Eu, gestor na linha da frente - IFB

T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

Localização

IFB Lisboa

Informação importante

Folheto Informativo

Contactos

Catarina Santos
Telefone
+351 217916293
E-mail
c.santos@ifb.pt
QR Code

Data

05 Jun 2019 - 06 Jun 2019

Horário

9:00 - 17:00

Metodologias

Presencial

Eu, gestor na linha da frente

O PONTO DE VIRAGEM NO MEU PODER DE INFLUÊNCIA

 

ENQUADRAMENTO

Os Gestores na Linha da Frente constituem a maioria dos gestores da organização e são quem lidera mais colaboradores, quem está mais perto da produção/serviço e dos clientes. Têm inequivocamente uma importância crítica para a empresa e o negócio: são promotores de mudança cultural, elos de compromisso, dinamizadores fundamentais para uma performance de excelência.
A prática demonstra, todavia, que, em muitas organizações, o seu contributo fica aquém do desejado, o que é reconhecido tanto pelo Top Management quanto pelos próprios.
É, assim, essencial identificar as razões que conduzem a este estado de coisas e difundir ferramentas (ideias, práticas e procedimentos) que, no dia a dia, permitam aos Gestores na Linha da Frente (GLF) assumirem-se como verdadeiros líderes, Passionate Drivers que obtém melhores resultados e maior gratificação.

 

OBJETIVOS

  • Refletir sobre os principais constrangimentos que condicionam o contributo dos Gestores na Linha da Frente
  • Reconhecer a importância crítica do seu papel no contexto da empresa e do negócio
  • Constatar o seu grau de liberdade de atuação, mesmo perante fatores externos complexos, exigentes e adversos
  • Interiorizar conceitos-chave poderosos relacionados com a sua liderança e aplicá-los enquanto práticas/procedimentos quotidianos de elevada eficácia
  • Integraras práticas/procedimentos adquiridos na framework “MySuccessPlan” e avaliar, no curto e médio prazo, o impacto no upgrade do seu desempenho e no das suas equipas

 

METODOLOGIA

  • Apresentação de um conjunto restrito de ideias-chave, muito poderosas, que são convertidas em práticas/procedimentos quotidianos simples, mas de elevada eficácia
  • Dinamização do envolvimento e interação dos participantes, tendo em vista o seu autodiagnóstico e a interiorização das novas práticas/procedimentos a partir da própria experiência
  • Entrega da Framework “MySuccessPlan” para impulsionar a criação de um plano pessoal de atuação
  • Disponibilização de Lista de Recursos para aprofundamento de cada temática analisada

 

DESTINATÁRIOS: Gestores na Linha da Frente
(Gestores de equipas de terreno que são responsáveis por processos base do negócio: Gerentes de Balcão, Chefias de Áreas Operacionais, Gestores de Projeto, Supervisores de ContactCentersou de Serviço ao Cliente, etc. Os GLF reportam normalmente a Gestores Intermédios, podendo – em estruturas muito flats- reportar a Gestores de Topo).

 

PROGRAMA

1º DIA

I – My Leadership / Os Fundamentos da minha Liderança

  • O valor do comportamento ético e da autenticidade. A importância da confiança
  • Gestão e liderança. Conhecer-me e afirmar-me como líder (self-awareness)
  • A relevância das competências emocionais e sociais. Comunicação e influência
  • Gestão e liderança. Conhecer-me e afirmar-me como líder (self-awareness)
  • O que depende de mim (a solução sou eu!)

II – Gestor na Linha da Frente, Bottleneck ou Passionate Driver? / Desatar o nó para um impacto global

  • Desmistificar os velhos paradigmas
  • Identificar práticas desajustadas, restritivas ou inconsequentes
  • Valorizar o meu tempo, distinguir o que é fundamental (tempo para a equipa e para a reflexão pessoal)
  • Reconhecera necessidade de mudança e abraçar (sem receio) o desejo de sucesso

III – Self-(Non-Stop)-Learning / Uma aquisição para a eternidade

  • Informação e poder (fazer)
  • Fontes de informação. A importância das networks internas e externas
  • Informação e conhecimento. Conhecimento e ação

IV – Customer Centric Culture– Sempre com o olhar no cliente final

  • Trabalhar com o fim em vista
  • Para além do valor financeiro do cliente

 

2º DIA

V – Get Empowered – Saber gerir o meu chefe

  • Determinação e diplomacia
  • Contrariar o cavaleiro solitário – a relevância de dar e requerer feedback contínuo (upwards e downwards)
  • Estabelecer o “ciclo de confiança”: clarificar expectativas, requerer autonomia, assumir compromissos, apresentar resultados

VI – Ownership – Ser (mesmo!) o CEO da minha área

  • A importância da proatividade. O poder da antecipação
  • O que depende (ou pode depender) de mim para uma eficaz gestão global
  • Gerir o sistema de trabalho – para além das regras e procedimentos
  • Estruturar, desenvolver e inspirar a minha Equipa

VII – Accountability– A responsabilidade de comandar o meu navio

  • Impactado ou impactante?
  • A importância de prestar contas: valorizar processos e riscos, trabalhar com objetivos para resultados de excelência
  • Objetivos de negócio vs objetivos de melhoria de competências
  • A “Equipa accountable”

VIII – My Success Plan – Começar hoje sem desculpas para o sucesso

  • Framework “MySuccessPlan”– O que depende de mim
  • Treino resiliente, aprendizagem, resultados – o segredo dos campeões

 

FORMADOR: Maria João Sousa

Licenciada em Psicologia, pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos pelo INDEG-ISCTE e em Coaching Psicológico pela F.P. da U. de Lisboa.
Longa experiência em GRH na banca, foi coordenadora de equipas e projetos, nomeadamente na área da formação.
Atualmente trabalha na área de Live and Executive Coaching e colabora com diferentes entidades na conceção e implementação de programas formativos no âmbito do Comportamento Organizacional e do Desenvolvimento Pessoal.

Tags: