DMIF II – atualização – O Impacto da Sustentabilidade na DMIF II
IFB Formacao Intermedia 145

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Ana Margarida Soromenho
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Data

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Metodologias

E-Learning

DMIF II – formação de atualização – O Impacto da Sustentabilidade na DMIF II – Organização e Avaliação da Adequação / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II

Inclui aspetos de sustentabilidade recentemente introduzidos no Regulamento da CMVM n.º 3/2018

 

ENQUADRAMENTO

Este curso considera a integração dos fatores, dos riscos e das preferências de sustentabilidade em determinados requisitos em matéria de organização e nas condições de exercício da atividade das empresas de investimento. Também aborda certos aspetos dos requisitos de adequação da DMIF II, face à necessidade de serem atendidas as preferências dos investidores em matéria de sustentabilidade na avaliação do carácter adequado dos instrumentos financeiros.

 

OBJETIVOS

  • Enquadrar as Finanças Sustentáveis;
  • Apreender os conceitos-chave no âmbito da sustentabilidade no sector financeiro;
  • Explicar o que são os fatores ESG;
  • Entender o risco de greenwashing;
  • Descrever as alterações introduzidas pelo Regulamento Delegado (UE) 2021/1253 em matéria de organização na DMIF II;
  • Apreender as alterações introduzidas na avaliação da adequação;
  • Descrever o novo regime de preferências em matéria de sustentabilidade;
  • Distinguir o impacto das escolhas dos clientes em matéria de sustentabilidade na atuação dos intermediários financeiros;
  • Explicar o que é a adaptação das preferências dos clientes em matéria de sustentabilidade;
  • Descrever as várias etapas do processo de avaliação da adequação de instrumentos financeiros.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.

Esta formação é igualmente adequada para profissionais de sector financeiro que pretendam adquirir e desenvolver conhecimentos no domínio da sustentabilidade.

 

PROGRAMA

1. Introdução

2. Conceitos – chave

3. Organização

  • Requisitos em matéria de organização interna
  • Gestão dos riscos
  • Conflitos de interesses

4. Consultoria para Investimento e Gestão de Carteiras

  • Preferências em matéria de sustentabilidade
  • Recolha de informação
  • Avaliação da adequação do serviço ou produto
  • Atualização de informação de clientes
  • Formação de colaboradores
  • Conservação dos registos, atualizações e alterações

 

DURAÇÃO: 3 horas (tempo estimado de autoestudo)

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