Deteção da Adulteração de Documentos e de Roubo de Identidade através de Videoconferência - IFB

T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

Contactos

Teresa Corales (Presencial)
Telefone
217916278
E-mail
t.corales@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

9:00 - 12:30

Metodologias

Presencial

Deteção da Adulteração de Documentos e de Roubo de Identidade através de Videoconferência

ENQUADRAMENTO

A videoconferência é um procedimento através do qual é possível proceder à abertura de conta exclusivamente através de canais digitais.Atendendo à utilização deste canal a distância, existem mecanismos de comprovação e verificação de identidade, bem como procedimentos que têm de ser observados, estando legalmente estabelecido que a videoconferência tem que ser assegurada por colaboradores devidamente treinados, com formação adequada em matéria de prevenção de fraude e falsificação de documentos de identificação, sendo este o tema a desenvolver neste Curso.

A evolução dos canais digitais viabilizou a possibilidade de os clientes bancários procederem à abertura não presencial de contas de depósito, comprovando os seus elementos de identificação com recurso a videoconferência.

Associados a este novo mecanismo de abertura não presencial de contas de depósito bancário, foram definidos procedimentos alternativos que permitem comprovar os elementos de identificação dos clientes.

Neste workshop são abordados os procedimentos que têm de ser observados neste contexto, sensibilizando os colaboradores para a prevenção de fraude e falsificação de documentos de identificação.

 

OBJETIVOS

  • Analisar os diversos requisitos associados à utilização de meios ou procedimentos alternativos de comprovação, em especial, os aplicáveis à videoconferência.
  • Conhecer os elementos de segurança nos documentos de identificação e as boas práticas para detetar eventuais adulterações.
  • Aplicar procedimentos eficientes para a verificação da identidade  e que  possibilitem  identificar indícios de roubo de identidade.
  • Partilhar conhecimentos sobre boas práticas para prevenir a fraude e a falsificação de documentos de identificação.

 

DESTINATÁRIOS

Colaboradores com intervenção em procedimentos de videoconferência no âmbito do processo de abertura de conta à distância.

 

PROGRAMA

  1. Introdução
  2. Requisitos associados à utilização de meios ou procedimentos alternativos de comprovação
  3. Falsificação vs contrafação
  4. Elementos de segurança nos documentos de identificação
  5. Validação da veracidade do documento de identificação através de videoconferência
  6. Verificação da identidade
  7. Indícios de roubo de identidade
  8. Cuidados a observar durante o procedimento de receção da OTP (one time password)
  9. Boas práticas
Tags: