marketing e Gestão da Atividade Comercial

Contactos

Teresa Corales (Presencial)
Telefone
217916278
E-mail
t.corales@ifb.pt
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Data

04 Dez 2019 - 05 Dez 2019

Horário

9:00 - 17:00

Metodologias

Presencial

Gestão do Tempo e Coordenação de Equipas de Trabalho

A gestão eficaz do tempo e das prioridades está associada ao conhecimento das  equipas e das condições em que as mesmas atuam. Saber motivar e comunicar, recorrer a processos de decisão e de avaliação de desempenho, identificar prioridades e gerir por objetivos, são aspetos que otimizam a gestão o tempo, tendo efeitos decisivos na qualidade das decisões e nos resultados.

É reconhecido que o Tempo, ou mesmo a perceção que dele se faz, é fator crítico no mundo empresarial. O Tempo é um recurso escasso para as exigências que diariamente se colocam às empresas e determina fortemente a qualidade das Decisões e dos Resultados. Por isso é preciso mais tempo! Mas o tempo não pode, neste contexto, ser desassociado da Eficiência das Equipas e da sua Liderança, pelo contrário é parte integrante. Interessa pois conhecer à partida as condições em que as equipas atuam e podem atuar e que contribuem para maior ou menor utilização deste recurso.

Pretende este curso, dotar o Gestor/Líder de um conjunto de conhecimentos sobre Motivação, Comunicação, processos de Decisão e Avaliação de Desempenho bem como praticas e procedimentos diários que lhe permitam Coordenar a sua Equipa numa ótica de maior Eficiência e Gestão do Tempo.

 

DESTINATÁRIOS

Diretores, Gerentes, Quadros e Técnicos.

 

OBJETIVOS

  • Desenvolver competências que permitam conhecer melhor o Grupo onde atua.
  • Adotar estratégias de Comunicação e de Tomada de decisão que lhe permitam aumentar a eficiência e eficácia do Grupo.
  • Maximizar as capacidades dos membros da equipa gerindo eficazmente motivações e emoções e proporcionando um feedback positivo.
  • Gerir com eficácia o tempo e as prioridades, de modo a aumentar a produtividade;
  • Eliminar os desperdiçadores de tempo e controlar as interferências no trabalho;
  • Implementar um modelo de Gestão do Tempo, centrado no conhecimento do mercado e da equipa, na Gestão por Objetivos e Prioridades e na Gestão do Desempenho.

 

PROGRAMA

1. A Gestão de Equipas de Trabalho

  • Tipos e natureza dos grupos numa Organização
  • Coordenação de equipas: Estrutura e Controlo – Processo de Tomada de Decisão
  • A Comunicação na Equipa
  • Conhecimento e Competências dos membros do Grupo
  • O Papel do Líder na Gestão das Motivações e Emoções da Equipa
  • A Gestão do Conflito na Equipa

2. A Gestão Eficaz do Tempo

  • Importância das atividadesde análise e planeamento. A Elaboração de um Plano
  • Identificação de Prioridades (urgência vs Importância)
  • A Gestão por Objetivos
  • O Controlo do tempo nas atividades diárias (conduzir reuniões, organizar agenda, enviar/receber emails)
  • Identificação e eliminação de Desperdiçadores de tempo (gerir imprevistos, a procrastinação)
  • Avaliar a Eficácia e Desempenho da Equipa (controlo)
  • A Aprendizagem da Equipa (formação e coaching)

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