Ética e Normas de Conduta na Comercialização de Prod Financeiros - DMIF II atualização
MIFID II

Contacto

Ana Margarida Soromenho
Telefone
+351 217916274 *
E-mail
a.m.soromenho@ifb.pt
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Data

15 Abr 2024

Metodologias

E-Learning

DMIF II – formação de atualização – Ética e Normas de Conduta na Comercialização de Produtos Financeiros / e-Learning

Formação válida para atualização no âmbito da DMIF II

No âmbito da necessidade de atualização de conhecimentos e competências prevista pela DMIF II, o Instituto de Formação Bancária lança este curso, com o intuito de permitir aos colaboradores dos intermediários financeiros a realização de formação contínua, em conformidade com o disposto no Regulamento da CMVM n.º 3/2018.

 

OBJETIVOS

  • Identificar e prevenir práticas de comercialização indevida;
  • Compreender o alcance da avaliação do caráter adequado de uma operação;
  • Distinguir a consultoria para investimento da mera comercialização;
  • Identificar as circunstâncias que podem gerar ou configurar potenciais conflitos de interesses;
  • Entender as regras aplicáveis em sede de governação de produto;
  • Conhecer as restrições aplicáveis ao pagamento ou recebimento de benefícios;
  • Entender as regras aplicáveis à avaliação de conhecimentos e competências, bem como de remuneração dos colaboradores dos Intermediários Financeiros.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores enquadrados no perfil de Prestação de Informação e de Consultoria para o Investimento.

 

PROGRAMA

1. Prevenção de Práticas de Comercialização Indevida
  • Comercialização indevida
  • Classificação de clientes
  • Avaliação do carácter adequado da operação
  • Consultoria para Investimento
  • Prestação e recolha de informação contratual
  • Execução de ordens (incluindo “execution only” e “best execution”)
  • Vendas cruzadas
2. Conflitos de Interesses
  • Conflitos de interesses
  • Governação de produto
  • Benefícios ilegítimos (“Inducements”)
  • Remuneração de colaboradores
3. Deveres de Organização Interna e Conduta
  • Normas de Conduta aplicáveis aos titulares dos Órgãos de Gestão
  • Normas de Conduta aplicáveis aos colaboradores
  • Conhecimentos e competências dos colaboradores
  • Salvaguarda dos bens de clientes
  • Registo das transações ( “record keeping”)
  • Funções do sistema de Controlo Interno – características e impacto na comercialização

 

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