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Banca de Empresas

WORKSHOP: Banca de Empresas

 

OBJECTIVOS

A Banca de Empresas, um segmento de mercado vital para o negócio bancário, exige aos que nele trabalham uma enorme flexibilidade de actuação, só possível através do domínio de conhecimentos de diferentes origens e da capacidade de os ligar com a experiência adquirida.

Aos profissionais da banca, particularmente ao gestor de cliente, não basta uma sólida formação técnica de natureza financeira, contabilística ou fiscal. É preciso, acima de tudo, uma clara visão global e interdisciplinar que permita acompanhar de forma dinâmica a evolução da empresa.

A afirmação da Banca de Empresas radica, em grande parte, na capacidade de estabelecer com os clientes uma relação de confiança,o que pressupõe profundo conhecimento mútuo baseado em princípios de lealdade e integridade.
Do business as usual aos momentos de expansão ou de crise financeira, as empresas esperam encontrar no seu banco o interlocutor certo para a procura de respostas para as necessidades do momento que assegurem um relacionamento continuado e de futuro.

 

DESTINATÁRIOS

Workshop destina-se a colaboradores ligados à Banca de Empresas interessando particularmente a:

• Elementos dos quadros directivos e técnicos das áreas de corporate e wholesalebanking
• Quadros dos departamentos comerciais especializados como gabinetes e centros de empresas
• Gerentes e directores de balcão
• Gestores de clientes

 

PROGRAMA

O enfoque dominante do programa está orientado para a articulação entre as áreas do corporate banking e do corporate finance e tem como princípio que o relacionamento entre o banco e os seus clientes deve ser construído numa lógica de parceria.

Enfrentando a necessidade de uma completa restruturação financeira, o grupo empresarial recorre aos bancos de relacionamento para a montagem de uma articulada intervenção a ser sustentada por um sindicato bancário na forma de club deal.

O programa dá particular realce ao estudo das implicações que a intervenção tem no limite de exposição dos bancos, ao processo negocial que conduz à formação do sindicato bancário, à estruturação da respectiva ficha técnica e ao acordo sobre a documentação contratual (loan agreenment documentation).

 

METODOLOGIA

Recorrendo à metodologia dos casos e acompanhando o complexo ciclo de negócios de um grupo empresarial, o programa mostra como, em distintos momentos, a multiplicidade e diversidade de capacidades, competências e experiências das áreas que asseguram o corporate relationship são convocadas e intervêm para construir soluções inovadoras e sustentar uma relação de parceria.

O programa explica detalhadamente como esta construção exige de todos os intervenientes flexibilidade negocial, imaginação, criatividade e espírito de equipa, tornando evidente a necessidade de, na sua formação e actuação, combinarem exigentes qualificações técnicas, comportamentais e negociais.

case study desenvolvido no programa de formação assume as preocupações decriação de valor para o accionista, aumento da eficiência operacional e cumprimento das regulamentações das autoridades de supervisão.
O mesmo é analisado e discutido de forma a que o conteúdo e o timing das propostas a apresentar ao grupo empresarial possam ir ao encontro das referidas preocupações e cumprir os standars de crédito e de risco do banco.

 

LOCAL: Instalações do Instituto de Formação Bancária em Lisboa.