Crédito e Imparidade em IFRS 9 - IFB

T. +351. 217916200Bolsa FormadoresSite APB

IFB-Crédito

Localização

IFB Lisboa

Informação importante

Folheto Informativo

Contactos

Teresa Corales (Presencial)
Telefone
217916278
E-mail
t.corales@ifb.pt
QR Code

Data

A agendar

Horário

9:00 - 17:00

Metodologias

Presencial

Crédito e Imparidade em IFRS 9

ENQUADRAMENTO

O novo enquadramento regulamentar, com destaque para o IFRS 9 e incluindo, igualmente, os testes de stress e os AssetsQualityReview(AQR), vem criar novos e importantes desafios para os processos de gestão de crédito.  O normativo tem um impacto direto e quantificado nas Demonstrações Financeiras das Instituições, tendo também um impacto material muito relevante em todos os outros fatores que contribuem para a criação de valor, como os processos de concessão, acompanhamento e recuperação de crédito.

Partindodeste premissa, o presente Workshop toma como ponto de partida os aspetos técnicos dos normativos, projetando estas alterações nos aspetos práticos do crédito, incluindo a aproximação da contabilidade ao risco, bem como o impacto na composição das carteiras e nos processos de recuperação.

Assim, nesta ação de formação vamos olhar para os principais conceitos resultantes das normas, como, por exemplo, o novo conceito de perda espera, que substitui a perda incorrida, e também para a questão da classificação das operações em stages(ou patamares). Vamos ainda analisar o impacto prático destes conceitos ao nível das politicas de risco, da concessão de crédito, do princinge das recuperações.

 

DESTINATÁRIOS

Profissionais das áreas de risco, comerciais, controlo de gestão e organização, bem como outros que tenham atividades conexas com a gestão de crédito e apuramento de imparidade.

Profissionais  de outras áreas que pretendam ter mais conhecimentos sobre esta matéria.

 

OBJETIVOS

Com este Workshop pretende-se dotar os formandos de instrumentos analíticos para a tomada de decisão, transmitindo conhecimentos que permitam:

  • Identificar as principais alterações introduzidas pelo IFRS 9 nas áreas de imparidade;
  • Entender o novo modelo de perdas esperadas para apuramento da imparidade;
  • Classificar as operações nos stages 1, 2 ou 3 para cálculo da imparidade;
  • Entender a relação deste normativo com outras iniciativas regulamentares na mesma área como os Stress-Tests e o Asset Quality Review (AQR);
  • Compreender o impacto deste novo normativo no processo de concessão, gestão e recuperação do crédito;
  • Conhecer os principais impactos estratégicos do IFRS 9.

 

PROGRAMA

  1. IFRS 9 – Introdução e Enquadramento
  2. Outras Iniciativas Regulamentares – Stress-Teste AQR
  3. Classificação em Stages
  4. Cálculo da Perda Esperada
  5. Impactos Estratégicos e nos Processo de Gestão de Crédito
  6. Conclusão e Principais Desafios

 

FORMADOR:

João Senos Gonçalves

É Master in Finance pela London Business School e licenciado em Gestão e Administração de Empresa pela Universidade Católica Portuguesa. Tem uma experiência de mais de 20 anos na Banca, tendo passado pelas áreas de Contabilidade, Gestão de Risco e desempenhando funções como Diretor destas áreas e como Diretor Geral de uma Unidade de Serviços Partilhados de um Grupo Financeiro.

Tem igualmente experiência como consultor numa empresa multinacional da área da Banca. Foi responsável por vários projetos na área da Contabilidade e Gestão de Risco, incluindo o change-overpara as Normas Internacionais de Contabilidade e implementação de Basileia II. Participou como orador, nomeadamente, em várias conferências sobreGestão de Risco.

Tags: