IFB - Estratégia Digital na Banca
IFB-banner

Data

A agendar

Horário

Estratégia Digital na Banca

ENQUADRAMENTO

Mais do que qualquer outro sector, a Banca acompanhou a revolução tecnológica das últimas décadas, colocando ao serviço dos seus clientes os extraordinários avanços dos sistemas de informação.
A crise que ainda vivemos criou um ambiente económico adverso e um clima de incerteza sem precedentes naatividade financeira mundial pondo em causa antigos modelos de negócio. A diminuição súbita de algumas das habituais fontes de receita, criou uma enorme pressão sobre os custos e obriga à procura incessante de novas oportunidades de negócio. Por outro lado, nalguns segmentos, como a área de pagamentos, as novas tecnologias têm trazido novos concorrentes que ameaçam o tradicional predomínio da Banca nesta área.
Entretanto, as necessidades e as exigências dos clientes estão em permanente mudança. Assistimos à chegada ao mundo do trabalho e aos centros de decisão da chamada geração Y, de “nativos digitais”, habituados ao uso intensivo da tecnologia que consideram indispensável às suas vidas.
É com estas preocupações em mente que o Instituto de Formação Bancária e a Accenture juntam esforços para proporcionar uma oportunidade única para uma análise estratégica sobre as grandes tendências da Banca Digital e das suas implicações nos modelos de negócio do futuro e no relacionamento com os seus clientes.

 

OBJETIVOS:

  • Analisar as tendências mais recentes da economia digital com recurso a exemplos práticos;
  • Apresentar uma visão global da Banca Digital e principais oportunidades e ameaças;
  • Refletir sobre os grandes impactos regulatórios;
  • Antecipar as mudanças mais significativas na relação com os clientes.

 

DESTINATÁRIOS:

O Seminário destina-se a todos os quadros que tenham necessidade de acompanhar a evolução da Banca Digital, interessando particularmente a:
  • Administradores e membros de órgãos responsáveis pela defi nição estratégica;
  • Diretores e outros quadros das áreas de Estratégia, Comercial, Marketing, Distribuição, Planeamento, IT, Organização, Risco, Jurídica, Inovação, Novos Canais e outras.

 

PROGRAMA:

1. A Economia Digital
– Uma Revolução Tecnológica
– Tendências em Sectores Diversos
– Implicações nos Modelos de Negócio e Economia
– Exemplos práticos
2. Introduction to the Everyday Bank (intervenção em inglês)
Trends from Digital – customer behaviours, technology, blurred industry boundaries, digital competitors
– What Does it Mean for Banks
– Defi ning the Everyday Bank
– Value Proposition
– Capabilities Required
– Practical examples
3. Estratégia Digital na Banca
– Contexto Global
– Principais Ameaças
– Algumas Oportunidades
– Uma (Nova) Visão Estratégica
4. Implicações (com a colaboração da Sérvulo & Associados)
– Limitações e Contexto a Nível Jurídico
– Implicações Potenciais ao Nível Regulatório
– Modelo(s) de Negócio
– Relação com o Cliente
– Conclusões

 

ORADORES:

Luís Freire é Senior Manager da Accenture Portugal na área de Estratégia – Customer Relationship Management (CRM). No seu percurso profi ssional, Luís Freire tem liderado diversos projetos de defi nição e implementação de roadmaps de CRM para os sectores da Banca e Telecomunicações, desenho e otimização de processos em empresas de shared services, definição de modelos operativos de gestão de campanhas, e gestão de projetos de transformação de empresas no sector de energia. Com mais de 10 anos de experiência na Accenture, tem-se especializado na gestão de projetos nas áreas de transformação organizacional, definição de modelos operativos e otimização de processos, com os principais players das áreas de Telecomunicações e Media, Energia, Banca e Recursos Naturais.
Francisco Mendes Correia é advogado na Sérvulo & Associados, onde desenvolve a sua atividade nas áreas de Direito Financeiro e Governance, com especialização nas áreas de Direito Bancário, Direito do Mercado de Capitais e Direito Societário. Acompanha com especial interesse a área de Serviços e Sistemas de Pagamento. Com mais de 10 anos de experiência na assessoria jurídica a bancos, outras instituições de crédito e sociedades financeiras, assim como a sociedades cotadas, é assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL),
onde concluiu a licenciatura e o mestrado. Em 2012, após concluir uma pós-graduação sobre Direito da União Europeia no King’s College London, em Inglaterra, encontra-se atualmente a fazer um doutoramento na FDUL, com uma tese sobre serviços de pagamento.
Alessandro Secchi é Senior Manager da Accenture, na área de Mobility para o sector de Serviços Financeiros na região da Europa, África e América Latina (EALA). Alessandro possui mais de 15 anos de experiência em Consultoria de Gestão e na área Digital, tendo liderado
inúmeros projetos nas áreas de pagamentos e comércio digitais, mobile banking e enterprise, em instituições financeiras e grandes multinacionais. Sedeado em Londres, foi coautor do estudo Everyday Bank (Digital Bank 2020) da Accenture, e executou também diversos projetos para a Associação Nacional de Bancos (Reino Unido), tendo apoiado a definição de estratégias e modelos de negócio operacionais em bancos internacionais e agências governamentais.
Miguel de Sousa Cabral é Manager da Accenture Portugal na área de Estratégia, alinhado com o sector de Serviços Financeiros. Desenvolveu toda a sua atividade académica e profissional nas áreas de marketing, vendas e distribuição, nomeadamente em consultoria de gestão para a indústria de serviços financeiros, em diferentes geografias. Adicionalmente, desenvolveu e liderou projetos em outros sectores de negócio, nomeadamente no de Oil & Gas. Miguel possui um mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora e uma Pós-graduação em e-Business pelo ISEG, e é licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM.

 

LOCAL
Instituto de Formação Bancária
Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa

LÍNGUA UTILIZADA:
A intervenção do ponto 2. do programa realizada em inglês.

INSCRIÇÕES:
O número de inscrições é limitado, pelo que serão aceites por ordem de chegada.

CONDIÇÕES:
Documentação e coff ee breaks incluídos.

CONTACTOS:
Ana Margarida Soromenho
Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa,   Portugal
Tel.: (+351) 217 916 274      Fax: (+351) 217 977 732
e-mail: seminarios@ifb.pt

 

PARCERIAS:

A Accenture é uma organização global de serviços de consultoria de gestão, tecnologias de informação e outsourcing, com aproximadamente 281 mil profi ssionais a servir clientes em mais de 120 países. Através da combinação de uma experiência ímpar, um conhecimento profundo dos vários sectores de atividade e funções de negócio, e uma extensa pesquisa sobre as empresas mais bem sucedidas do mundo, a Accenture colabora com os clientes ajudando-os a tornarem-se organizações de alto desempenho. A empresa gerou receitas no valor de 28,6 mil milhões de dólares, no exercício terminado em 31 de agosto de 2013. A homepage da Accenture é www.accenture.pt.