

SEPA: Meios de Pagamento – Plano Nacional de Migração
ENQUADRAMENTO
Como consequência natural da criação do euro, a Comissão Europeia, o Eurosistema, e a indústria bancária decidiram erguer na Europa uma Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA – Single Euro Payments Area).
A criação da SEPA tem sido um processo mais lento do que os seus promotores inicialmente previam. Deu, no entanto, passos seguros e irreversíveis e está à beira da concretização total. Para esse objetivo contribui decisivamente o Regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho n.º 260/2012, que impõe que, a partir de 1 de Fevereiro de 2014, todos os pagamentos efetuados através de Transferências a Crédito e de Débitos Diretos deverão obedecer aos requisitos técnicos SEPA.
Em resultado do trabalho efetuado, o Banco de Portugal publicou em Novembro de 2012 o Plano Nacional de Migração para a SEPA que tem como objetivo “a aceleração do processo de migração em Portugal e o subsequente cumprimento do disposto no Regulamento (EU) nº 260/2012.”
O Instituto de Formação Bancária, que tem dado um importante contributo para o conhecimento deste tema realizando vários eventos frequentados por centenas de pessoas, entende ser de grande utilidade promover o presente Seminário, destinado a todos aqueles que, dentro ou fora da Banca, pretendam conhecer o Plano de Migração, os seus antecedentes e o que se perspetiva para o futuro.
OBJECTIVOS:
O Seminário visa proporcionar informação atualizada e detalhada sobre o processo SEPA, com destaque para a Fase de Migração em que nos encontramos.
Serão recordadas as metas a atingir, e será feito um balanço do caminho já percorrido, com destaque para os instrumentos de pagamento pan-europeus já existentes como as transferências a crédito e os débitos diretos.
Aberto a todos os stakeholders, o Seminário constituirá ainda uma oportunidade única de reflexão e de diálogo sobre o Plano de Migração.
DESTINATÁRIOS:
Quadros das instituições financeiras que tenham de lidar com o sistema de pagamentos nas suas diferentes fases. Interessa particularmente a Responsáveis e Técnicos das áreas de:
-
Planeamento e Estratégia
-
Sistemas de Informação
-
Operações
-
Comercial
-
Banca Eletrónica
-
Tesouraria
-
Internacional
Quadros que necessitem de acompanhar o processo SEPA pertencentes a sectores como: Administração pública, distribuição, telecomunicações e consultoras.
PROGRAMA:
1. A SEPA – Single Euro Payments Area
-
Criação e Evolução
-
Stakeholders
-
Principais Intervenientes
-
Portugal e a SEPA
2. O Plano Nacional de Migração
-
Antecedentes
-
Objetivos
-
Principais Constrangimentos
-
Intervenientes e Respetivo Papel
-
Instrumentos de Pagamento
-
Ações de Migração
-
Casos Práticos
3. Passos Futuros
ORADORES:
Leonor Machado é Diretora Coordenadora da Caixa Geral de Depósitos (CGD) sendo responsável pela Área de Pagamentos. Desempenha funções de Chair do Cash Working Group do EPC – European Payments Council (Bruxelas), entidade criada para representar a indústria bancária europeia na área dos Sistemas de Pagamento. Integra a CISP – Comissão Interbancária para os Serviços de Pagamento e o Fórum para os Sistemas de Pagamento, entidades lideradas pelo Banco de Portugal. Leonor Machado tem uma já longa carreira na Banca, com responsabilidades nas áreas de cartões, marketing e banca de retalho.
Diplomada em Economia, Leonor Machado trabalhou anteriormente noutros sectores nomeadamente em comércio e cooperação internacionais.
LOCAL:
Instituto de Formação Bancária
Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa
INSCRIÇÕES: O número de inscrições é limitado, pelo que serão aceites por ordem de chegada.
CONDIÇÕES: Documentação e coffee breaks incluídos.
CONTACTOS
Ana Margarida Soromenho
Av. 5 de Outubro, 164, 1069-198 Lisboa, Portugal
Tel.: (+351) 217 916 274 Fax: (+351) 217 977 732
e-mail: seminarios@ifb.pt